Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Bolsonaro na Igreja Batista da Lagoinha e a hermenêutica errada de Yago Martins

O Presidente da República Jair Bolsonaro foi convidado e esteve no domingo passado [07/08], acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, participando de um culto na Igreja Batista da Lagoinha [MG]. O teólogo Yago Martins declara-se atuante na popularização de teologia na internet, faz parte do blog Voltemos ao Evangelho, apresenta o canal Dois Dedos de Teologia no YouTube, preside o Instituto Schaeffer de Teologia e Cultura. Ele não gostou da igreja Batista da Lagoinha ter recepcionado o Presidente da República, Jair Bolsonaro, com as devidas honras e classificou aquela igreja de sinagoga de satanás.

É óbvio que ao dizer isso ele se esqueceu das aulas de teologia, por conta de paixões ideológicas e políticas. Qualquer estudante aplicado da Bíblia Sagrada sabe que o termo "sinagoga de satanás" registrado em Apocalipse 2.9 em nada se relaciona com o episódio citado pelo Martins. É preciso muito espiritualismo acompanhado de ilusionismo teológico para fazer esta conexão entre a Igreja Batista de Lagoinha. Contextualmente, o assunto fala de inimigos da igreja e não de amigos dos fiéis. 

A respeito disso escreveu Steven J Lawson: "Em Smirna havia uma grande comunidade judaica que hostilizava fanaticamente o cristianismo [...] Cheios de ódio, os judeus tramavam agora contra os nascidos de novo. Não satisfeitos, também blasfemavam contra os crentes." 

Como não receber com honras uma autoridade que é constituída por Deus? Ponderemos sobre os textos em 1 Pedro 12.17. Portanto, esta não foi a primeira autoridade a ser recebida com honras em uma igreja e com certeza não será a última. 

Yago Martins parece ter esquecido dos primeiros três séculos da igreja, das perseguições na área política e religiosa. Como desprezar uma autoridade que luta pela liberdade de expressão, pela liberdade de culto, pela família tradicional e contra tudo o que a Palavra abomina?  

Idolatria só ocorre quando se presta culto ao ídolo. Uma saudação, uma reverência, um reconhecimento, um agradecimento, não configura adoração. A exemplo disso, todos os anos as igrejas honram seus pastores por ocasião de seus aniversários. 

Há um radicalismo pairando na cabeça de alguns cristãos que agem como se fossem influenciadores da igreja brasileira, e que parecem acreditar que todos estão interessados em todas as suas opiniões. O histerismo deles tem ares de zelo, mas não passa de um "xiitismo gospel". Ao jihad evangélico, quando para ele é conveniente, mistifica o altar e elabora uma hermenêutica falha até chegar no tabernáculo para justificar ser o púlpito um lugar mais santo. Todos eles, por uma questão pessoal, ofendem e tentam estigmatizar negativamente a todo custo os que não vivem conforme o modo que consideram que deveriam viver, os que não são afinados em seus diapasões. Jair-e-Michelle-Bolsonaro-na-Igreja-Batista-da-Lagoinha-e-a-hermeneutica-errada-de-Yago-Martins

E.A.G.

* Lawson, Steven, Alerta Final, Rio de Janeiro, CPAD, p 101
Artigo escrito por Robson Aguiar, pastor da Assembleia de Deus em Paulista [PE], de 09 de agosto de 2022.  Adaptado ao blog Belverede. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=5673698472640685&set=a.954967004513879&type=3

Nenhum comentário: