Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

A sexualidade de Velma Dace Dinkley

"Scooby-Doo, Where Are You!", ou "Scooby-Doo, Cadê Você?" As pessoas que cresceram nos idos anos das décadas 1970 e 80 sabem dizer sem errar quem falava essa frase, repetida constantemente em uma popular atração televisiva. Mais que uma sentença famosa, trata-se do nome da primeira série americana de desenhos animados da franquia Scooby Doo, criada como alternativa aos desenhos que apresentavam super heróis violentos. produzida pelo estúdio Hanna-Barbera, um dos principais moldadores do imaginário cultural do século 20. 

A estética dos personagens foi criada pela dupla de cartunistas William Hanna e Joseph Barbera, também pelo desenhista Iwao Takamoto, a quem se atribui os traços do Scooby Doo. Coube a Joe Ruby e Ken Spears a criação dos primeiros roteiros. Fred Silverman, executivo de televisão, rejeitou situações e panoramas assustadores nas histórias e exigiu que em lugar disso fossem desenvolvidos elementos de mistério e comédia, sendo assim o responsável pela identidade que foi agregada ao produto final, tão conhecido mundo afora.

O personagem Scooby Doo está inserido em muitas séries de televisão, desde que ocorreu, com muito sucesso, a estreia da franquia "Scooby-Doo, Where Are You!" em 13 de setembro de 1969 no canal americano CBS, onde permaneceu até 1976, quando foi transferida para o ABC. O canal ABC transmitiu várias versões de Scooby-Doo até o seu cancelamento em 1985. Entre 1988 a 1991 houve uma pin-off chamada "A Pup Named Scooby-Doo", isto é, uma produção derivada dos personagens em versão infantil. Entre 1969 a 2019 surgiram 14 séries animadas com estes personagens.

A criação dos personagens aconteceu na década de 1960. Fred Jones Jr., Daphne Blake, Velma Dinkley, Norville [Salsicha] Rogers e Scooby-Doo, o cão falante de raça dinamarquesa, vivem em Baía Cristal, uma pequena cidade descrita como "o lugar mais aterrorizado da terra". Eles integram um grupo de adolescentes cheios de disposição para solucionar mistérios. O meio de transporte da turma é uma van chamada Máquina Mistério, guiada por Fred. Constantemente se veem metidos em grandes encrencas, são perseguidos por supostos monstros e vilões esquisitos, percorrem casas mal assombradas, são presos em porões aterrorizantes, forçados a descobrir enigmas, chafurdarem em pântanos e desmascarar farsantes e a entregar criminosos à polícia. 

Os roteiros de cada episódio seguem os gêneros aventura, ação, drama, comédia, suspense, sempre misturados com doses de mistério e toques no sobrenatural. A fórmula das histórias apresentam situações padronizadas, com pouca criatividade entre uma e outra, mas mesmo assim eram e ainda são a alegria dos pequeninos. 
a. Salsicha e Scooby-Doo, medrosos e comilões, são convencidos a participar da investigação motivados por oferta de lanches.
b. A realização da investigação é feita com o grupo em lugares separados;
c. A perseguição atrapalhada com direito à trilha musical;
d. A revelação do mistério por Velma, ou Velma e Fred.
e. A queixa dos vilões: "eu teria conseguido sem a interferência desse cachorro bobo e esses garotos intrometidos", ou algo muitíssimo parecido com essa lamentação.
"Scooby-Doo! Mistérios S.A"
Episódio 2: Os Crocodilos
No ano de 2002, pela primeira vez os personagens saltaram das pranchetas de artistas da animação para as atuações de atrizes e atores. Com roteiro de James Gunn, houve a exibição do filme "Scooby-Doo", tendo no elenco Linda Cardellini (Velma), Matthew Lillard (Salsicha), Freddie Prinze Jr (Freddie), Sarah Michelle Gellar (Daphne), Neil Fanning como a voz do Scooby-Doo e Rowan Atkinson (vilão Emile Mondavarious). Sobre esta fita cinematográfica, surgiram comentários que a história não honraria a concepção original dos personagens, receberia a classificação de impróprio para menores de 13 anos porque faria menção à maconha. Salsicha seria usuário de crack; Velma e Daphne teriam um beijo lésbico [1]. Porém, nada disso apareceu nas telas, O que é visto ao final do filme é um beijo entre Freddie e Daphne. Conta-se, inclusive por pessoas ligadas diretamente ao projeto, não sabemos se é verdade ou estratégia publicitária, que muitas cenas foram deletadas pelo estúdio. 

Em 2004, houve o lançamento da segunda adaptação cinematográfica da animação, "Scooby-Doo 2: Monstros à Solta", também escrita por James Gunn. O quadro de atores e atrizes se repetiu. Foi anunciado que haveria uma terceira sequência com mesma equipe, depois o aviso que a continuidade havia sido cancelada pela Warner porque "Monstros à Solta" não havia atendido a expectativa de vendagem nas bilheterias. 

Com produção iniciada em 2013, o mais recente vídeo da trupe da Velma é totalmente no formato digital, tem direção assinada por Tony Cervone, chama-se  "Scooby - O Filme". Produzido com som e imagens apropriadas às salas de cinema, o filme entrou direto nas casas do público através do sistema on demand, pela questão das famílias estarem em quarentena devido ao combate da disseminação do coronavirus. É um longa-metragem com duração de 1h34min. A obra cinematográfica mostra como Salsicha e Scooby se conheceram e como foi formada a equipe Mistério S/A. Aparecem na história personagens do universo Hanna-Barbera, o vilão Dick Vigarista, os heróis Falcão Azul e Dinamite - O Bionicão.

Em 2018, da produtora Blue Ribbon Content, unidade que pertence à Warner Bros. Television Group, surgiu o filme, "Daphne & Velma", voltado ao público da televisão. As jovens Sarah Jeffery e Sarah Gilman, interpretam  a dupla de meninas investigadores. Houve críticas pelo fato de o quinteto não aparecer nesta produção. Não há no roteiro referência ao assunto sexualidade. 

Tony Cervone, um dos produtores da série animada de "Scooby-Doo Mistérios S.A", feita para televisão, tuitou nas redes sociais que nesta obra produzida por ele, Velma é lésbica e tem caso amoroso com pessoa do mesmo sexo. A afirmação foi feita em resposta a um internauta que via namoro entre Velma e Salsicha. [2]  Não existe em nenhum episódio desta série cena neste sentido de sua afirmação.

James Gunn, roteirista do filme "Scooby-Doo", lançado em 2002, alegou que em seu longa-metragem Velma, interpretada por Linda Cardellini, era explicitamente lésbica no roteiro original, e que ele tentou mantê-la assim no texto que chegou às telas, porém a Warner Bros. manteve a sexualidade da Velma subentendida na versão final. Alguns internautas reagiram contra suas afirmações quanto à sexualidade da personagem. [3].

A Warner Bros. detentora dos direitos autorais da franquia Scooby-Doo, não se pronunciou oficialmente sobre a personagem Velma.


Consultas:
1 Scooby-Doo's Velma was 'explicitly gay' in script for 2002 film starring Linda Cardellini but studio blocked it, reveals James Gunn - Kellie Chudzinski para DailyMail publicado em 13 de julho de 2020 e atualizado na mesma data às 23h12.
2 - Entertainment Weekly, 636/637 - Jan 25th Issue. Page 383
3. Veja São Paulo. Produtor de Scooby-Doo diz que Velma é lésbica e namora outra personagem https://vejasp.abril.com.br/cultura-lazer/velma-scooby-doo-lesbica/

Nenhum comentário: