Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 10 de outubro de 2021

A atuação do Espírito Santo na sua história

O Espírito Santo atua neste mundo desde o início. Quando nosso planeta não tinha forma e estava vazio, Ele estava por aqui e se movia sobre a face das águas (Gênesis 1.2). Agora que a Terra não é mais sem forma e vazia, está habitada por pessoas criadas por Deus, o Espírito deseja se mover e habitar no coração de cada ser humano (Jeremias 22.29; Apocalipse 3.20).

Toda pessoa que não tem a Jesus Cristo como Senhor e Salvador em seu coração, aos olhos de Deus permanece distante do propósito espiritual para o qual foi criada e permanece vazia da presença do Espirito Santo em seu viver  (João 6.63; 1 Coríntios 3.16).

Receber a Jesus é o primeiro passo para que o Espírito habite em nosso coração. "Se vocês me amam, guardarão os meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Consolador, a fim de que esteja com vocês para sempre: é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece. Vocês o conhecem, porque ele habita com vocês e estará em vocês" - João 14.14-17.

Receber a Cristo significa obedecê-lo. Jesus disse: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele" - João 14.21.

"Quando, porém, alguém se converte ao Senhor, o véu é tirado. Ora, este Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. E todos nós, com o rosto descoberto, contemplando a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, que é o Espírito" - 2 Coríntios 3.16-18.

É por este motivo que as Escrituras recomendam a todos a entregar planos, sonhos, objetivos a Deus e a confiar que o Senhor fará tudo o que for necessário visando o seu bem-estar  (Salmos 37.4-5; 1 Pedro 5.6-7), e a abrir e manter o coração aberto para estar sempre cheio do Espírito Santo  (João 4.24; Efésios 5.18).

Como estar cheio do Espírito? O apóstolo Paulo instrui o cristão e encher-se assim:

"Vivam de maneira digna da vocação a que foram chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando uns aos outros em amor, fazendo tudo para preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz" - Efésios 4.1b, 2-3.

A pessoa sem o Espírito age segundo os desejos desenfreados da natureza humana, despreza o amor a Deus e ao próximo. "Ora, as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçarias, inimizades, rixas, ciúmes, iras, discórdias, divisões, facções, invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas. Declaro a vocês, como antes já os preveni, que os que praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus" - Gálatas 5.19-21.

Aquele que tem o coração aberto ao Espírito Santo, manifesta as nove características da personalidade do Senhor na rotina de seus dias. "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos" - Gálatas 5.22-24.

Nenhum comentário: