Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 1 de março de 2022

Conflito na Ucrânia: Rússia bombardeia Praça da Liberdade de Kharkiv e teatro

Comboio russo em direção a Kiev fez pouco
 progresso, segundo Ministério da Defesa
 do Reino Unido
.
Segundo artigo postado no portal da BBC, mísseis e foguetes russos atingiram o coração cultural da segunda maior cidade da Ucrânia, no que autoridades disseram ser um ataque mortal e "cruel".

Um teatro, uma sala de concertos e escritórios do governo foram atingidos na Praça da Liberdade, no centro da cidade de Kharkiv, no nordeste do país. Ao menos 20 pessoas, inclusive uma criança, ficaram feridas. As autoridades não informaram o número de mortos.

O ataque ocorreu quando o presidente da Ucrânia disse que a Rússia estava cometendo crimes de guerra. "Este é o preço da liberdade", disse o presidente Volodymyr Zelensky. "Isso é terror contra a Ucrânia. Não havia alvos militares na praça, nem nos bairros residenciais de Kharkiv que estão sob fogo de artilharia de foguetes", acrescentou.

Imagens de vídeo mostraram um míssil atingindo o prédio do governo local e explodindo, causando uma enorme bola de fogo e explodindo as janelas dos prédios ao redor. Um estudante indiano morreu neste ataque. 

Kharkiv tem sido fortemente bombardeada há dias. O governo da Ucrânia acusa a Rússia de tentar sitiar Kharkiv e outras cidades, incluindo a capital Kiev, onde um enorme comboio blindado russo se aproxima.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse que o mundo deve fazer mais para punir a Rússia pelo ataque "bárbaro" à Praça da Liberdade e bairros residenciais, acusando o presidente russo Vladimir Putin de cometer "mais crimes de guerra por fúria, assassinando civis inocentes".

O sexto dia da invasão da Ucrânia pela Rússia viu ataques contínuos em várias frentes, mas o avanço russo teria sido retardado pela resistência ucraniana. Pessoas na cidade de Kherson , no sul , dizem que agora está cercada, e o prefeito de Mariupol , uma cidade portuária também no sul da Ucrânia, diz que sofreu bombardeios implacáveis ​​durante a noite.

Imagens de satélite mostraram um comboio militar russo de 64 quilômetros de comprimento serpenteando em direção à capital, Kiev. Sirenes de ataque aéreo tocaram outra vez na manhã de terça-feira. O comboio inclui veículos blindados, tanques, artilharia e veículos logísticos, e está a menos de 30 quilômetros de Kiev, e parece ter desacelerado nas últimas 24 horas.

O chefe da Otan, Jens Stoltenberg, acusou nesta terça-feira o presidente russo, Vladimir Putin, de "destruir a paz na Europa", enquanto o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, acusou a Rússia de "práticas bárbaras e indiscriminadas ... de enviar mísseis a prédios para matar crianças".


Com informações da BBC. Artigo "Ukraine conflict: Russia bombs Kharkiv's Freedom Square and opera house" - https://tinyurl.com/russia-ucrania-vitimas

Nenhum comentário: