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sábado, 18 de março de 2017

Quem ama cumpre perfeitamente a Lei Divina

Por Eliseu Antonio Gomes 

Introdução

O fruto do Espírito procede do alto, e só do alto. Não é algo que o ser humano é capaz de fabricar.

O amor é a suprema característica e principal virtude do fruto do Espírito. Amar a Deus e ao próximo é cumprir plenamente a Lei Divina. Amar é ter paz com Deus, com o próximo e consigo mesmo. Portanto, é esperado que o crente exercite o amor, apresente uma vida frutífera, para que assim glorifique ao Senhor.

I - A singularidade do amor agápe.

1. Amor, um aspecto do fruto.

Apesar de tudo que já se disse e se escreveu sobre o fruto do Espírito no aspecto do amor, nunca será demais relembrar que o amor é a mais importante entre as nove facetas, pois constitui a essência do caráter de Cristo (Gálatas 5.22, 23; 1 Coríntios 13.1-7). Sem o amor, como a principal característica do fruto do Espírito, é impossível ao crente ser manso, paciente, longânimo etc, pois todas as demais facetas do fruto dependem do amor.

O amor divino possui três dimensões. Verticalmente, está em direção a Deus, horizontalmente em direção aos nossos semelhantes e dirigido-se para dentro de nós mesmos. Quando o crente cumpre as três dimensões do amor cumpre toda a Lei.

Ao ler e meditar em Romanos 13.8-10, entendemos que tanto o amor quanto a lei estão relacionados com a justiça, ambos não são conflituosos, caminham juntos para realizar a vontade de Deus.

Jesus foi persistente ao ensinar os discípulos acerca do amor (João 13.34, 35). De que o amor Jesus estava falando? Há pelo menos quatro tipos de amor que devemos considerar: agápe; philia e eros.
• Agápe (ἀγάπη). Abordaremos em detalhe no próximo tópico.
• Storge (στοργή). Indica o amor familiar. Diz respeito, quase exclusivamente, ao afeto natural dos pais aos filhos. O termo também descreve os relacionamentos de afeição entre irmãos e dos filhos aos seus pais. 
• Philia (φιλία). Em 2 Pedro 1.7 encontramos o amor expresso pela palavra original philia, que significa "amor fraternal" ou "bondade fraternal" e "afeição". Este amor é amizade, um amor humano, limitado. Esse tipo é essencial nos relacionamentos interpessoais, Amamos se somos correspondidos, somos amigáveis e amorosos com aqueles que são amigáveis e amorosos conosco. Philia é inferior ao agápe, então Jesus Cristo nos ensina a amar no modo agápe (Lucas 6.23).
• Eros (ἔρως): é o amor físico, proveniente dos sentidos naturais, instintos e paixões. Costuma basear-se no que vemos e sentimos; pode ser egoísta, temporário e superficial, e tornar-se um desejo desenfreado. Não está mencionado na Bíblia Sagrada, contudo está fortemente subentendido através de fatos.
2. O amor agápe.

O amor divino é expressado no idioma grego com o termo agápe, que significa amor abnegado, profundo e constante, como é o amor de Deus pela humanidade. Esta perfeita e inigualável virtude abrange nosso intelecto, emoções, vontade, todo o nosso ser.

O apóstolo Paulo descreve o amor agápe em 1 Coríntios 13. Neste ensino do apóstolo, descobrimos que:
• Sem o amor, não adiantaria sacrificar a mente e o corpo na profissão, galgando  riquezas materiais, quando as riquezas do coração, as do compromisso, as da parceria e as da presença pessoal são ignoradas.
• Sem o amor real, não adianta evocar frases de efeito, grandiloquentes e arrebatadoras, pois seriam como o barulho gélido de um sino.
• Sem amor, restam impaciência, maldade, ciúmes, orgulho e vaidade; quem ama é, bondoso, modesto, não é ciumento.
• Sem amor, sobram grosserias, egoísmo e mágoa. Quem ama não deixa dominar pela incivilidade, egocentrismo e ressentimento.
• Sem amor, resta a "alegria" com a tristeza do próximo, mas quem ama apenas se alegra quando o outro tem motivos para se sentir feliz.
3. O amor agápe derramado em nós.

Quando recebemos, pela fé, o Senhor Jesus, nos tornamos uma nova criatura (João 3.3). Assim, está enxertado em nós a essência do Pai. Se somos discípulos de Cristo, amamos ao Pai, ao próximo e a nós mesmos.

Este amor flui de Deus para nós, que devemos retornar a Ele em adoração, serviço e obediência a sua Palavra (1 João 4.19).

Analise o paralelo entre Gálatas 5.22, 23 e 1 Coríntios 13.1-7.
a. Amor. Não procura seus próprios interesses, não é egoísta ou egocêntrico.
b. Alegria. O amor não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade.
c. Paz. O amor não se irrita, mas é sereno e estável.
d. Longanimidade. O amor é paciente e benigno.
e. Benignidade. O amor é misericordioso, interessado, tem consideração pelos outros; quem ama não é invejoso.
f. Bondade. O amor é maravilhoso, cheio de graça, generoso, é bondoso e terno.
g. Fidelidade. O amor não é maldoso, tem fé em Deus e acredita no que há de melhor nos outros.
h. Mansidão. O amor é humilde e meigo, não se exalta a si mesmo.
i. Domínio próprio. O amor é disciplinado, controla-se. Não se porta inconvenientemente.
II. Amar a Deus e ao próximo.

1. O amor a Deus.

Amar a Deus é nosso maior privilégio e dever. Seguindo o exemplo de Jesus (João 14.21; Efésios 3.17-19). nós devemos amar de todo o coração, alma, força e entendimento. Quando amamos assim, amaremos o que Ele ama e lhe pertence: sua Palavra, seus filhos, sua obra, sua Igreja e as ovelhas perdidas, pelas quais empreenderemos esforços para que sejam salvas (Filipenses 1.29).

2. O amor a si mesmo.

Pode parecer estranho sugerir que o amor agápe inclui amar a si mesmo. Este amor nos leva a nos preocupar com o "eu espiritual", e a buscar primeiro o Reino de Deus e sua justiça, porquanto reconhecemos ser a vida eterna mais importante do que nossa existência aqui na terra. O cristão que ama a si mesmo com amor agápe não só cuidará de suas necessidades pessoais, mas também permitirá que o Espírito Santo desenvolva o seu caráter mediante o estudo da Palavra de Deus, a oração e as comunhão com outros crentes. Ele desejará que o fruto do Espírito se manifeste em sua vida, moldando-o à imagem de Cristo diariamente.

O pecado impede que a pessoa ame a si mesma. Há indivíduos que encontram dificuldade para amar a si mesmos em virtude de erros cometidos no passado. Eles sofrem de remorso. Contudo, o amor agápe, cuja fonte é Cristo, proporciona perdão completo a cada pecado cometido (Romanos 8.1). Podemos nos olhar através da graça de Deus e contemplar homens purificados pelo sangue precioso de Jesus e com uma nova natureza concedida pelo Espírito Santo.

3. O amor ao próximo.

O Deus amoroso deu o seu Filho Unigênito em favor do ser humano. Ninguém mais que o Deus Altíssimo sabe as implicações desse amor, pois Ele, em essência, é o verdadeiro Amor. Doeu em Deus Pai dar o seu Filho por amor. Mas Ele não se arrependeu de insitir em nós, pois nos amou desde a fundação do mundo. Logo, relacionamentos baseados neste amor sacrificial abrem a porta para o mistério do verdadeiro sentido da vida: amar o próximo como Deus nos amou.

III. Sob a tutela do amor, rejeitemos as obras das trevas.

1. Debaixo da tutela do amor.

Você deseja ser uma pessoa amorosa? Comece aceitando o seu lugar como filho muito amado por Deus, imite o Pai Celestial, viva em amor tal qual Cristo nos ama (Efésios 5.1-2).

Você quer aprender a perdoar? Então, pense em como foi perdoado. Esforce-se para ter um procedimento bondoso, cheio de compaixão, pronto a perdoar como Deus perdoou a todos nós (Efésios 4.32).

Você acha difícil pensar no próximo antes de pensar em si mesmo? Medite em Filipenses 2.6, que nos revela que Jesus sendo em forma de Deus não teve o desejo de apoderar-se da semelhança de Deus.

Você precisa ter mais paciência? Receba a paciência de Deus. Lembre-se de como Deus foi generoso com você,  (2 Pedro 3.9; Romanos 5.8).

Você tem dificuldade de suportar parentes ingratos e vizinhos mal-humorados? Deus lhe suporta quando você age dessa maneira (Lucas 6.35).

2. Amor, antídoto contra o pecado.

Em toda as Escrituras Sagradas, o Espírito afirma que nossa natureza humana não é reta e que não somos pessoas naturalmente boas que poderiam, se assim quisessem, produzir frutos bons. Em linguagem bem clara, as páginas da Bíblia mostram que a vida divina do Deus vivo tem que ser implantada em nosso espírito, para que possamos desenvolver o fruto do Espírito em nós (João 6.63).

Quando um dia aceitamos a Cristo como nosso Senhor, nos alinhamos com o ensino da Palavra de Deus sobre o amor, decidimos nos encontrar com o verdadeiro sentido da vida para a glória de Deus. E quanto mais eu tenho de Cristo, tanto mais tenho do seu amor; quanto mais tenho de Deus em mim, tanto mais tenho de sua bondade; quanto mais tenho o Espírito Santo, mais tenho da sua perfeição.

Não é fácil se afastar da impaciência, vaidade e orgulho. No entanto, se tomamos a decisão solene, na presença de Deus, de viver segundo o fruto do Espírito, não importando qual seja a circunstância, estaremos compromissados com o caminho do amor no estilo agápe.

Pratica-se o amor não somente por mandamentos positivos (Romanos 12.9-21; 13.10; 1 Coríntios 13.4, 6, 7), mas também por negativos. O amor é positivo e ao mesmo tempo negativo, pelo fato da propensão humano para o mal, o egoísmo e a crueldade. Oito dos dez mandamentos do Decálogo são negativos, porque o mal surge naturalmente e o bem, não.

A ideia de que a ética cristã deve ser novamente positiva é uma falácia baseada nas ideias da presente sociedade, que procura esquivar-se das proibições que referem-se aos desejos descontrolados da carne (Gálatas 5.19-21).

3. O amor leva à obediência.

A primeira evidência do amor cristão é apartarmos do pecado e de tudo aquilo que causa dano e tristeza ao próximo.

A recomendação de Jesus em Lucas 6.27-35 corresponde, com ligeiras modificações, a de Mateus 5.38-48. No contexto do Evangelho de Mateus, o ensino sucede à Lei do Talião, e incorporado á lei mosaica, exigia o castigo proporcional ao crime (Mateus 5.38). Lucas, por escrever  aos gentios, dispensa a frase "ouviste o que foi dito", por esta frase referir-se á tradição hebraica. A estrutura das estrofes dos versos 20-22 (bem-aventurados) se opõe aos versos 24-26 (os ais). Os termos "pobre", "fome", "choro", e "aborrecer" estão em contrastes com "ricos", "fartos", "risos" e "falar bem", formando um jogo de palavras e efeitos estilísticos que compõem a retórica do ensino de Cristo, para enfatizar que o pobre, o faminto, o odiado devem amar acima de todas as circunstâncias.

Veja Lucas 6.27, os verbos estão no imperativo, em foma de ordenança: amai; fazei, bendizei, orai. Devemos ser agentes ativos da prática do bem (versos 27-28). Este amor excelente foi demonstrado por Jesus que amou a todos, sem distinção.

Conclusão.

O amor nos transforma à medida que vivemos no compromisso de enxergar em cada ser humano a obra-prima de Deus. O convite para viver esse amor nunca deve ser pela coerção, pois para mudar o nosso próximo, em primeiro lugar, precisamos refrear as nossas ambições egoístas. Antes de pensarmos em mudar o outro, olhemos para nós mesmos e vejamos o que há de errado conosco.

E.A.G.

Compilação:
Ensinador Cristão, ano 18, nº 69, janeiro a março de 2017, página 42, Bangu, Rio de Janeiro/RJ (CPAD);
Lições Bíblicas - As Obras da Carne e o Fruto do Espírito - Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente. Comentarista: Osiel Gomes. 1º trimestre de 2017, páginas 85 e 86, Bangu, Rio de Janeiro/RJ (CPAD). 
Frutos do Espírito Santo, W. Phillip Keller, páginas 69-72, 73, 74, edição 1981, Venda Nova, MG (Editora Betânia)
Lições Bíblicas - O Fruto do Espírito: A plenitude de Cristo na vida do crente. Comentarista: Antônio Gilberto. 1º trimestre de 2005, páginas 19-24, Bangu, Rio de Janeiro/RJ (CPAD). 

A Reforma da Previdência Social que a maioria do povo brasileiro quer



O governo de Michel Temer, com bastante disposição, concentra todos os esforços possíveis para realizar a Reforma da Previdência Social. Enquanto isso, nas ruas e em redes sociais observamos protestos contra a proposta de reestruturação.

Eu, Eliseu Antonio Gomes, sou contra a Reforma da Previdência Social como ela está sendo elaborada agora, mas sei que é necessário haver uma reforma urgente, pois se não houver os nossos filhos e netos não terão como receber suas aposentadorias. 

Sou favorável que se faça uma reforma que comece com uma apuração séria na administração da Previdência. É necessário apurar se houve, ou se há, roubalheira e punir quem roubou o caixa público destinado aos trabalhadores. Acredito que haja corrupção na Previdência e este é um dos maiores motivos de haver esta crise de falta de dinheiro!

Qual é o segundo motivo da necessidade de se fazer a reforma? Os casamentos com número menor de filhos. Menos filhos, menos trabalhadores contribuindo para a manutenção do caixa de aposentados, sendo que os atuais aposentados estão vivendo vida mais longa, situação que também provoca a crise de verba aos benefícios e pensões.

Entendo que a Reforma da Previdência Social sem a apuração de existência das práticas de corrupção não representa uma real melhoria, pois havendo o esquema de roubo a porta continuará aberta aos corruptos e corruptores para agirem na subtração do cofre previdenciário.

E.A.G.

terça-feira, 7 de março de 2017

Vivendo de forma moderada

Introdução.

Temperança (no grego "enkrateia / ἐγκράτεια) significa ter controle sobre desejos e atitudes. A temperança ajuda a pessoa a ser moderada em todas as suas ações  (2 Pedro 1.6; Tito 1.8).

O étimo "kratos", de maneira literal e também figurada, tem a conotação de vigor. O termo descreve a situação de "no poder" (de si mesmo); agir poderosamente, realizar algo grande.

Por sua vez, a derivação "egkrateia" tem o sentido de disciplina, expressa o estado de querer fazer o que é sabido ser uma escolha positiva por causa de suas consequências benéficas. Significa autocontenção. autodomínio, continência. É o autêntico domínio interior. é uma entre as nove características do fruto do Espírito (Gálatas 5.23); é a virtude de quem domina seus desejos desenfreados e paixões da carne (Atos 24.25; 2 Pedro 1.6).

O vocábulo  "enkrateia" (temperança) é usado pelo apóstolo Paulo para tratar a respeito da pureza sexual e destacar a disciplina de um atleta, nos leva a entender que a temperança nos ajuda a ter uma vida disciplina e feliz (1 Coríntios 7.9; 9.25).

I - Temperança, o domínio das inclinações carnais.

A temperança nos capacita a obter o domínio das inclinações carnais. No entendimento cristão, só é possível exercitar o autocontrole quando o crente se submete ao poder do Senhor. Precisamos ser comedidos em nossas palavras e atitudes, procurando ser cheios do Espírito todos os dias 9Efésios 5.18). Fomos salvos pela graça divina e essa graça nos ensina a rejeitar as obras da carne e a vivermos de modo sóbrio, justo e piedoso (Tito 2.11).

1. Vivendo de modo sóbrio.

O ser humano anda na corda bamba entre o equilíbrio e a falta de moderação. Vivemos numa sociedade onde os excessos da vida são estimulados diariamente, como o acesso ao consumo diante das propagandas midiáticas prometendo tudo, do básico ao supérfluo. O exemplo mais forte deste tipo de comportamento consumista são os Shoppings Centers.

O crente deve ser livre de qualquer intemperança. Ele precisa ter o fruto do Espírito Santo, vivendo com equilíbrio, em tudo sendo moderado a fim de que o nome do Senhor seja exaltado mediante suas ações.

2. Temperança e qualidade de vida.

Quem tem a temperança tem qualidade de vida.

Como crentes precisamos ter uma vida equilibrada e santa. A prostituição e a glutonaria são um pecado contra o nosso corpo. Tudo o que agride o nosso corpo é pecado, pois fere e macula a morada de Deus. Jamais podemos nos esquecer que o nosso corpo é habitação do Espírito, por isso, precisamos cuidar bem dele evitando tudo que possa manchá-lo e fazê-lo adoecer.

O autocontrole não significa a negação de si mesmo, mas uma avaliação real da função do nosso ego na forma mais nobre de vida.

3. A temperança na vida de Cristo.

Não sabemos nada sobre a aparência de Jesus Cristo. As fontes falam de seu olhar, de como recebias as crianças. de sua aproximação aos doentes e curas realizadas, mas nada sobre sua figura e fisionomia. Com certeza, a falta de informação sobre sua aparência é o modo de Deus nos dizer que Jesus está acima de características raciais e étnicas.

Ao apresentá-lo, através da boca de Pilatos, João escreveu: "Eis o homem" (João 19.5); por sua vez, Paulo, comparando-o com Adão, o primeiro homem, descreveu-o como o Adão novo e definitivo (Romanos 5.14).

Sabemos que é impossível falar de Jesus sem tocar no aspecto de sua divindade. Porém, sem pretender descrever tudo o que a teologia nos diz sobre Ele, o Messias, nos detemos em seu caráter humano. Partimos do fato de Ele ser o modelo perfeito do homem em sua carreira de fé em direção a Deus. Cristo não foi apenas o fundador do cristianismo, mas o modelo vivo dos cristãos e de todo homem. É nEle que o cristão encontra o seu modelo vivo e se identifica com Deus, pois mostrou-se ao mundo como o homem por excelência.

Precisamos viver imitando a Cristo, apresentar as nove características do fruto do Espírito como Ele apresentou em seu proceder em diversas circunstâncias diferentes uma das outras, porque foi o Espírito que caracterizou grandemente a vida de Cristo. É necessário aprender dEle.

II - Prostituição e glutonaria, o descontrole da natureza humana.

A prostituição e a glutonaria são um descontrole da natureza humana.

1. Fugi da prostituição.

Em Efésios 4.17-22, a vida nova é apresentada nitidamente em contraste com a antiga. A imoralidade não deve ter lugar na vida de uma pessoa que procura ser vaso de bênçãos nas mãos de Deus, se crente der vasão à carnalidade, o nome de Cristo é envergonhado através de suas atitudes.

Deus mão proíbe você de se alimentar bem, ter uma vida confortável e cheia de felicidade. Contudo, Ele deseja que vivamos de modo sóbrio e equilibrado.

Como fruto do Espírito, a temperança age em contraposição a prostituição e todas as outras modalidades de ações das obras da carne.

No grego, a palavra para prostituição é "porneia". Na sua primitiva raiz, "porné" quer dizer prostituta é mais abrangente. No seu prosseguimento de definições, essa palavra vai apontar também para o uso do corpo para a venda do sexo, daí o verbo "pernumi". Muitos gramáticos gregos preferem fazer a tradução "porneia" para imoralidade, pois desse modo ela aponta para uma série de pecados imorais praticados como o corpo.

Na palavra "porneia" está implícito também o sentido de adultério, e para os judeus tal pecado estava relacionado com a religião, pois nos cultos de fertilidade, os atos imorais praticados nos templos pelas prostitutas sagradas eram vistos como atos religiosos. O dinheiro que as prostitutas cultuais recebiam era considerado "sagrado", e era usado para a expansão ainda maior do pecado de idolatria. Historicamente, a cidade de Corinto tinha mais de mil prostitutas (Romanos 1.18-27). Paulo era consciente dos males que essa prática pecaminosa poderia causar, por isso bateu de frente contra esse pecado.

2. A disciplina em casos de prostituição.

A prostituição deve ser evitada porque nela há uma quebra geral da valorização da pessoa humana. Quando um homem se entrega aos braços de uma prostituta, a relação não é feita por amor, carinho, respeito, consideração, mas se baseia apenas em uma venda, uma compra de prazer sexual, em que a mulher é apenas um mero objeto para o homem realizar suas fantasias e desejos.

Perceba o quanto as obras da carne são maléficas. Enquanto Deus deseja o melhor para o homem e a mulher, criando o casamento para a felicidade, onde os dois podem ser respeitados, valorizados, a prostituição entra em cena tão somente para fins luxuriosos. Essa é a razão de Paulo recomendar à fuga da prostituição (1 Coríntios 6.18).

O mundo moderno fala do ficar, da moça e do rapaz serem livres para fazer o que quiserem com o seu corpo, inclusive manter relações sexuais fora do casamento sem qualquer compromisso, não levando em consideração os efeitos que um relacionamento sem responsabilidade pode causar, pois a prostituição não cria amor, respeito, mas leva o outro ou outra a serem vistos simplesmente como objetos.

A Bíblia condena a prostituição, que é vista da seguinte maneira:
a) Obras da carne (Gálatas 5.19);
b) Coisa da natureza pecaminosa (Colossenses 3.5);
c) Todos devem abster-se dela (1 Tessalonicenses 4.3);
d) É pura imundícia (Apocalipse 17.4);
e) Corrompe (Apocalipse 19.2).
3. A glutonaria e seus males.

O glutão, como sendo  aquela pessoa que come muito, no hebraico é denominado de "zaial". Este vive se entregando à comida, bebida, festividades, sem compromisso de nada (Deuteronômio 21.20; Provérbios 23.20, 21). Na concepção hebraica o termo glutão não tinha apenas o sentido de comer muito, mas envolvia o aspecto da rebeldia; por isso era aplicada a pena de morte.

No grego, glutão é "phagos", tem o sentido de comer muito (Mateus 11.19; Lucas 7.34). Jesus foi acusado de ser um comilão e beberrão, mas a citação que diz isso não está dizendo que Ele era um glutão, pois não vivia apenas para satisfazer o estômago (Tito 1.12).

Enquanto a prostituição é um pecado com o corpo, a glutonaria é um pecado contra o corpo. Como um dos aspectos do fruto do Espírito, a temperança opõe-se a glutonaria.

A gordura, o sal e o açúcar quando em uso exagerado são responsáveis por danos contra a saúde. Mas, mesmo sabendo que trarão sérias complicação para a saúde, muitos crentes maltratam o corpo ingerindo tais alimentos. Nosso corpo é templo do Espírito, por isso, precisamos cuidar bem dele, tendo uma alimentação saudável e equilibrada (1 Coríntios 6.19).

III - Vivendo em santificação e deixando os excessos.

O crente necessita ser um indivíduo autocontrolado, viver em santidade, deixando os exageros.

1. Agradando a Deus em tudo.

Pela Palavra de Deus, não há nada dentro do próprio homem que possa lhe dar forças para vencer as obras da carne, pois até  sua justiça é como trapo de imundícia (Isaías 64.6). Está claro que a inclinação da carne é sempre para a carne, e que nela o homem não pode agradar a Deus (Romanos 8.5-9; Gálatas 5.22, 25), para vencer e reprimir seus desejos seus desejos é preciso ter o fruto do Espírito.

O cristão que deseja ter um viver controlado, que não quer se entregar aos mais baixos prazeres, a não perder o equilíbrio, mas que quer manter a boa disciplina, o autocontrole, deve ser dominado pelo fruto da temperança.

Como novas criaturas, precisamos viver de modo a agradar ao Senhor. Seja santo  na sua maneira de vestir, falar, comer, em seus relacionamentos, etc.

Embora vivessem numa sociedade onde o pecado sexual era comum e aceitável, os apóstolos não transigiam com a verdade e a santidade de Deus. Não rebaixaram os padrões morais para acomodá-los às ideias e tendências daquela sociedade. Sempre que se deparavam com baixo padrões morais em alguma igreja (Apocalipse 2.14, 15, 20).

2. Santificação.

As obras da carne são conhecidas, e sua mortificação só é possível quando somos completamente dominados pelo poder do Espírito Santo. Sabemos que o que é nascido da carne é carne, mas o que é nascido do Espírito é espírito, logo vive de modo equilibrado e não tem prazer nas concupiscências desse mundo (João 3.6).

O cristão, ao identificar-se como Salvador, crucificado, realmente crucificou a carne com as suas concupiscências. Mas aquela vitória, que é potencialmente nossa, deve se tornar ativa e real. Nós, como cristãos, vivemos no Espírito. Devemos andar no Espírito para  vencer as tendências e os impulsos da natureza pecaminosa (Romanos 8.4, 5).

3. Deixando os excessos.

Por não terem temperança, como fruto do Espírito, muitos estão vivendo sem pudor, cometendo toda sorte de excessos, envergonhando o nome de Cristo e a Igreja do Senhor. Precisamos diariamente nos encher do Espírito para não cumprir os desejos desenfreados da carne (Gálatas 5.16). 

Conclusão.

A temperança está relacionada à questão do impulso sexual, glutonaria e às questões da carne, nos ajuda a termos domínio contra as inclinações carnais. A prostituição e a glutonaria, são um descontrole da natureza humana. Precisamos viver em santidade, deixando os excessos de lado, em todas as áreas da nossa vida.

E.A.G.

Subsídios: 
As Obras da Carne e o Fruto do Espírito. Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente. Osiel Gomes; edição novembro de 2016, páginas 131-136; Bangu, Rio de Janeiro/RJ (CPAD);
Ensinador Cristão, ano 18, nº 69, janeiro a março de 2017, página 41, Bangu, Rio de Janeiro/RJ (CPAD);
Lições Bíblicas - As Obras da Carne e o Fruto do Espírito - Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente. Comentarista: Osiel Gomes. 1º trimestre de 2017, páginas 78 a 82, Bangu, Rio de Janeiro/RJ (CPAD).