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sexta-feira, 15 de março de 2013

EBD 2013 Eliseu e a escola de profetas

No Antigo Testamento, a figura do profeta era de alguém que tinha revelação da parte do Senhor, por meio de visões, sonhos, profecias. Ele intercedia, protegia e ensinava o povo hebreu executando a Palavra de Deus, falando em nome do Senhor.

Nesta breve postagem, temos a oportunidade de conhecer superficialmente o ministério do profetas, que. era um estilo de vida disciplinada e não um trabalho.

Desde os tempos mais remotos, o ministério profético não foi confiado pelo Espírito apenas aos homens. Em 2 Reis 22.14 tomamos ciência que houve em Jerusalém uma profetiza, casada, cujo nome era Hulda.

Em 1 Samuel 10.5, encontramos a descrição de um grupo de profetas. A narrativa bíblica informa que não apenas profetizavam, eles entoavam louvores usando saltérios, tambores, flautas e harpas.

Parecia ser comum que um profeta fosse treinado por outro. É o que encontramos na relação de Elias e Eliseu; depois entre Eliseu e Geazi e um alojamento de jovens (1 Reis 19.19-21; 2 Reis 4.12; 6.1-5). Eliseu exercia um papel de liderança entre a juventude, instruía e educava nas coisas do Senhor. É bem provável que a estreita proximidade entre eles, além de adorar a Deus, fosse como o objetivo de treinamento, o exercício de discipulado. Os mais experientes treinavam os mais jovens. E possivelmente tinham a incumbência de escribas, copiavam  lei.

O ministério do ensino não ficou restrito aos tempos neotestamentário. Em Atos 19.8-11, Lucas informa que o apóstolo Paulo usava os espaços de sinagogas e de uma escola de um tal de Tirano, nesses locais ele ensinava o Evangelho por meio de debates sobre a Palavra de Deus, fazendo também sinais e maravilhas nesses ambientes.

As famílias e a Igreja

Antes da instituição Igreja, Deus criou a instituição família. E nas famílias o relacionamento deve existir com ensino cristão transmitido com amor dos pais aos filhos.

• Provérbios 22.6 - "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."

• Efésios 6.1-4 - "Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor."

• Colossenses 3.20-21 - "Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo."

O ensino das Escrituras Sagradas

Todos estamos sujeitos a errar, reconhecer isso é algo que só quem tem a humildade de Cristo é capaz de fazer. Sendo humilde, o crente aceita a correção do ensino e apura o discernimento espiritual e torna-se capaz de diferenciar entre erros e acertos.

Na questão Igreja, como Corpo de Cristo, um organismo vivo e invisível, é importante ter em mente que a vida cristã é um processo espiritual, que tem início quando o crente passa pela experiência do novo nascimento. Depois de nascer em Cristo, o crente experimenta a fase de crescimento, quando o leite da Palavra de Deus é oferecido e se o crente aceita de bom grado e a  absorve, então amadurece.

O cristão que deseja aprender a Palavra, por intermédio da misericórdia divina, alcança a estatura de Jesus Cristo. Na carta aos Efésios (4.11-14) está claramente expressa a vontade de Deus para todos os cristãos. Paulo fala sobre o comportamento do crente como menino e o interesse do Senhor pelo seu crescimento, até chegar a ser um crente-adulto-na-fé, isto é, na altura espiritual de Cristo.

E.A.G.


Atualização: 20 de março de 2013 - 13h51

Sociedade Brasileira de Genética - SBG: não há prova cabal que uma pessoa possa nascer gay

A Sociedade Brasileira de Genética afirma que não há base científica para alguém afirmar que uma pessoa nasce homossexual. Tal manifesto é importante porque corrobora a informação que os cristãos dão de que não há base científica para se dizer que uma pessoa nasce gay. A SBG usa o termo evidência, isto é, até o momento há apenas pesquisas em andamento. Eis o manifesto:

"Manifesto da Sociedade Brasileira de Genética sobre bases genéticas da orientação sexual

7 de março de 2013

A Sociedade Brasileira de Genética endossa as informações fornecidas pelo biólogo Eli Vieira em resposta ao pastor e psicólogo Silas Malafaia acerca das bases genéticas da orientação sexual.

A orientação sexual humana é uma característica multifatorial, influenciada tanto pelos genes como também pelo ambiente. Há fortes evidências de que o substrato neurobiológico para a orientação sexual já está presente nos primeiros anos de vida. Não há evidência de nenhuma variável ambiental controlável capaz de modificar de maneira permanente a orientação sexual de um indivíduo. Assim, essa faceta do comportamento humano é resultado de uma interação complexa entre genes e ambiente, em que nenhum dos dois tem efeito determinante por si só. Alegar que a genética nada tem a contribuir na compreensão da origem deste comportamento é ignorar meio século de avanços na nossa área.

Entendemos, também, que os fatos acerca dessa questão são desvinculados do debate ético sobre os direitos das pessoas que manifestam orientações sexuais e identidades de gênero.

No entanto, neste momento histórico em que o físico Stephen Hawking faz campanha para que o governo britânico se retrate pelos males que causou a Alan Turing, homossexual e pai do computador, expressamos que nós, como cientistas, desejamos um mundo mais igualitário, em que as pessoas não sejam julgadas pela sua orientação sexual ou identidade de gênero, mas apenas pela firmeza de seu caráter. Um mundo assim é um mundo mais receptivo ao pensamento científico, que se constrói de forma humilde e tentativa, em vez de dogmática e impositiva."

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Acesse da instituição e confira o conteúdo em sua publicação original:  http://sbg.org.br/2013/03/manifesto-da-sociedade-brasileira-de-genetica-sobre-bases-geneticas-da-orientacao-sexual/

quarta-feira, 13 de março de 2013

Esposa provedora do lar. Pode?

Recentemente, fiquei diante da seguinte queixa:

A Biblia diz, que cabe ao homem ser provedor da sua casa. Mas não é bem isso que acontece hoje. A esposa trabalha fora, depois do expediente chega na residência e vai para o fogão fazer comida para a familia, e ainda coloca na mesa o alimento que ela comprou. Ela tem que ir ao colegio nas reuniões dos filhos, paga contas de luz, água, etc. Enquanto o marido fica sentado na praça dando milhos aos pombos e não se importa com o esforço dela, acha tudo natural, e ainda diz ser o cabeça da mulher. Biblicamente, você concorda com isso? 
 
Eu perguntei: onde está escrito na Bíblia Sagrada que o homem deve ser o único provedor do lar? Não houve resposta.

"Porém aquele que não cuida dos seus parentes, especialmente dos da sua própria família, negou a fé e é pior do que os que não crêem".  1 Timóteo 5.8.

Antes de tudo, é preciso recorrer ao bom senso. Nem todos os homens deixaram de ser arrimo de família por decisão pessoal, passam por uma crise financeira por causa de desemprego ou outros fatores. Para muitos, depender do suor de suas esposas é muito humilhante e até leva-os à depressão. E, sobre aquele homem, que é um vagabundo, que não quer trabalhar por causa de preguiça, o apóstolo Paulo escreveu; "se alguém não quiser trabalhar, também não coma (2 Tessalonicenses 3.10).

É bíblico a esposa cristã ser provedora do lar? Para um casamento ser aos moldes bíblicos, é preciso que o casal despreze o machismo e o feminismo. A pergunta precisa passar por esse filtro e ser respondida sem influências de filosofias humanas, tão em voga na sociedade.

A Bíblia nos diz que, dentro do matrimônio, a mulher tem papel de adjuntora (pessoa ao lado) do marido. Ela é a auxiliar, a companheira. Quanto ao homem, nos diz a Escritura que ele é o cabeça da mulher. Ao longo do tempo, tais definições têm sofrido ataques de filosofias feministas e machistas. O feminismo alega que ser uma companheira auxiliadora é humilhante e desvaloriza a esposa; o machismo quer nos fazer crer que ser o cabeça é uma posição de superioridade. Nada disso está de acordo com a Palavra.

Não existe respaldo bíblico que nos faça aceitar que o marido deve ser o único provedor do lar. Também, é­ claro que um homem assumir o papel de único provedor é aceitável. E, não é correto afirmar que uma ou outra situação é orientação bíblica. A Bíblia não instrui nada a respeito, deixa em aberto essa questão da provisão. 

Existe mulher que não nasceu para lidar com atividades domésticas. Se a casa ficar aos cuidados dela tudo vira bagunça. Elas preferem seguir carreira em uma profissão. Quem se casa com uma pessoa assim jamais conseguirá ser o provedor dela. Ela será uma boa companheira, mas jamais tendo o marido como seu provedor. A vida conjugal deles será com ambos sendo fontes de provisão. 

Não estou criticando as mulheres caseiras. Elas desempenham o seu papel também. E merecem toda a nossa admiração. Tanto o primeiro como o segundo modelo estão certos, se o casal aceita que assim seja. 

E.A.G.