Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 29 de junho de 2022

É possível ser pastor sem ter cuidados com o rebanho de ovelhas?

A pessoa que usa o prenome pastor e não cuida de ovelhas, pessoalmente, no dia a dia do rebanho de Cristo, é falso pastor? Desculpe-me ser pesado nas palavras, penso que a tal pessoa usa indevidamente a palavra 'pastor'. 

Relembremos o chamado pastoral que Jesus fez ao apóstolo Pedro, registrado em João, capítulo 21 e versículos 15 ao 17.
"Depois de terem comido, Jesus perguntou a Simão Pedro:

- Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros me amam?

Ele respondeu:

- Sim, o Senhor sabe que eu o amo.

Jesus lhe disse:

- Apascente os meus cordeiros. 

Jesus perguntou pela segunda vez: 

- Simão, filho de João, você me ama? 

Ele respondeu:

- Sim, o Senhor sabe que eu o amo. 

Jesus lhe disse:

- Pastoreie as minhas ovelhas. 

Pela terceira vez Jesus lhe perguntou:

- Simão, filho de João, você me ama? 

Pedro ficou triste por Jesus ter perguntado pela terceira vez: "Você me ama?" E respondeu:

- O Senhor sabe todas as coisas; sabe que eu o amo. 

Jesus lhe disse: 

- Apascente as minhas ovelhas."  
Passemos do figurativo ao literal: alguém que não pisa no campo, não alimenta as ovelhas, não satisfaz sua sede, não corta a lã, não trata as feridas, pode ser considerado pastor? É claro que não! 

No ambiente religioso tal pessoa até pode ser servo de Deus e se sobressair bem no faz em outras atividades, mas pastor não é. O exercício do pastorado é uma questão de vocação, não é meramente um cargo hierárquico.  O pastor autêntico tem personalidade carismática, sente prazer em estar no meio do rebanho de Cristo, dispõe-se a visitá-las, orar por e com elas.

Sobre esta situação, é importante considerar que o uso do prenome em muitos casos não é por conta de quem o carrega, é a força da tradição da instituição eclesiástica. 

Nenhum comentário: