Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 7 de março de 2022

3 maus conselhos aos que querem se casar

Na Bíblia Sagrada, o matrimônio é apresentado como uma instituição divina pela qual um homem e uma mulher se unem por amor numa comunhão social e legal com o propósito de estabelecerem uma família (Gênesis 1.27-28; 2.18-24). É permanente e só pode ser dissolvido pela morte (Romanos 7.2-3) ou, excepcionalmente, pelo divórcio (Mateus 19.3-9).

As páginas do Novo Testamento são ricas em  aconselhamentos aos casais, solicitam que o homem e a mulher mantenham a pureza no matrimônio. O casamento é apresentado como um substituto para o pior estado que uma pessoa pode se encontrar, ou seja, solteira em intercurso sexual ilícito.

Desde os primórdios, houve dois estágios no casamento judaico: o noivado e o casamento propriamente dito. O noivado era uma promessa de casamento  (Deuteronômio 20.7). Um homem noivo tinha isenção do serviço militar. A mulher noiva era vista como se já fosse casada.

Há nas redes sociais o lamentável compartilhamento de três desatinos aos que sonham em contrair a união conjugal. As desorientações induzem namorados e noivos e adotarem comportamentos que enfraquecem a unidade de marido e mulher. Logo abaixo, exponho-as seguidas das minhas refutações.  

1 - Não troque de nome ao casar.

Por qual motivo não trocar o nome ao casar? Será pelo fato de olhar para a pessoa que se pretende casar e já estar considerando como futuro ou futura ex? Com esse pessimismo, a separação parece ser inevitável! 

No Brasil, é permitido por lei que quando duas pessoas decidem se casar, façam a mudança do sobrenome caso desejarem, e, se fizerem a alteração podem retirar algum sobrenome que já tinham.  Se a Bíblia declara que quando duas pessoas se casam elas se tornam uma só pessoa diante de Deus, não existe nada que impeça um casal de fazer a mudança com o propósito de destacar o parentesco conjugal.

2 - Não tenha conta conjunta.

É um absurdo estar casado e fazer questão de que não exista entre os cônjuges uma conta corrente conjunta. A preocupação em não haver finanças em comum é sinal que o amor maior na vida do casal, ou apenas em um dos dois, é ao dinheiro e não ao companheiro ou companheira. Assim a união está fadada à ruína, pois o egoísmo e a avareza esfriam o afeto mútuo que deve existir no casamento.

 3 - Não construa no terreno da sua sogra.

O que pensar e falar sobre os estereótipos nora e sogra? Se uma nora não é capaz de conviver em paz com a sogra, e a sogra é alguém que se intromete no casamento do filho, a situação não é pretexto para que as esposas se indisponham com a mãe da pessoa que escolheu para conviver como marido. Não é porque possa haver um casamento desestabilizado pela falta de respeito entre nora e sogra que todos os casamentos se desestabilizarão pelo mesmo motivo.

Lembramos que a palavra casamento é derivada de "casa", enquanto que matrimônio a derivação é o radical mater ("mãe"), enquanto que patrimônio procede de "pai". O imóvel adquirido com escritura lavrada em cartório é um documento que traz ao casamento estabilidade emocional e financeira, portanto é natural para uma família o desejo de obter a casa própria. 

Nenhum comentário: