Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 6 de novembro de 2021

1 Coríntios 10.23: Tudo é permitido - como descobrir o que é conveniente ou não ao crente?

Eu me impressiono ao encontrar em alguns grupos criados no Facebook, feitos com a finalidade agregar cristãos evangélicos, a publicação de perguntas rasas, o que leva a pensar se a questão é exposta como uma brincadeira ou se há realmente o sincero interesse de aprender.

Entendemos que a Igreja do Senhor é um organismo espiritual vivo, é composta de cristãos maduros na fé e recém-convertidos. Esta característica torna natural que se faça perguntas simples e haja cristãos sem paciência para respondê-las. Mas, também, sempre surgirão gente com muita disposição para ensinar quem deseja saber mais sobre as coisas de Deus.

Sobre Jesus e a Igreja, o apóstolo Paulo escreveu o seguinte: "E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de pessoa madura, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como crianças, arrastados pelas ondas e levados de um lado para outro por qualquer vento de doutrina, pela artimanha das pessoas, pela astúcia com que induzem ao erro" - Efésios 4.11-14.   

A Bíblia e o plano de salvação da humanidade

É uma verdade incontestável que ninguém nasce sabendo tudo. Se existem interrogações em nossa consciência, se há o desejo de saber mais sobre o plano de Deus para nós, o melhor meio de descobrir sobre isso é conhecendo em profundidade as Escrituras Sagradas. Para conhecer mais, há entre nós pessoas preparadas por Deus ao ensino nas classes de escolas bíblicas, material elaborado em revista e livros. Neste processo de pesquisa, é importante receber a indicação de professores e pastores sobre quais literaturas a ser usadas. 

A Bíblia é esclarecedora. Como cristãos temos que cultivar o hábito de lê-la diariamente. Ao entrar em contato com os seus esclarecimentos, e acatamos suas diretrizes, passamos a viver em fé ativa e dessa maneira agradamos a Deus. Não há dúvida de que encontramos nas páginas bíblicas fontes inesgotáveis de informações verdadeiras, que são orientações da parte de Deus capazes de nos moldar e nos manter preparados para a vida eterna.

O hábito de ler, estudar e meditar

Como pode um crente não ter interesse em conhecer a Palavra de Deus? Deus é o Pai Eterno de todo aquele que recebe a Cristo como Salvador. O filho obediente ouve a voz do Pai e o obedece. Precisamos consultar as Escrituras Sagradas, pois as respostas para nossas perguntas estão contidas nelas.

Crente que não se interessa em buscar conhecimento bíblico perde muitas bênçãos. A Bíblia é a Palavra de Deus, quem não a lê não dá atenção ao que o Pai Eterno quer lhe dizer. Pense numa criança que cresce sem nenhuma orientação de pai e mãe, assim é um crente que não conhece a Bíblia através da sua própria leitura.

A melhor maneira de uma pessoa investir em seu bem-estar é decidindo estudar e meditar na Palavra de Deus, isto é, fazer periodicamente leituras sistemáticas e devocionais. Através do conhecimento bíblico passamos a entender qual é a santa e perfeita vontade de Deus para nós

Jejum, vigilância e oração

Há cristão que se satisfaça em viver sua religião apenas jejuando e orando. Jejuar e orar são atitudes relevantes. Mas, para o crente permanecer espiritualmente em pé é preciso que se mantenha sempre vigilante. O conhecimento bíblico é essencial. Uma das maneiras de ser um crente vigilante é abastecer-se com o entendimento de todo o conteúdo das Escrituras Sagradas. 

Se fazemos a oração e lemos as Escrituras, vigiando, crescemos espiritualmente. Quando a pessoa é portadora do conhecimento bíblico ela torna-se capaz e reconhecer em todas as situações o que é conveniente e edificante e o que não é. 

As Escrituras são o nosso alimento doce espiritual. 

Ezequiel 3.1-3 - "Ainda me disse: 'Filho do homem, coma o que está aí diante de você. Coma esse rolo; depois, vá falar à casa de Israel.' Então abri a boca, e ele me deu o rolo para comer. E me disse: 'Filho do homem, coma e encha o seu estômago com este rolo que eu lhe dou.' Eu o comi, e na minha boca era doce como o mel."

Mateus 4.1-4 - "A seguir, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Então o tentador, aproximando-se, disse a Jesus: 'Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães.' Jesus, porém, respondeu: 'Está escrito: O ser humano não viverá só de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.'"

Apocalipse 10.9-10 - "Então fui ao anjo, pedindo-lhe que me desse o livrinho. Ele, então, me falou: 'Pegue o livrinho e devore-o. No seu estômago ele será amargo, mas na sua boca será doce como mel. Peguei o livrinho da mão do anjo e o devorei. Na minha boca, era doce como mel; quando, porém, o comi, o meu estômago ficou amargo."

Todas as coisas são lícitas

Seria interessante parar com as perguntinhas "crente pode, crente não pode". Por quê? Porque Paulo escreveu duas vezes assim: "Todas as coisas me são lícitas" (1 Coríntios 10.23) Cabe a cada um começar a ler mais a Bíblia, frequentar escola dominical para ter capacidade de reconhecer em todas as situações o que é conveniente e edificante e o que não é a melhor coisa a ser feita.

Apesar de tudo ser lícito, muitas coisas não convém ao crente e não o edificam. Sempre estaremos diante de muitas situações e coisas não será útil dispensar nosso tempo, atenção e conservação. E exatamente por este motivo que é um privilégio maravilhoso conhecer a Deus e viver em concordância sobre o que Ele espera de nós.

Tudo é permitido, inclusive as coisas inconvenientes e não edificantes, porque estamos sob o Livre Arbítrio. Deus, que concede liberdade de escolhas também concede a capacidade de discernir entre as coisas inconvenientes e as que convém, entre aquelas que não têm proveito algum e as que edificam.

Nenhum comentário: