Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Deus Triúno: criador do Universo e tudo o que nela há

Deus criou todas as coisas, todo o Universo. E fez tudo maravilhosamente bem. Desde a criação do mundo, toda a Trindade esteve presente, ou seja, Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Temos essa certeza quando o Novo Testamento afirma: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus" [João 1.1-2]. O Verbo é Jesus, o próprio Filho de Deus estava presente quando o mundo foi criado. E "a terra era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre as águas" [Gênesis 1.2].

Criados à semelhança de Deus.

Além da maravilhosa presença do Deus Triúno na criação do mundo, toda a obra divina foi abençoada por Ele. Depois de criar todas as coisas maravilhosas que existem no mundo, o Criador contemplou a sua obra e constatou que tudo havia ficado muito bom. Isso inclui você e eu, fazemos parte daquilo que Ele considerou muito bom [Gênesis 1.31].

Quando trouxe o homem e a mulher à existência, Deus coroou o seu ato criativo. O ser humano é singular se comparado a todas as outras criaturas no Universo. A Bíblia relata que o ser humano é totalmente único e excepcional, dentre todas as criaturas existentes. Somos os únicos seres moldados à imagem e semelhança do Criador. Temos a capacidade de sermos amigos dEle, de nos comunicarmos com Ele como uma pessoa faz com outra. 

Nós somos feitos de algo incomum - o pó da Terra, mas além disso o Criador adicionou no ser humano um integrante extraordinário, que é o seu próprio fôlego, gerando em nós a vida [Genesis 2.7]. Dotou-nos de consciência e capacidade de raciocínio lógico, algo que nenhum outro ser vivo possui. E então pôs o homem como administrador de tudo o que fora criado. 

O Criador se revela a nós, quer ter um relacionamento íntimo com cada pessoa e nos fazer entender perfeitamente o propósito da nossa existência. Cumprimos o propósito quando servimos o nosso Criador. 

Todas as coisas foram perfeitamente criadas e colocadas em seus devidos lugares.

Os cientistas sabem que o nosso planeta está à distância correta do Sol para se beneficiar do seu calor. Um pouco mais perto, e toda a água evaporaria como em Vênus. Só um pouco mais longe, e tudo congelaria como acontece em Marte. A Terra tem o tamanho exato para gerar a pressão certa da gravidade. Se tivesse menos, tornaria tudo estéril e sem peso como na Lua e, se tivesse mais gravidade, capturaria gases venenosos que sufocariam a vida como acontece em Júpiter.

Com o evento do pecado humano, a Terra sofreu as consequências disso, mas a criação de Deus continua sendo boa. O que não é bom é o que o ser humano tem feito com o planeta que o Criador nos deu para administrar. A Terra está ficando cada vez mais quente devido ao progresso desordenado e os interesses econômicos que desrespeitam a natureza. A responsabilidade ambiental é uma realidade que precisa ser enfrentada por todos, não apenas pelos governantes, pois o mundo sucumbe por causa do nosso descaso com a obra do Criador.

A Terra é um planeta lindo que o Senhor criou para que dele cuidássemos e não apenas para que dele nos servíssimos até a sua exaustão. Não adore a natureza como se fosse um deus, mas faça do seu cuidado um ato de adoração ao Deus Triúno. Ajoelhados diante dEle, agradeçamos por sua maravilhosa criação.

Conclusão.

No princípio não havia beleza alguma, a Terra era sem forma e vazia, nela havia confusão, vazio, inutilidade. A matéria era discordante e desorganizada. E o Criador, em sua triunidade pôs ordem em tudo. Com isso, traçamos um paralelo para dizer que mesmo que seu coração possa parecer caótico, vazio e sem forma, pareça ser um conjunto de concepções embaraçadas, exatamente como não deveria ser, ainda assim o Criador olha para você e vê graça na sua existência. O que Ele mesmo criou em você, Ele contempla, considera e se deleita. E sobre o pecado que habita em sua natureza, Ele viabilizou a obra expiatória de Jesus Cristo na cruz, para que possa escapar da condenação eterna. Deixe-o trabalhar em seu espírito, alma e corpo. 

Bíblia de Estudo de Avivamento e Renovação Espiritual, comentário de Enéas Tognini, edição 2009, Barueri, São Paulo - SP [Sociedade Bíblica do Brasil - SBB].
Bíblia de estudos e sermões de Charles Haddon Spurgeon. Edição 2018, impressão 2021 Bacacheri, Curitiba - PA. [Publicações Pão Diário].  
Bíblia Devocional de Estudo. Edição 2000. Niterói - RJ. [Fecomex]

Nenhum comentário: