Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 11 de maio de 2022

Existe gente super crente?

Em todas as circunstâncias, o cristão precisa estar preparado para discernir o que escuta e lê, nem todas as citações sobre Deus, Cristo e a doutrina cristã estão de acordo com as Escrituras Sagradas. O inimigo de nossas almas se aproxima sorrateiramente de cada um de nós, faz uso de formadores de opinião com destaque na mídia, como usuários de redes sociais da internet, artistas, professores universitários e jornalistas com o fim de arrastar a alma daquele que crê em Cristo ao secularismo, radicalismo religioso e desvios doutrinários relativos ao cristocentrismo. Apresenta diversas superstições e preconceitos, aborda temas como astrologia, idolatria, espiritismo, orgulho à placa denominacional, adivinhações. Ataca a comunidade cristã com sofismas, tanto pelo lado exterior quanto  pelo lado de dentro da igreja.

Religião vazia.

Desde os primórdios da Igreja de Cristo acontecem infiltrações no meio religioso com o propósito de corromper a sã doutrina. Através da distorção das Escrituras Sagradas surgiram diversas seitas tanto no ministério de Paulo, como de Pedro e João, impelidas por Satanás a ganhar almas para o reino das trevas [Atos 20.28-30; 2 Pedro 2.1,2; 1 João 4.1].  

Assim como Cristo refutou as investidas malignas do diabo usando a Palavra de Deus, de maneira clara, é necessário que todo cristão tenha voz e capacidade para explicar a todos a razão da sua fé. Com ousadia, é indispensável lutar contra as investidas satânicas e estender as mãos para ajudar toda pessoa a adquirir discernimento espiritual, para então identificar o joio no meio do trigo e dissipar  confusões doutrinárias para prosseguir na fé vivendo conforme as orientações do cristianismo autêntico.

No ano de 2003, a editora Mundo Cristão trouxe ao mercado evangélico o livro Super Crentes, cujo autor é Paulo Romeiro. A obra abordava a grave distorção da doutrina bíblica por um movimento interdenominacional que foi intitulado "teologia da prosperidade". Seus líderes, apregoavam que bastava emitir uma confissão para livrarem-se das aflições desse mundo, alguns declaravam que doença e pobreza eram sinais que o enfermo e o pobre não possuía fé em Deus. 

Sobre a pregação da "teologia da prosperidade", tive a oportunidade ler algo no dia de hoje: "Falsa é a lógica do 'eu posso tudo'.  Não podemos tudo. Ter limites não significa fracasso pessoal. Acreditar não ter limites é insensatez. Há somente um que é onipotente e ilimitado. Não sou eu e nem é você. Cuidado com o excesso de positividade. Em Deus somos mais que vencedores, sim. Mas isso não é sinônimo de viver a vida cristã na dimensão da ausência da fraqueza pois somos fracos e limitados ao tempo e ao espaço. Errônea é a teologia do fracasso mas igualmente mentirosa é a teologia da onipotência humana". [Cicero Ramos].

A presença e o poder de Deus.

Este assunto é profundo. Somos limitados e até limitantes, mas se estamos em Cristo, e cremos na revelação dita por Ele que "tudo é possível ao que crê", a perspectiva de vida é expandida ao sobrenatural cuja origem está em Deus. O contexto da frase é o assunto das riquezas. Lucas 18:24-25... Após conversar com um jovem apegado aos bens materiais, Jesus disse que é mais fácil o camelo passar pelo fundo [furo?] da agulha do que o rico entrar no céu, E depois arrematou a declaração dizendo que nada é impossível para Deus. Falamos de dinheiro versus amor ao dinheiro. Poderíamos dizer sobre qualquer outra coisa, e perceberíamos que o causador de limites é o ser humano e nunca Deus. 

Conhecendo o amor e o poder ilimitados de Deus.

Ao ler Salmos 89.7 na tradução bíblica Almeida Revista e Corrigida [ARC], encontramos este texto: "Deus é em extremo tremendo na assembleia dos santos..." Pesquisando o versículo, chegamos à percepção que o Senhor é o Ser completamente poderoso, cuja dimensão em todos os sentidos ultrapassa a nossa condição de imaginá-lo como e quão grande Ele é. Sem considerar a incomparável grandeza do Criador, a nossa fé o torna menor, e é assim que a maioria dos crentes se relaciona com o Todo Poderoso. Apequenado... Ninguém o fará pequeno jamais, mas o considerando reduzido em essência e poder, o cristão não receberá dEle tudo o que Ele tem para manifestar em seu atributo de Abençoador.

Orações e respostas.

Existe um bloqueio maligno contra a nossa fé que o inimigo das nossas almas usa frequentemente. O diabo incita o crente a acreditar que Deus não quer nos abençoar. Mas, onde está escrito na Bíblia que Deus se nega a dar suas bênçãos? 

Em 2 Coríntios 12.9-11 encontramos o relato da oração de Paulo. Ali, o apóstolo conta que pediu ao Senhor que o livrasse de um problema não especificado que o atormentava. Deus o respondeu, mas ele não obteve de Deus a resposta esperada. O Senhor lhe disse que a graça divina era o bastante que precisava para continuar vivendo, porque o poder divino se aperfeiçoava naquela fraqueza que o incomodava. 

Outros textos sobre oração, abordam a questão da oração com intenções egoístas [Tiago 4.3] e casos de solicitação com resposta em tempo oportuno [Hebreus 11.6]. Sobre o momento ideal para receber uma bênção específica e o egoísmo, o fato é que quando o crente vive como Enoque viveu neste mundo, até ser arrebatado sem conhecer a morte porque era pessoa agradável aos olhos de Deus [Hebreus 11.5], o entrosamento entre Criador e criatura não é coisa medíocre. 

Enoque experimentou uma relação extraordinária com Deus. E sendo o contato entre o crente e Deus acima do comum, a mentalidade desse crente é de alguém sempre altruísta, disposto a compartilhar com todos as bênçãos recebidas e seus dias são vividos de tal maneira que seus desejos são compatíveis aos desejos do Senhor, os seus passos e direções estão no mesmo ritmo e objetivo do Altíssimo. 

Meditações sobre a maravilhosa graça.

A minha interpretação sobre a graça que o apóstolo tinha da parte de Deus é resultado de alguns anos meditando nesta passagem, somada ao que consta no livro Maravilhosa Graça, de Philip Yancey e na obra homônima escrita por José Gonçalves, comentarista das revistas Lições Bíblicas, publicas pela CPAD. É difícil expressar em palavras o que tenho em mente, então faço uma ilustração comparativa. A situação de Paulo seria como de um mendigo, pedindo uma esmola desprezível, como uma moeda que não possui nenhum poder aquisitivo, sendo que ele recebeu de Deus uma fortuna impossível de ser gasta inteiramente por ele e por seus herdeiros. Paulo não precisava orar solicitando ao Senhor que resolvesse um problema, porque o Senhor já havia resolvido sua situação.

Você pode!

Em determinada ocasião, tive uma conversa muito esquisita com uma irmã, que, infelizmente, hoje está afastada dos caminhos do Senhor. Ela me dizia que não existia nenhum homem fiel em seu matrimônio e eu a contestei. Perguntei se ela acreditava que o sacrifício de Cristo na cruz havia sido bem sucedido. Ela afirmou acreditar. Então comentei que se Jesus veio como o Cordeiro de Deus capaz de tirar o pecado do mundo, também transforma o pecador em pessoa convertida, maridos infiéis em fiéis, liberta o coração propenso ao adultério do ato de infidelidade conjugal.

Nós constantemente olhamos para os espinhos, nos incomodamos com os arranhões e esquecemos de olhar para a graça maravilhosa que Deus nos deu. Quando acontece isso, não nos tornamos super crentes, mas chegamos à estatura de Cristo, isto é, na mesma altura espiritual de Cristo... Parece heresia, não é? Se fosse, o autor desta heresia seria Paulo [Efésios 4.13].

Sejamos reverentes e agradecidos.

Terminando essa reflexão, reafirmo minha convicção dizendo que não existe super crente, mas existe crente que tudo pode em Cristo. Daí vem aquele louvor da Igreja Primitiva: "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" 

Nenhum comentário: