Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 5 de março de 2022

Vivendo a vida abundante

Para que vivamos uma vida abundante precisamos aprender com a Palavra de Deus algumas lições contidas na Carta de Paulo aos crentes de Colosso. Conheça cinco passos para alcançar uma vida vitoriosa. 

1. Buscar as coisas que são de cima. "Portanto, se vocês foram ressuscitados juntamente com Cristo, busquem as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensem nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra. Porque vocês morreram, e a vida de vocês está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a vida de vocês, se manifestar, então vocês também serão manifestados com ele, em glória" [3.1-4].

O texto é bem claro em nos alertar a buscar e a pensar nas coisas celestiais. A Bíblia relata que certa vez Jesus estava ensinando em uma sinagoga, quando uma mulher possuída por um espírito de enfermidade há dezoito anos, se aproximou dEle. A mulher andava encurvada e de nenhum modo podia endireitar-se. Espiritualmente, muitos cristãos estão encurvados, distraídos com as coisas do mundo, buscando apenas as coisas materiais. Cabisbaixos, não enxergam a promessa de Deus para suas vidas, não conseguem ver o Senhor Jesus.

No relato de Lucas, em 13.10.17, está escrito que Jesus viu a mulher encurvada, chamou-a e disse a ela: "Mulher, você está livre da sua enfermidade" [versículo 12]. Todos os cristão também podem, pela fé, ouvir Jesus ordenando a levantar a cabeça, animar-se, e firmar os seus objetivos pessoais. Receba de Deus a força e a sabedoria para fazer deste o melhor momento da sua vida. A ordem do Mestre vale ao campo espiritual, mas também é válido ao físico.

2. Ter o novo nascimento. "Portanto, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena: imoralidade sexual, impureza, paixões, maus desejos e a avareza, que é idolatria; por causa destas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Vocês também andaram nessas mesmas coisas, no passado, quando viviam nelas. Agora, porém, abandonem igualmente todas estas coisas: ira, indignação, maldade, blasfêmia, linguagem obscena no falar. Não mintam uns aos outros, uma vez que vocês se despiram da velha natureza com as suas práticas e se revestiram da nova natureza que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que a criou. Aqui não pode haver mais grego e judeu, circuncisão e incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre, mas Cristo é tudo e está em todos. Portanto, como eleitos de Deus, santos e amados, revistam-se de profunda compaixão, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência" [3.5-12].

A afirmação de Jesus a Nicodemos continua ecoando nos dias atuais: "É necessário nascer de novo" [João 3.7]. Se você não renasceu em Cristo, sua vida é como uma folha seca, sem a graça de Deus, sem vida, sem o poder emanado do Espírito Santo. Quem não é renascido não pode ver e nem entrar no reino de Deus.

3. Tolerar e perdoar uns aos outros. "Suportem-se uns aos outros e perdoem-se mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem também uns aos outros" [3.13].

Durante a trajetória da nossa vida, todos nós temos que suportar uns e perdoar outros. Você sabe suportar aqueles que te aborrecem ou irrita-se constantemente? Sabe perdoar seus inimigos? É importante não guardar mágoas. A Palavra de Deus nos recomenda: "Meus amados, não façam justiça com as próprias mãos, mas deem lugar à ira de Deus, pois está escrito: 'A mim pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.' Façam o contrário: 'Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber; porque, fazendo isto, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele' Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem" [Romanos 12.19-21].

4. Revestir-se do amor. "Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição" [3.14].

O capítulo 13, da primeira carta do apóstolo Paulo aos cristão de Corinto diz que o verdadeiro amor é paciente, bondoso, não se inflama em ciúmes, não se orgulha, não é soberbo; tudo espera, tudo crê, tudo suporta. 

Se obedecermos aos dois mandamentos do Senhor, que é amar a Deus acima de todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos, com certeza, essa decisão ficará marcada para sempre em nossas vidas. O amor é a prova de que somos realmente discípulos de Jesus Cristo [João 13.35; 15.12]. Que o nosso amor seja sincero [Romanos 12.9]. 

5. Fazer tudo em nome do Senhor. "E tudo o que fizerem, seja em palavra, seja em ação, façam em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai" [3.17]. 

Nós, cristãos, estamos convocados por Jesus Cristo a propagar o Evangelho a toda criatura, pregando e ensinando sobre o plano da salvação aos que ainda não tiveram a oportunidade de livrar-se da escravidão do pecado. Alguns cristãos são chamados especificamente para missões transculturais, enquanto outros a permanecerem no círculo social de sua cidade natal, entre parentes, vizinhos, amigos e colegas de emprego. Onde você estiver, anuncie o Salvador, ao anunciá-lo use o nome de Jesus em suas atitudes e palavras pois o nome do Senhor está revestido de poder, e o conduz à vida abundante [Mateus 28.18-20].

E.A.G.

Nenhum comentário: