Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 17 de novembro de 2007

PROSPERIDADE - OS TEÓLOGOS NA MINHA ESTANTE E OS TEÓLOGOS NA BLOGOSFERA - A RESPOSTA

.
.
Na última quarta-feira, 14, deixei uma postagem neste blog com uma pergunta ao Pr Esdras Bentho. Queria saber qual o sentido do termo paz nos idiomas hebraico e grego, segundo o parecer dele, uma grande mente, um expoente importante na CPAD e nas Assembléias de Deus. Ele, solícito como todo pastor deve ser no que tange ao alimentos das ovelhas, esteve em meu blog e respondeu.

A resposta do Pastor Esdras abrilhantou meu blog, veio dizendo que paz também significa prosperidade, está em perfeito paralelo com a linha de pensamento que adotei sobre esse termo ao ler os teólogos na minha estante.


Pastor Esdras Bentho, ipsis leteris:

"Kharis kai eirene

Prezado Eliseu Gomes, meus parabéns pela perspicácia e lembrança. Não existe em ambos os sacros Testamentos a idéia de uma prosperidade sem a paz, seja ela shālôm ou eirēnē.

O substantivo shālôm significa literalmente “completude”, “perfeição”, “bem-estar” e saúde, elementos necessariamente implícitos no termo Tsālēach: a prosperidade como fruto de uma vida bem-sucedida.


Somente depois que o termo shālôm quer dizer “paz”. Essa paz dentro do contexto histórico do AT está, como sabiamente afirmou Vine (2003, p.217), relacionado a “uma relação bem-sucedida” que envolve, necessariamente Śākal: a sabedoria que traz prosperidade.

Do substantivo shālôm procede o adjetivo ou verbo shālêm que se traduz por “completar”, “estar inteiro”, “completo”, “perfeito”; talvez relacionado à Dāshēm: a prosperidade abundante.


Quanto ao termo grego eirēnē, usado pela Septuaginta em muitas ocasiões para traduzir o hebraico shālôm, não foge do significado já perfilado pelo seu referente hebraico. Entretanto, em alguns contextos em que o termo aparece em o Novo Testamento, o sentido do semema distingui-se daquele pretendido pelos gregos (ataraxia) e também da pax romana, uma vez que refere-se ao estabelecimento da comunhão com Deus através do sacrifício expiatório de Cristo no Calvário: Paz de Deus e paz com Deus.Devo, portanto, lembrar que o contexto das passagens é que determina o sentido de shālôm e eirēnē, e não necessariamente o significado isolado desses termos.

Estou colocando um link de sua página em nosso blog:
http://www.teologiaegraca.blogspot.com/

Um abraço."
.
.
.
E.A.G.
.
.
.

GUTIERRES SIQUEIRA - SANGUE NOVO NA BLOGOSFERA E NA ASSEMBLÉIA DE DEUS

.
.
Gutierres Siqueira é um rapaz de 18 anos, nascido em Fortuna-MA . Atualmente está bacharelando em comunicação social / jornalismo e é professor de escola bíblica dominical na Assembléia de Deus em São Paulo-SP.



Numa das suas conclusões lúcidas disse: “O jornalismo e a teologia se combinam” (entrevista ao UBE). No preenchimento do seu perfil no site orkut citou Asafe (Salmo 73.25): "A quem tenho eu no Céu senão a Ti? E na terra não há quem eu deseje além de Ti".

Em 4 de fevereiro deste ano deu inicio ao seu Teologia Pentecostal explicando: “O propósito deste blog é defender a teologia pentecostal dos atuais modismos doutrinários, que tem causado enormes prejuízos na igreja brasileira. Além disso estaremos mostrando o que é o pentecostalismo e a sua doutrina”.

E desde então através de ótimas compilações literárias ele promove excelentes reflexões teológicas concernente à doutrina e espiritualidade dando vez aos leitores, com debates e acréscimos pontuais aos temas abordados por ele.

Atualmente também é editor de outros dois blogs. São: Logo News , União de Blogueiros Evangélicos e ocupa a posição de moderador na comunidade Blogueiros Evangélicos (orkut).
.
.
.
E.A.G..
.
.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

ATOS 4.12

.
.
.
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
.
.
.
Qual é o contexto de Atos 4.12 e o que ele significa? Você lembra?

Uma tarde, quando Pedro e João estavam se dirigindo para o templo, onde iam orar, ouviram uma voz implorando: “Daí-me uma esmola, por favor!”.

Aquele pedinte, aleijado de nascença, era levado todos os dias à porta do templo para pedir esmola.

Quando Pedro e João pararam, o mendigo preparou-se para receber uma boa esmola, mas Pedro lhe disse:

- Não tenho prata e nem ouro, mas vou dar-te o que tenho: em nome de Jesus de Nazaré, levanta-te e anda!

Naquele mesmo momento os pés do homem tornaram-se firmes. Primeiro ele deu uns pulos na frente dos apóstolos, depois entrou com eles no templo, saltando e pulando bastante.

Mas, os sacerdotes do judaísmo, ao invés de compartilhar tamanha alegria quando souberam do ocorrido mandaram os guardas do templo prenderem os dois apóstolos.

Na manhã seguinte, no eloqüente discurso de defesa em seu interrogatório (Atos 4.8-12) Pedro chama a atenção dos seus ouvintes, os rabinos, para o fato de que o milagre foi uma boa obra, não um crime, que tinha sido realizado pelo poder de Deus. Ele procurou explicar às pessoas que não tinha sido o responsável pela cura do mendigo, mas sim a sua fé. A fé em Jesus tinha dado saúde àquele pobre homem.

Com certeza, a maior necessidade de cada indivíduo é a salvação do pecado e da ira futura, é importante anunciar que esta necessidade só poderá ser satisfeita única e exclusivamente através de Jesus Cristo, conforme está escrito no Evangelho de João, capítulo 14 e versículo 6.

Em nenhum outro, só em Jesus há salvação! Mas por “salvos” (versículo 12), é preciso entender que, no original em grego, o verbo salvar significa também curar. Está muito claro no contexto do versículo.


Só em Jesus Cristo, em nenhum outro mais, há salvação para as doenças da alma e do corpo!

Que a minha e a sua fé seja usada para abençoar a nós mesmos e a todos em volta na plenitude do significado de Atos 4.12!

É digno de nota que o homem curado na narrativa deste texto não estava procurando cura, apenas pedia algumas moedinhas...
.
.
...
E.A.G..
[ TEXTO EDITADO EM 19/11/2007 ]