Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 9 de novembro de 2021

A fé expressada em amor com todo o coração

Anos a fio dei aula de história. Próximo do final do semestre, eu disponibilizava aos alunos a chance de melhorar sua nota com um trabalho adicional. Um número reduzido da classe concordava com disposição e gosto e ganhava a nota mais alta. Outra parte de alunos demonstrava despreocupação, contentando-se com o resultado de avalição mais baixa. 


Empenho sem firmeza produz efeito frágil. As complicações de uma nota ruim em história podem ser insignificantes, porém quando se trata de responder a Deus, o resultado é muito mais importante. Por meio de Jeremias, o Senhor promete: "Vocês me buscarão e me acharão quando me buscarem de todo o coração" (Jeremias 29.13). Eu acredito que Deus está nos avisando que essa tendência a dedicar menos que nosso pleno esforço pode afetar nossa vida espiritual. 

Lucas nos relata sobre o encontro inicial de Jesus com Simão, Tiago e João na margem do lago. Embora eles tivessem pescado a noite toda sem sucesso, Jesus os orientou a voltar para o lago e lançar novamente as redes. Quando eles obedeceram, não só pegaram uma rede transbordando de peixe, mas os três homens deixaram tudo e seguiram a Cristo. Isso é saber aproveitar as oportunidades de resultados melhores.

No meu passado, eu pensei que a fé era uma coisa sem movimento, que uma pessoa ou a tinha ou não tinha. Mas ao longo dos anos eu aprendi que a fé pode mudar para melhor (Marcos 9.24). Quando nossa fé é forte, é muito importante que a demonstremos por meio de nossas atitudes e declarações. A fé ativa e expressiva atrairá os que buscam crescer espiritualmente e sustentará os que duvidam. 

Por causa de nossa fé, outras pessoas podem reivindicar a coragem para crer, quando crer parecer impossível. Quando nossa fé é fraca ou quando questionamos ou duvidamos, podemos contar com a fé dos que nos cercam. Em tempos de adversidade e de aflição, sei que meus amigos estão orando por mim. Apesar de suas próprias aflições, eles têm a fé para me encorajar. Em sua devoção e firmeza, vejo Deus agindo por seu intermédio.

A Igreja foi concebida para ser uma comunidade de crentes interdependentes Não há problemas em nos agarrar à fé de outras pessoas. Quando nossa fé é forte, podemos alcançar, com zelo cristão, os que nos cercam e mesmo em meio a um mundo de dúvidas, podemos tranquilizar os outros de que a fé permanece.

A Igreja do Senhor é uma comunidade interdependente. Então, que o nosso coração esteja disposto a seguir a Jesus corajosamente, sempre aberto para partilhar a fé viva e ativa com as outras pessoas e a confiar nelas se a nossa fé vacilar. Viver para Deus de todo o coração significa estar disposto a usar a nossa fé para aumentar o ânimo do próximo, fazer com que aqueles que deram margem à dúvida seja fortalecido na fé em Cristo.    

E.A.G.

Compilações: Devocional No Cenáculo - edição Maio a Junho de 2015. Dependendo uns dos outros - Suzanne Dyer (30 de maio); Com todo o seu coração - Lisa Stackpole (22 de junho). The Upper Room, Nashville, TN, USA / Associação da Igreja Metodista, Planalto Paulista - São Paulo - SP.

Nenhum comentário: