Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 16 de novembro de 2008

EDNEY SOUZA - O INTERNEY SEM FÉ?

O Valmir (E agora? Como viveremos?, UBE) informou que recentemente entrou em contato com Edney Sousa, responsável pela organização do Campus Blog, solicitando a inclusão de um painel com o tema "blogueiros evangélicos", ou sobre religião, pois, pelas próprias palavras do Edney o objetivo do Campus Blog é apresentar todos os segmentos da blogosfera tupiniquim. A resposta foi uma recusa. Contradizente e polido, afirmou que “blogueiros evangélicos” é um tema parcial e passou a sugestão contactar “outras vertentes”. Ou seja, ele faz parecer entender que os blogueiros evangélicos são muito parciais em suas opiniões, ignorando que os demais blogueiros, em suas opiniões sobre os mais diversos assuntos que encampam também são.

Edney é apontado pela grande mídia como o alguém que desbrava a internet na esfera dos blogs brasileiros. Ele é apresentado por essa mídia como o bam-bam-bam... Ao mesmo tempo que, com o velho cacoete cultural daquela descrição estereotipada, a mesma mídia apresenta quem exerce fé cristã na linha reformada, os protestantes, como pessoas idiotas. Enquanto o Edney é mimado, nós, evangélicos, somos "escadas", servimos de ferramentas para alavancar os números dos índices de ibope nas televisões e rádios, promovemos o aumento das tiragens de jornais e revistas sendo achincalhados desde o centro até os quatro pontos cardeais de nosso País.

Na minha opinião, como cristãos evangélicos, mesmo que estejamos sendo usados dessa maneira tão negativa pela imprensa, a situação está melhorando dia após dia. No passado a mídia batia, hoje parte dela ainda bate, mas também assopra. A mídia percebeu que somos consumidores, viu que além do poder aquisitivo temos nossa voz ativa. Isto acontece porque crescemos em número populacional, nos organizamos e pontuamos presença no Poder Político, chegamos aos rádios e televisões como donos ,e existem blogs brasileiros - separados totalmente - das instituições corporativas da sociedade.

Acredito que a ala de blogueiros evangélicos é a ala que mais se assemelha aos blogs da América do Norte e Europa. Apesar de não conhecer dados de pesquisas mostrando que os blogueiros brasileiros são ou não são fortes formadores de opinião, vejo que entre os crentes existe maior semelhança na questão da independência editorial. Os blogs com temáticas religiosas possuem suas pautas desligadas da responsabilidade de responder aos interesses da elite da imprensa ou da sociedade em geral. É uma característica importante!

As grandes corporações de imprensa têm tentado embarcar no movimento-blog. Entendo que os blogs corporativos são apenas meros sofismas. Os chefes de redações das grandes corporações da imprensa contratam colunistas e dizem para eles assim: "Quero uma coluna diária sua, e quero que ela tenha formato de blog; as reuniões de pautas para ser decidido o que eu quero que escreva são às quintas-feiras, às 15 horas, não deixe de comparecer".

A essência do blog é a plena liberdade de expressão de quem escreve. É a certeza do leitor que está lendo o conteúdo de um autor que diz algo sem estar preso aos interesses das corporações. É o frescor de um artigo desprendido das convenções corporativas , desligado das elites que sempre quiseram e ditaram normas para a sociedade.

Sou partidário da idéia de que quando alguém escreve usando o formato de blog, estando preso ao elo do salário, recebe dinheiro para escrever, não podemos classificar a tal pessoa como blogueira. É uma colunista, é um profissional da imprensa. Por favor, não pensem que eu esteja desdenhando a profissão de jornalista (admiro e acompanho vários internautas que escrevem colunas em blogs). Apenas coloco pingos nos is.

O Edney começou com espírito de blogueiro, não consigo perceber se ainda continua com o mesmo ideal do início. Não sei se ele trocou artigos por salários, mas a impressão que eu tive, ao saber da resposta negativa dele referente à solicitação do Valmir para que o blog União de Blogueiros Evangélicos tivesse seu link no Campus Blog, é que negocia artigos por alguns minutos de fama. Só isto faz compreensível sua atitude contraditória.


Boa sorte para ele!

E.A.G.

sábado, 15 de novembro de 2008

Câmara do Uruguai aprova aborto fraudulentamente


O aborto foi votado e aprovado pela Câmara dos Deputados no Uruguai, por 49 votos a favor e 48 contra, durante a madrugada de 4 para 5 de novembro de 2008.
.
A Presidência da República anunciou que irá vetar o projeto na parte que se refere ao aborto, mas ele deverá antes disso ser devolvido para ser rediscutido pelo Senado, provavelmente ainda em novembro, porque o artigo que afirma que "os direitos sexuais e reprodutivos são direitos humanos universais, intransferíveis e inalienáveis" foi rejeitado por um voto. (Leia aqui).
.
A imprensa não informa ao público que o projeto votado havia sido reprovado pelo Senado e portanto não poderia mais ser votado pela Câmara na atual legislatura. Por meio de várias fraudes que não foram divulgadas ao povo, embora todas documentadas, o projeto foi votado como se tivesse sido aprovado pelo Senado.
.
Advogados dos grupos que trabalham à favor da vida apresentaram um relatório detalhado aos deputados sobre estas irregularidades, mas a presidência da Câmara simplesmente não se interessou pelo tema. Os jornalistas, apesar de que toda a documentação oficial e pública contém esta informações, somente na manhã de 4 de novembro começaram a falar timidamente sobre isto e reconheceram que, de fato, houve duas votações do atual projeto no Senado. Mencionaram os fatos, porém, como se se tratasse de algo completamente normal, em vez de qualificá-lo como fraude, desonestidade e corrupção legislativa.
.
Diz o jornal La Republica:
.
"O Projeto foi votado em duas oportunidades pelo Senado, há quase um ano. Naquela oportunidade, a primeira votação foi negativa e dias depois, quando o Projeto foi reconsiderado, foi aprovado por 18 votos à favor e 13 contra, com a presença na sala dos senadores Maria Sanguinete e Júlio Lara". Veja: El Pais.
.
Os fatos que documentam a fraude são oficiais
.
No dia 17 de outubro de 2007 foram votados no Senado dois projetos de defesa da saúde sexual e reprodutiva. O primeiro, que não legalizava o aborto, foi aprovado no geral. O segundo, que legalizava o aborto, foi rejeitado totalmente e não poderia ser mais votado na presente legislatura.
.
No dia 6 de novembro de 2007 o Senado tinha como único item da ordem do dia votar no particular o projeto já aprovado no geral e que não legalizava o aborto. Em vez disso, reconsideraram este projeto, votaram-no novamente e, nesta ocasião, apesar de que este projeto já havia sido aprovado, o rejeitaram. Depois votaram novamente, sem tê-lo reconsiderado, o segundo projeto que já havia sido rejeitado, o qual legalizava o aborto, e o aprovara
.
A versão taquigráfica das sessões, disponível no site do Parlamento Uruguaio e em cópias de vários outros sites pró vida, mostra tudo isto até os mais mais mínimos detalhes, que jamais foram informados ao público por parte da imprensa.
.
A prova da fraude: a taquigráfica completa da sessão do dia 6 de novembro de 2007 do Senado. Aqui, e aqui. Fonte: SDV & Pesquisas e Documentos (newsletter). Veja mais neste blog: YouTube - Grito Silencioso: Documentário contra o aborto (dublado)

Ana Paula Valadão Bessa e a estratégia "bate-assopra" no caso de adoção da menina Lucélia

Marcos, Ezenete Rodrigues e 
 Lucélia, entre os pais adotivos.
Primeiro, a revista Veja publica a matéria mais estranha que eu já li, parece querer estragar um processo de adoção (aqui), depois cede ao direito de resposta de Ana Paula Valadão Bessa, quando a principal vítima do "bate-assopra" é a garotinha Lucélia (aqui).

Desse jeito a Veja chama atenção de leitores de maneira errada. É como quem deseja ser o centro da atenção fazendo criando pirraça infantil. 

Lucelia, Ezenete
e Ana Paula Valadão Bessa.
Não é assim que se conquista a consolidação do mercado. No máximo, o leitor eventual, o público tolerante cativo via assinatura (não ser renovada). E também processos judiciais por parte de entrevistados e citados em artigos, que se sentiram lesados. 

A Veja sabe, já foi algumas vezes processada e obrigada a pagar multas por seu péssimo jornalismo.

Atualizado em 12 de outubro de 2021 (imagens).

A ATMOSFERA RELIGIOSA NA QUESTÃO DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA DO BRASIL

12 de junho de 2008 - Protestantes vão à Brasília contra a aprovação do PL 122/2006

-->
Há 119 anos atrás, o Marechal Deodoro da Fonseca deu o golpe de estado contra regime monárquico e fez o Brasil se tornar um país republicano.
-->
Apesar de Dom Pedro II gozar de grande popularidade entre os brasileiros, o Império era desprezado. Havia naquela época uma corrente da sociedade apregoando que após a morte do imperador não haveria o 3 º Império. Isto devido a alta repulsa da população contra o marido da Princesa Izabel , o francês conde D'Eu, como também por causa das políticas aplicadas por aquele governo. O levante contra o Império teve apoio tanto por parte da elite quanto da população de um modo geral, culminando no dia 16 com um comunicado e uma proposta nas mãos de Dom Pedro II. Ele foi informado oficialmente da sua deposição e do “convite passa - fora”, sendo solicitada sua saída do Brasil o mais rápido possível.
-->
A Igreja Positivista do Brasil
-->
Naquela época havia um movimento religioso na zona sul do Rio de Janeiro, a Igreja Positivista do Brasil, fundada por Miguel Lemos e Teixeira Mendes, dois jovens com 26 anos, na atual rua Benjamin Constant – nº 74, no bairro da Glória. Ali haviam reuniões com palestras fazendo interpretação científica para a realidade, glorificava-se os nomes mais importantes das religiões, literatura, filosofia, ciência e política, teocracia inicial, catolicismo, ciência moderna, etc. A doutrina, criada pelo filósofo francês Augusto Comte, era a “bíblia” deles, doutrina que incitava veneração a Moisés (teocracia), Homero (poesia), Aristóteles (filosofia), Arquimedes (ciência), César (civilização militar), Paulo (catolicismo), Gutemberg (industria moderna), entre outros, todos tidos como grandes expressões do pensamento humano. Os adeptos acreditavam na subjetividade da alma e cultuavam a memória dos mortos pelo legado que os mesmos deixaram para a cultura.
-->
Na Igreja Positivista do Brasil as reuniões costumavam lotar o templo, haviam pessoas influentes entre os membros - naquele lugar o Marechal Cândido Rondon celebrou a confirmação de casamento. No local existiam reuniões de caráter político, era o ponto de encontro de abolicionistas e republicanos. Hoje o templo se transformou em museu extra-oficial da História do Brasil. O acervo possui a primeira bandeira brasileira, a cama de Tiradentes , livros raros e pertences pessoais dos dois fundadores da igreja.
-->
A Igreja Católica
-->
Ao assumir o pontificado em 1848, Pio IX, criticou as modernidades liberais. O Vaticano em 1870, aprovou o dogma da infalibilidade papal. O governo de Dom Pedro II sustentada financeiramente os bispos catóticos, então em 1874 se sentiu no direito de mandar prender os bispos do Pará e de Olinda, por eles criticarem a maçonaria em apoio ao papa - , foram condenados a trabalhos forçados por quatro anos. O papa fez com que o problema se alastrasse a nível internacional. Para resolver o impasse, Dom Pedro II anistiou os bispos, tornando a prisão deles em encarceramento sem trabalhos forçados. Por conta disso a opinião pública brasileira passou a ver fraqueza no imperador e se sentiu desde então mais propensa ao fim da monarquia e implementação do idealismo republicano.
-->
Brasilidade
-->
Na reunião na casa do Marechal Deodoro da Fonseca, na noite de 15 de novembro de 1889, foi decidido que se faria um referendo popular, para que a população legitimasse, por meio do voto, a república. Porém esse plebiscito só ocorreu 104 anos depois, dentro da constituição vigente, no dia 21 de abril de 1993; o seu resultado foi claro: a república foi aprovada pela grande maioria da população, com 86% dos votos válidos.
E.A.G.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Blog - administrando a interatividade virtual

Quem abre um blog e publica artigos de sua autoria precisa estar sempre pronto para receber críticas e aprender a analisar com calma todas elas. Os comentários recebidos questionam o autor, porém, nem sempre o autor tem estrutura para responder seus comentaristas.

Ao criar meu blog já estava acostumado com críticas duras. Desde bem tive que assumir atitudes e tomar decisões envolvendo diversas pessoas. Nunca consegui ganhar apoio com unanimidade, conheci muitos insatisfeitos que não souberam reagir de maneira cordial. E nestas horas olhava para o futuro visando encontrar um ponto de conciliação sem abrir mão da dignidade e compromisso com Deus.

2008 - SORAYA MORAES GANHA DOIS PRÊMIOS GRAMMY

Soraya Moraes leva para casa dois gramofones
.
Na noite de quinta-feira Soraya Moraes voltou a disputar o Grammy. Ela concorreu na categoria Melhor Canção Brasileira em Língua Portuguesa e em língua Espanhola, com Som da Chuva e Tengo sed de ti, em parceira com o marido Marco Moraes. E ganhou ambos. Em nosso idioma ela disputou com os seguintes nomes de peso: Djavan (Delírio dos mortais); Jorge Vercíllo e Jota Maranhão (Ela une todas as coisas). Sergio Mendes e Vanessa Da Mata (Acode); Dudu Falcão (Coisas que eu sei).
.
O Grammy voltado ao público latino foi criado no ano 2000. E em 2005 Soraya Moraes conheceu o gostinho de vencer, foi na categoria melhor álbum de música gospel com Deixa o Rio me Levar.
.
Outros cantores evangélicos que concorreram em anos anteriores o Grammy Latino na categoria melhor álbum em Língua Portuguesa, são: Aline Barros (Aline Barros & Cia); Fernanda Brum (Cura-me); Toque no Altar (É impossível mas Deus pode); André Valadão (Sobrenatural); e Italo Villar (Deus sonha com você). Venceram Toque no Altar, André Valadão e Italo Villar.
.
Álbuns em espanhol: Aline Barros (Refrescate); Alex Campos (Cuidare de ti); Jesús Adrián Romero (Ayer te vi... Fue más claro que la luna); Marcos Witt (Sinfonía del alma). Levaram o prêmio: Jesús Adrián Romero e Marcos Witt.
.
Entenda o que significa o prêmio
.
O Grammy Award é um dos mais requintados e prestigioso prêmio da industria musical internacional presenteado uma vez ao ano pela National Academy of Recording Arts and Sciences, iniciado nos Estados Unidos. O Objetivo da premiação é honrar a classe artística ligada à gravação musical e conceder apoio à comunidade da indústria musical. Diferente de outras associações premiadoras, o Grammy Awards é a única premiação que faz homenagens pela característica artística, proficiência técnica e a excelência na produção musical, sem levar em conta a vendagem e os resultados nas paradas de sucesso.
.
O nome grammy vem de gramofone, o aparelho fonógrafo reprodutor de sons, que é a peça que os produtores do evento distribuem aos vencedores.

E.A.G.

Fontes: EFE Wikipedia Música do Brasil Grammy

SORAYA MORAES – SOM DA CHUVA