Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 14 de novembro de 2021

Jeremias 17.1 - os pecados gravados no coração

"O pecado de Judá está escrito com um ponteiro de ferro e com ponta de diamante, gravado na tábua do seu coração e nas pontas dos seus altares." - Jeremias 17.1.

A metáfora de Jeremias aborda a arte da xilogravura. Usando um ponteiro, o artesão desenha e escreve sobre o madeiramento, e assim cria marcas profundas e irreversíveis. Esta cena fala sobre o comportamento resistente e pecaminoso dos hebreus. A figura de tábuas de folhas vermelhas dentro do coração estampam atos de rebeldia nos altares idólatras e no coração de cada pecador impenitente.

Em 2 Coríntios 3.3 e Colossenses 2.14, o apóstolo Paulo trata da aplicação desta metáfora, lembrando a promessa do novo pacto. No Antigo Testamento, o ponteiro com ponta de diamante, apropriado para quebrar pedras, dilaceraram lascas de tábuas, causaram sofrimentos e muita dor. Agora,  Cristo é apresentado pelo apóstolo como o Artesão capaz de apagar "a caligrafia contrária a nós". Enviado por Deus, Jesus veio ao mundo e retira tudo o que o registro do pecado dilacerou em nossos corações.

Nenhum comentário: