Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Solidão - três maneiras para superar esse sentimento

A vida de muitas pessoas está cheia de ocupações, relações diversas nas esferas presencial e virtual, da pressão sobre a expectativa dos outros. Porém, nem a maior ocupação do mundo garante que alguém não se sinta solitário.

A solidão faz a pessoa pensar que ninguém se preocupa com ela e que não seja capaz de encontrar um relacionamento sério. Solidão é presumir que ninguém está interessado em ouvir seus planos ou ter a paciência para compreender o que se passa no âmago do seu coração.

Provavelmente, se a solidão não for identificada e tratada evoluirá para uma depressão. Neste estágio, a luta para reverter o quadro é mais difícil. O cristão depressivo tem uma guerra interior a enfrentar. É interesse de Satanás mantê-lo desanimado durante todos os dias da sua existência. Tentador e ardiloso, o inimigo sabe exatamente como agir para intensificar as dores da solidão na vida do servo de Deus: para causar o sedentarismo, usa o estresse, a ansiedade, o medo.

Os sussurros sutis do diabo gritam alto quando o crente isola-se. Contudo, há poder na Palavra de Deus para combater todas as emoções negativas e para desmantelar os esquemas e planos diabólicos. 

"Que a vida de vocês seja isenta de avareza. Contentem-se com as coisas que vocês têm, porque Deus disse: "De maneira alguma deixarei você, nunca jamais o abandonarei" - Hebreus 13.5. A realidade é que sempre estamos envolvidos pelo amor e cuidado do Pai celeste em todos os dias da nossa vida. O cristão fiel é servo de um Deus que jamais o despreza; não o abandona em nenhum momento, o que é um alívio glorioso!

O inimigo quer que acredite estar abandonado e permaneça triste, mas você não está só. Saiba que há ao menos duas maneiras de estar na presença de Deus: adoração, comunhão e oração.

• O Salmo 22 em seu terceiro versículo declara que o Senhor habita no meio dos louvores. Então, ponha uma música de adoração no ambiente que estiver, levante suas mãos, adore ao Senhor com o coração aberto ao Espírito Santo. 

• Mateus 18.20 ensina-nos que ao estar em companhia fraternal de irmãos e irmãs que comungam a nossa fé em Deus, gente que amamos, o Senhor também se faz presente.

• A oração é um antídoto contra o veneno da solidão. A vida de Jesus enquanto ser humano é uma exemplo para nós. Creio que devemos imitar tudo o que Jesus escolheu fazer durante o Seu tempo na terra, Ele tinha o hábito de orar sozinho. Nós também podemos buscar a Deus em oração desacompanhados. Em sua sabedoria, o Senhor permite que muitos passem épocas de vida solitária, para que o tempo seja usado proativamente em preces ao Senhor. Tal atitude foi benéfica ao Mestre e é um benefício para quem agir de igual modo. Jesus é nosso Amigo e quer que reconheçamos sua amizade como a mais importante, por isso podemos nos sentir tranquilos para falar com Ele a qualquer momento do dia ou da noite e em qualquer lugar. 

Portanto, para afastar para sempre o sentimento de estar só, é importante louvar a Deus constantemente, manter a comunhão com os irmãos e irmãs da fé cristã e orar ao Senhor em ambiente particular. 

Enquanto se sente só, você pode alienar-se, ou pode cumprir o plano de Deus para a sua vida. 

Artigo baseado em "Feeling Lonely? There Are Really Only 2 Choices" de Carol McLeod -  https://www.charismamag.com/life/women/51579-feeling-lonely-there-are-really-only-2-choices

Nenhum comentário: