Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Os cristãos não precisam guardar o sábado

Sobre a anulação da obrigatoriedade de observar o sábado, eis sete tópicos para reflexões.

1. O Novo Testamento não repete os Dez Mandamentos por inteiro!

Não há dúvida de que o Novo Testamento cita mandamentos encontrados no Antigo Testamento. Repete ordens encontradas na Lei de Moisés, mas não repete o quarto mandamento (referente ao sábado) em nenhum lugar. A ordenança na guarda do sábado não existe como norma imposta a ser seguida pelos cristãos.

Vejam as seguintes comparações entre o Antigo e o Novo Mandamento:

1º mandamento

"Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim" - Êxodo 20.2,3.

"E dizendo: Senhores, por que fazeis estas coisas? Nós também somos homens, de natureza semelhante à vossa, e vos anunciamos o evangelho para que destas práticas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar, e tudo quanto há neles" - Atos 14.15.

2º mandamento

"Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam" -  Êxodo 20.4-6.

"Filhinhos, guardai-vos dos ídolos" - 1 João 5.21.

3º mandamento

"Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão" - Êxodo 20.7.

"Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; seja, porém, o vosso sim, sim, e o vosso não, não, para não cairdes em condenação" - Tiago 5.12.

4º mandamento

"Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou" - Êxodo 20.8.

Não existe texto normativo exigindo do cristão que guarde o sábado no Novo Testamento. A Igreja de Cristo vive no tempo Dispensação da Graça, os cristãos são livres, sendo solicitado deles que observem as Leis Morais. O sábado, que os adventistas têm costume de guardar, percebemos que não faz parte do catálogo de regras neotestamentárias.

5º mandamento

"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá" - Êxodo 20.12

"Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa) para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra" - Efésios 6.1-3

6º mandamento

"Não matarás" - Êxodo 20.13.

"Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo" - Romamos 13.9.

7º mandamento

"Não adulterarás" - Êxodo 20.14.

"Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus" - 1 Coríntios 6.9, 10.

8º mandamento

"Não furtarás" -  Êxodo 20.15.

"Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade" - Efésios 4.28

9º mandamento

"Não dirás falso testemunho contra o teu próximo" - Êxodo 20.16

"Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos" - Colossenses 3.9.

10º mandamento

"Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo" - Êxodo 20.17.

"Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos" - Efésios 5.3.

2. O sábado é um sinal para os judeus e não um mandamento aos gentios.

Não existe sequer um mandamento no Novo Testamento ordenando aos cristãos que guardem o sábado como um dia santo. Na verdade, o que lemos no Novo Testamento é que ninguém seja julgado por causa do sábado (Colossenses 2.16) e que o homem não foi criado para o sábado e sim o sábado para o homem (Marcos 2.27).

O sábado foi dado como sinal para Israel (Êxodo 31.13-17); em texto algum do Novo Testamento ele é dado como sinal para a Igreja. Milhares de anos após a entrega do mandamento, ainda podemos distinguir claramente o sinal que separa Israel do mundo - os judeus continuam a guardar o sábado.

3. O apóstolo Paulo não guardava o sábado.

Os adventistas afirmam que o apóstolo Paulo guardava o sábado, usando Atos 16.13. Mas, nesta passagem bíblica o apóstolo não foi à sinagoga para atender ao quarto mandamento. A finalidade era debater com os judeus sobre Cristo. Seu jeito de evangelizar era comportar-se como judeu para com os judeus. Em seu coração, desejava alcançar sua própria nação com o Evangelho da Salvação. Isso está mais claro que o sol do meio-dia em dia de verão, com céu de brigadeiro. Para conferir, basta ler em 1 Coríntios 9.20-22.

4. Por que os adventistas alegam que o sábado foi criado para cultuar a Deus?

O quarto mandamento não diz que devemos adorar a Deus nos sábados. Ele manda os judeus descansarem, assim como Deus descansou.

Vejamos: "Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos,mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, (...) pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou"- Êxodo 20.8-11 (NVI).

5. Sábado é o Dia de Saturno e o domingo é o Dia do Sol?

Os adventistas celebram e guardam o sábado cultuando a Deus neste dia. O interessante é que, como defensores do sábado, eles alegam que o domingo (dia que o Criador também fez!) é dia pagão. No entanto, esquecem - ou não querem tocar no assunto - que na língua inglesa sábado é saturday, e na sua origem latina significa "dia de saturno", referência à astrologia, uma abominação.

Nem o sábado pertence a Saturno e nem o domingo é o dia do sol.

6. Por que em Lucas 23-54-56 as mulheres descansaram no sábado?

Elas descansaram porque faziam parte daquela sociedade, que era composta de judeus.

Ao ler a Bíblia Sagrada, é preciso levar em consideração o seguinte:

a - Textos normativos

É quando há mandamentos.

b - Textos narrativos

É quando um fato é tão somente constado, registrado sem levar em consideração se a ação é correta ou um equívoco. Esquecendo-se disso, muitos poderão ler as passagens sobre o harém de Salomão e pregar que podem ter 700 concubinas, ou ler sobre o suicídio de Judas, e pregar que Deus permite que tiremos nossas vidas.

Não devemos tratar narrações como se elas fossem determinações divinas.

7. Quando os apóstolos se reuniram para tratar dos mandamentos válidos aos cristãos (nada sobre o sábado).

Se a salvação do cristão dependesse da decisão de guardar determinado dia, Deus certamente teria dito isso. Em certo momento, os apóstolos se reuniram com a intenção específica de debater e deliberar sobre os cristãos e a Lei de Moisés. O trecho de Atos 15.5-11, 24-29 foi a ocasião que Deus teve para comunicar claramente sua vontade à Igreja, que somos nós.

Naquela ocasião da assembléia apostólica, tudo que Deus deveria fazer para salvar milhões da condenação eterna seria dizer: "Lembrem-se de santificar o sábado", e milhões de cristãos fiéis, centrados em Jesus e não em Moisés, adoradores de Deus e crentes na Bíblia como regra de fé e conduta, receberiam esse mandamento encontrado no Novo Testamento.

Mas, em vez disso, os únicos mandamentos que os apóstolos deixaram, foram que nos abstivéssemos de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual.

E.A.G.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A LEI DE MOISÉS E A LEI DE CRISTO

A Lei Moral ainda vigora nos dias atuais.

Quando Jesus morreu na cruz, o véu do templo foi rasgado do alto até embaixo. Nós sabemos, o véu separava o povo judeu do espaço do templo judaico, do lugar que era considerado o Santo dos Santos, onde era guardada a arca da aliança, e os sacerdortes levitas tinham permissão para entrar uma vez ao ano para oferecer sacrifícios de animais. Este ritual era o mais importante da Lei de Moisés. O livro Aos Hebreus é claríssimo sobre este assunto, ao mencionar que as cerimônias judaicas não valem  para a Igreja do Cristo.

A Lei Moral aponta ao pecado, nos direciona para viver de acordo com a vontade de Deus. Ela não tem poder para salvar do pecado, não nos livra do efeito mortal do pecado, mas traz à tona a consciência da existência dele, faz com que a alma pecadora saiba que é necessário reconhecer a Cristo como Senhor e Salvador, e incentiva o homem a se humilhar e se confessar a Jesus pedindo perdão e assim receber perdão (1ª João 1.9).

A Lei de Moisés era composta de ritos cerimoniais,
obrigava os homens a fazer circuncisão; a fazer rituais de holocausto usando animais para expiação de pecados (como uma simbologia do sacrifício de Cristo na cruz).


Quando o Filho de Deus morreu e ressuscitou dos mortos, os atos simbólicos do judaísmo deixaram de ser necessários. Ninguém mais precisa da Lei Cerimonial.

A Lei de Moisés foi abolida, acabou, mas a Lei Moral, vigora. Ela é para todos, judeus e gentios. O cristão, que faz parte da Igreja de Cristo, está obrigado a cumprí-la:

“Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir" - Mateus 5:17-18

“Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo - Gálatas 6.2.

“Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito” - Tiago 1.25.

“Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade - Tiago 2.12.

E.A.G.
Este artigo está liberado para cópias, desde que citados o nome do autor e o link (HTML) do blog Belverede.

Atualizado em  12 de janeiro de 2011.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Como ler a Bíblia Sagrada corretamente?

A Sociedade Bíblica do Brasil é recordista em publicações da Bíblia
Ler a Bíblia Sagrada é bom, mas praticar o conteúdo que leu é o ideal.


Hoje pela manhã, ouvi uma pessoa se vangloriar, ela disse que lê a Bíblia inteira todos os anos. Aí eu pensei: o importante não é apenas ler, é praticar o que leu. E este irmão não é um exemplo de bom cristão, faz muitas coisas que vão contra o que está escrito nas Escrituras Sagradas.


No Salmo 1, está escrito que só é bem-aventurado a pessoa que medita (repito: medita) na Palavra. Meditar é mais do que ler, é estudar o que leu até entender o conteúdo completamente. Ler sistematicamente, procurando o contexto do texto.


Romanos 12 nos fala sobre a necessidade da prática do culto racional. Isto é, usando o raciocínio e a devoção ao mesmo tempo, o entendimento lógico junto com a fé, porque apenas quando entendemos a razão de cultuar a Deus é que O agradamos. Então, é necessário que todo leitor da Bíblia saiba o que lê, e faça sua leitura com oração, adoração. com devoção. É preciso ler  a Bíblia devocionalmente além de sistematicamente.


Em Tiago, 1.22-25, está escrito que para ser bem-aventurado em nossas tarefas, é preciso ser praticante da Palavra de Deus. Quem ler e esquecer o conteúdo bíblico não  será abençoado pelo Senhor.


E, "esquecer" não significa apenas a questão da falta de memória, também é a questão de valorizar o que foi lido, meditado e compreendido. É viver no temor do Senhor, revenciar a Deus com espontâneidade.

E.A.G.

Artigo liberado para cópias, desde que haja citação do nome do autor e do link (HTML) do blog Belverede