Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Pastorado feminino - proíbem o que Deus não proíbe?

É interessante a tentativa incansável de esconderem a concessão do dom ministerial pastoral conforme Efésios 4.11 às mulheres vocacionadas. No versículo 8, desse mesmo capítulo, está escrito: Jesus "deu dons aos homens" [anthropos]. "Homens", no grego "anthropos", é um termo usado para a espécie humana, tem o sentido que envolve o ser humano masculino e também o ser humano feminino.


Deste vocábulo, temos em nosso idioma português o substantivo "antropologia", que define o ramo científico que estuda e classifica a espécie humana em suas constituições biológicas, e dos comportamentos, agrupamentos, costumes e crenças. E, em zoologia, encontramos a palavra "antropoide", que indica animais que se assemelham ao ser humano, como o chimpanzé, gorila e o orangotango.

Se realmente houvesse restrição ao pastorado feminino, o Espírito Santo teria registrado a proibição de modo muito enfático, mais de uma vez, através dos lábios de Cristo e das redações dos apóstolos.

A Bíblia de Estudo Palavras-Chave, edição de 2011, traz em seu apêndice o excelente Dicionário Grego de Strong, compilado por Spiros Zodhiates [AMG Publishers], publicada no Brasil pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus - CPAD. Para o substantivo "homem" em Efésios 4.8, encontramos a numeração indicativa 444, e chegamos à página 2068, que contém o verbete "anthropos". A explicação, exposta aqui neste blog, resumidamente, informa: com o rosto de homem; um ser humano; um indivíduo do gênero humano, homem ou mulher, uma pessoa.  

A Bíblia de Estudo Holman, também publicada no Brasil pela CPAD, na primeira edição de 2018, contém nota de rodapé sobre Efésios 4.8, explica que Jesus é vencedor e deu dons aos seus seguidores, isto é, para homens e mulheres: "Este versículo é uma alusão ao texto em 68.18 do livro de Salmos. A essência do salmo é que um militar vencedor tem o direito de receber dons do povo por ele conquistado e que agora é seu súdito. Paulo sugere que Cristo venceu seus inimigos [pecadores não redimidos] e lhe deu dons, sendo o próprio Paulo o exemplo perfeito. Como vencedor do pecado e da morte, Cristo concede dons a seus novos e dedicados seguidores, seus cativos."

Enfim, eu noto em minhas leituras da Bíblia Sagrada que quem estabelece pessoas, ou seja organiza os portadores de dons ministeriais na Igreja [organismo espiritual], é Deus; somente Ele é capaz disso. E quem coloca essas pessoas, já estabelecidas por Deus, na Igreja [organismo espiritual] como pastor ou pastora é Cristo [1 Coríntios 12.28; Efésios 4.8,11]. E jamais haverá alguém neste mundo que conseguirá impedir tais procedimentos. O que o ser humano, na posição de líder equivocado sobre a igreja física faz, é não reconhecer o que Deus e Cristo fizeram. Essas pessoas, estabelecidas por Deus e dadas por Cristo para nós, com o propósito de nos abençoar de muitas maneiras, trabalham no Reino de Deus, mesmo que muitos líderes sejam incapazes de ver o ministério que possuem. 

► Éfeso: a igreja do amor esquecido.

E.A.G.

Postagem realizada a partir da reflexão de Cícero Ramos em sua rede social, em 30 de maio de 2022, por volta de 9 horas: https://www.facebook.com/photo/?fbid=10221712752756590&set=a.1406190683302

Nenhum comentário: