Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Por que os cristãos devem se posicionar contra o aborto?

Um “aborto” acontece quando um “conceito” morre. O vocabulário, “conceptus” é um termo geral para a vida antes do nascimento crescendo no útero da mãe. Especificamente, os médicos costumam falar da união de um espermatozoide e um óvulo como um “zigoto”. Um zigoto em crescimento é um “embrião”. Quando o embrião atinge cerca de sete semanas de idade, é chamado de “feto”. Porém, “feto” é geralmente usado no debate sobre o aborto para descrever toda a vida no interior do útero. 

No Brasil, o aborto induzido é considerado crime contra a vida humana previsto pelo Código Penal Brasileiro. Fazer um aborto induzido tem como consequência a detenção de um a três anos para a mãe que causar o aborto ou que dê permissão para que outra pessoa o cometa. No entanto, o Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940, em seu artigo 128, esclarece que aborto é considerado legal quando a gravidez é resultado de abuso sexual ou coloca em risco a saúde da mulher.

No último dia 21, a Colômbia surpreendeu o mundo, porque a maior parte da população é católica, ao descriminalizar o aborto nas primeiras 24 semanas de gravidez, uma decisão inédita no país, de maioria católica. Com a legalização, as colombianas poderão decidir sobre a interrupção da gestação por qualquer motivo até o sexto mês de gravidez.

É cada vez mais comum entre os jovens o erro de relacionar-se sexualmente fora do compromisso do casamento e depois a garota ver-se grávida sem que haja intenção e nenhum planejamento de criar uma criança. Neste momento difícil, reconsiderar a rejeição do feto é o melhor caminho a ser seguido, pois é um erro acabar com a vida humana, que é sagrada para Deus. Muitos casais planejam adotar um bebê, logo é importante orar e considerar cuidadosamente a opção de enviar a criança à adoção, dando-lhe a chance de crescer em um lar atencioso e amoroso. 

Por que o cristão deve se posicionar contra o aborto? 

Com leis sobre o aborto variadas em diversos países, cabe ao cristão observar o que a Bíblia diz sobre a questão. Deus fala de maneira bastante clara na Bíblia a respeito do valor das crianças que ainda não nasceram. O Criador concedeu a nós a vida e nos ordena que não tiremos a vida de uma pessoa inocente (Êxodo 20.13; Jeremias 7.5). Tirar a vida de alguém que ainda não nasceu, sem dúvida é um ato de homicídio. Deus "não me matou no ventre materno. Então a minha mãe teria sido a minha sepultura" (Jeremias 20.17).

A Palavra de Deus nos diz que Ele criou pessoalmente cada um de nós e tem um plano para a vida de cada um. A vida é um dom concedido pelo Criador e não deve ser tirada por meio do aborto ou quaisquer outras maneiras.

Quando a vida começa?

"Antes de formá-lo no ventre materno, eu já o conhecia; e, antes de você nascer, eu o consagrei e constituí profeta às nações" - Jeremias 1.5. 

"Mas, quando Deus, que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça..." - Gálatas 1.15.

"Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no ventre de minha mãe' [...] 'Graças te dou, visto que de modo assombrosamente maravilhoso me formaste' [...] 'Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles ainda existia'" - Salmos 139.13-16.

"'As tuas mãos me plasmaram e me fizeram' [...] 'De pele e carne me vestiste e de ossos e tendões me teceste. Tu me deste vida..." - Jó 10.8,11,12.

Assim diz o Senhor , que o criou e formou desde o ventre materno, e que o ajuda..." - Isaías 44.2.

"Aquele que me formou no ventre de minha mãe não os fez também a eles? Ou não é o mesmo Deus que nos formou no ventre materno?" - Jó 31.15.

A Bíblia fala que a vida de cada criatura e o fôlego de toda a humanidade está nas mãos de Deus (Jó 12.10). Visto que o ser humano é formado à imagem do próprio Criador (Gênesis 1.27) cada vida é muito preciosa para Ele (Salmos 127.3). Deus inclusive chama os filhos dos homens de seus próprios filhos (Ezequiel 16.20-21). 

Dois erros não fazem um acerto. 

É necessário destacar que a opção pró vida é bíblica e que o feto não é uma extensão da mãe. Embora o feto precise do útero materno e tenha uma relação simbiótica com a mãe, ele é um ser independente. Logo, a mãe não tem o direito de tirar-lhe a vida. 

Nos dias atuais, é comum pensar no aborto como uma resposta simples para uma situação inconveniente, sem que se considere que a interrupção da gestação é uma questão muito séria. Certa vez, o evangelista Billy Graham se pronunciou sobre isso, assim: "O feto não é uma massa de tecido, ele é um ser humano aos olhos do Criador".

E.A.G.

Nenhum comentário: