Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

A receita bíblica para você ser realmente feliz

Muitas pessoas vão levando a vida de lá e para cá, sem saber para onde vão, são como nuvens levadas pelo vento; ainda que muitas vezes persigam grandes objetivos com bastante persistência, não chegam ao destino que desejam porque na verdade seguem pela estrada errada.

Será que existe alguma receita para viver bem? 

Quando alguém está sedento, passa por um quadro de necessidade orgânica. O melhor a fazer é beber um copo cheio da pura e cristalina água potável, pois o líquido tem absorção rápida no organismo e atende às carências biológicas do corpo humano, traz equilíbrio para a perda de sais minerais e evita a desidratação. A necessidade está relacionada à uma carência fisiológica, como por exemplo: a fome e o sono. Então, é válido ponderar se o que sentimos é necessidade ou desejo. Ambos são importantes em nossas vidas, mas são diferentes um do outro. O desejo é uma vontade de realizar ou suprir algo que acreditamos nos tornará mais felizes ou com uma imagem melhor na sociedade. 

Encontrar a felicidade tem sido uma inquietação essencial para muita gente que experimenta dificuldades e alimenta sonhos. Depois de ganhar o seu segundo Oscar, o ator Denzel Washington disse à sua família: "Eu falei à vocês que se eu perdesse nesta noite, iríamos para casa celebrar. E se ganhasse, faríamos o mesmo." O ator, que é cristão e filho de pastor, demonstrou confiar que Deus o ama tanto em momentos de bênçãos  quanto em circunstâncias de decepções.

São muitos tipos de estímulos que encontramos o tempo todo em nossos dias. Veja dois exemplos: compre o novo smartphone e comece a pagar a partir de 30 dias; compre o automóvel zero quilômetro sem entrada e em 120 prestações. Além do consumismo, existem estimulantes que apelam ao sensualismo, vícios, traições amorosas, religiosidade sem Jesus Cristo. Muitos obedecem essas vozes indutoras, sem se lembrar que Satanás também fala. Falou com Eva no jardim do Éden e com Jesus (Gênesis 3.1 e Mateus 4.1-11). Satanás pode querer estimular você, aproveitando os anseios do seu coração, confundindo o certo e o errado, o que é apenas seu desejo e qual é a sua real necessidade (2 Coríntios 2 Coríntios 11.14). 

Bênçãos aos fiéis

Deus diz ao seu povo como este deve viver. A Bíblia é uma bússola segura para nos orientar na vida e nos tornar felizes em todas as circunstâncias. Para não errar precisamos buscar a voz de Deus e obedecê-la. Para ser feliz, toda a instrução de Deus deve ser absorvida pelo intelecto e pela alma da pessoa, isto é, precisa haver a completa assimilação, ser parte integral do indivíduo, após aprendida deve ser passada adiante. 

Em Deuteronômio 11.18-21 está registrado parte de um discurso que Moisés fez ao povo de Israel após liderá-lo por quarenta anos em sua migração no deserto, escapando da escravidão no Egito e em busca de uma terra boa e rica que Deus lhe prometera. Foi um longo sermão em que Moisés expôs aos israelitas as promessas de bênçãos para cada área da sociedade se eles obedecessem às suas leis; lembrou-lhes tudo o que Deus havia feito por eles e também o que esperava deles daí em diante. Trata-se do material básico de tudo o que Deus ensinou, primeiro a Israel e depois para nós por meio da Bíblia toda, justamente para responder à pergunta: o que fazer para viver bem?

Jesus disse que o mandamento contido em Deuteronômio 6.4-9, sobre o amor a Deus juntamente com o amor ao próximo como a si mesmo, são os mais importantes (Mateus 22.37-40).

Conclusão

Muitas vezes pensamos que para ouvir a voz de Deus é preciso acontecer algo extraordinário. Deuteronômio 4.12 mostra que, quando Deus falava, não havia forma alguma, apenas se ouvia a sua voz. Você pode ouvir a voz de Deus lendo a Bíblia, indo a um culto, ouvindo uma mensagem de um pregador sério, prestando atenção na letra de um hino cristocêntrico. Mas, o bem maior entre todas as oportunidades, é que é possível falar diretamente com Deus ao orar e ouvir o que Ele tem a dizer (Hebreus 4.7).

E.A.G.

Nenhum comentário: