Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 22 de março de 2022

A operação camicase de Volodymyr Zelensky

20 de maio de 2019
Zelensky comemora vitória eleitoral 

Volodymyr Zelensky age como um camicase, parece querer que seus concidadãos e países europeus o acompanhem em seu trágico voo. Quem quer ir com ele? Pense bem! A viagem é na primeira classe e de graça.


Camicase: Termo do idioma japonês, kamikase, cujo significado é "vento providencial ou vento divino; de kami (deus) e kase (vento) - alusão aos tufões que dizimaram as forças mongóis quando tentaram invadir o Japão em 1274 e 1281. O termo foi usado para designar os pilotos japoneses de aviões de combate que, no fim da Segunda Guerra Mundial, agiram em missão de autodestruição nos momentos finais da campanha do Pacífico. Eles eram pilotos treinados para executar missões suicidas, em que deliberadamente se lançavam, com sua aeronave carregada de explosivos, sobre os navios inimigos. 

Na data de hoje, 22 de março, segundo repórteres da Al Jazeera, ocorreram confrontos violentos por terra e muitas explosões em torno da capital ucraniana Kiev. E do outro lado, na cobertura da Reuters, durante uma entrevista um assessor da Zelensky evitou relatar baixas e estragos dessas batalhas sangrentas, disse que um ataque russo a Kiev seria suicídio.

Em 20 de maio de 2019, os resultados do segundo turno das eleições presidenciais do Leste Europeu na Ucrânia foram previamente anunciados - depois que 95% dos votos foram contados, tendo taxa de apoio de 71,17%, o candidato presidencial de 41 anos Volodymyr Zelensky, aos 41 anos de idade, foi reconhecido como presidente daquele país. Naquela ocasião, especialistas em política comentaram: "Uma eleição presidencial é coisa muito séria, como pode ser relacionada aos comediantes? Os dois estilos não combinam. Ele não tem experiência política e só interpretou o presidente na televisão!"

Depois de fazer muitos filmes, trocar a fama das artes cênicas para se tornar presidente, as habilidades de atuação de Zelensky não surtem bons êxitos. O ex-comediante deveria se recusar a ser o fantoche dos membros da OTAN.  

Era esperado que o governo de Joe Biden socorresse a Ucrânia neste conflito com a Rússia. Mas o presidente dos Estados Unidos, deu um pronunciamento claro: "não importa qual seja a atitude de outros membros da OTAN, a América não enviará tropas para a Ucrânia". Em coletiva de imprensa, um repórter perguntou a Peskov, porta-voz do governo russo: "se um país da OTAN lançar uma operação de manutenção da paz em território ucraniano, como a Rússia responderá?" Peskov informou que, segundo a disposição firme de Vladimir Putin, a Rússia responderá imediatamente e que os países membros da OTAN sofrerão consequências que nunca ocorreram na história.   

O aviso ao estilo russo foi duríssimo, todos consideram o temperamento de Putin, ninguém se atreve a testar a Rússia. E se a Rússia realmente lançar armas nucleares sobre a Europa? Na atualidade, o único país do mundo que foi atingido por armas nucleares é o Japão. Os Estados Unidos e os países da OTAN nunca experimentaram isso. 

Neste cenário preocupante, a síntese da situação de Zelensky e da nação ucraniana é muito trágica. Zelensky e os ucranianos lutam praticamente sozinhos. Mas Zelensky não age pensando no bem do seu povo, não toma a decisão de fechar um acordo com Putin. Ele continua diante das câmeras enviando vídeos à internet. 

Zelensky já deveria ter firmado um acordo com a Rússia e promovido o retorno da vida tranquila à sociedade ucraniana. Mas por qual motivo nega-se a fazer isso? 

Algumas coisas são óbvias demais. Todo artista gosta de ser o centro das atenções. A veia artística de Zelensky deve pulsar forte em seu coração e provavelmente o arrasta para a frente das câmeras. O cenário da guerra é desolador, a realidade cruel assola o país, porém seus olhos só enxergam os views, os números altos de visualizações de seus discursos sobre o conflito. Ao perceber que a fama regional agora é mundial, se enche de entusiasmado. 

Então, para que o estado crítico se deteriore ainda mais, uma parcela significativa da imprensa o apresenta como herói. Ao invés de tomar a atitude pela pacificação, tal qual mariposa cega Zelensky prefere viver em círculos ao redor do brilho de holofotes. Pobres ucranianos, são exemplos de como um voto errado pode custar muito caro! 

Nenhum comentário: