Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 10 de outubro de 2021

O cristão e a astrologia à luz da Bíblia Sagrada

A astrologia é um mito moderno crido por milhões, a crença baseada na suposição de que o sistema planetário e as constelações afetam misteriosamente a vida do ser humano. A astrologia declara que a influência dos astros começa no nascimento e continua por toda a vida do indivíduo. A prática da suposta previsão astrológica  não é ciência, mas oferece às pessoas a falsa esperança de que através do "conhecimento" dos astros ser possível controlar o próprio destino, manipular o próximo ou acontecimentos em benefício pessoal. 

A natureza ampla de testes científicos acusam para a ineficácia da astrologia, evidências contra ela são conclusivas, dezenas de testes comprovam que ela é inútil. A astrologia diz que o signo zodiacal de uma pessoa determina a totalidade de seu caráter. Por exemplo: "Touro" seria indeciso, tímido e incapaz de exercer liderança; e "Leão" seria forte, dominante e propenso a liderar. Um pesquisador reuniu mil pessoas, considerando atrativo físico, os traços de personalidade, a capacidade de liderança, crenças sociais e religiosas. A conclusão foi que a predição astrológica é altamente falha, resultados positivos ocorrem ao acaso. [1]

Em programas de televisão, colunas de jornais e sites na internet, os astrólogos se manifestam usando a lei das probabilidades. Dizem ser capazes de ler mapas do Cosmo e revelar o efeito causado pelo movimento dos astros sobre os indivíduos, acontecimentos terrestres e fenômenos atmosféricos. Porém nada é afirmado com absoluta certeza, tudo passa por condicionais, sempre são apresentadas chances de ocorrências entre sim, não e talvez. Ao fazer "prognósticos" de maneira superficial, quem consulta astrologia tem a impressão que a previsão se cumpre ou se cumprirá futuramente. 

Não existe no sistema planetário nenhum signo que aponte para a sorte ou azar das pessoas. Embora Deus seja o Criador das estrelas e do universo, os cristãos não devem buscar conselhos sobre o futuro em previsão de horóscopos. Todos os luzeiros avistados no espaço foram criados com o objetivo de testemunharem o poder e a glória do Criador, jamais com o objetivo de servir como sinais à previsão do futuro da humanidade.

A astrologia é incompatível com o cristianismo, ninguém é capaz de seguir a astrologia e o cristianismo ao mesmo tempo. Quando o astrólogo afirma crer em Deus, o conceito apresentado em sua afirmação não está baseado nos fatos revelados na Bíblia Sagrada, mas, sim, no panteísmo, que identifica um falso deus que é tudo o que existe na natureza. Muitos definem Deus como um poder divino, e relacionam e concluem que toda a vida e natureza são divinos. Eles rejeitam com hostilidade a afirmação bíblica sobre a salvação eterna, revelada por Jesus, que disse: "ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14.6). 

A astrologia é uma arte ocultista, tem conexão com a bruxaria e o espiritismo, afirmam os apologistas John Weldon e John Ankerberg [2]. Portanto, ter como referência de vida as entidades cósmicas é uma opção perigosa, é colocar-se em situação indutora de engano. A única fonte confiável para busca de orientação sobre o futuro é Deus, inclusive em momentos que o amanhã inspire incertezas, pois o Senhor nos ama e promete jamais nos abandonar.

Em Deuteronômio 18.9-13, Deus proíbe seu povo a olhar para tais coisas. Está escrito: "Quando vocês entrarem na terra que o Senhor, seu Deus, lhes der, não aprendam os costumes abomináveis daqueles povos. Que não exista entre vocês ninguém que queime o seu filho ou a sua filha em sacrifício, nem que seja adivinho, prognosticador, agoureiro, feiticeiro, encantador, necromante, praticante de magia, ou alguém que consulte os mortos, pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor, o Deus de vocês, está expulsando esses povos de diante de vocês. Sejam perfeitos para com o Senhor, seu Deus."

Através do ministério profético de Isaías, Deus ridiculariza os astrólogos e apresenta maldições aos que se envolvem com a astrologia: "Que se levantem, agora, os que dissecam os céus e fitam os astros, os que em cada lua nova predizem o que há de vir sobre você.' [...] 'Eis que serão como palha, o fogo os queimará; não poderão livrar-se do poder das chamas; nenhuma brasa restará para se aquecerem, nem fogo, para que diante dele se assentem" - 47.13b,14.

Astrólogos dizem que o livro de Daniel é uma prova de que Deus aceita a astrologia. Entretanto, todas as atitudes de Daniel revelam a inutilidade dessa prática. Ele a repudiou e apontou ao Criador como o único Deus verdadeiro (Daniel 2.27-28, 4.7, 5.7-9, 12-13, 17). 

As Escrituras declaram que somos rebeldes quando voluntariamente rejeitamos a Deus e vivemos um estilo de vida em pecados. Através de Cristo, o Criador de todo o universo oferece a nós a salvação, como presente, basta a nós a disposição de crer que Jesus, através da sua morte na cruz e ressurreição ao terceiro dia se tornou o nosso Salvado (João 3.16; Romanos 5.1-10; Efésios 1.7; 2.8-9; 1 Pedro 2.24).

Enquanto a "luz dos astros" trazem dúvidas e debates entre os próprios astrólogos, produz danos espirituais aos que os consultam e o afastamento de Deus e de Cristo, o que impede a salvação pessoal. Não permita que sua lealdade ao Criador seja transferida para as coisas que Ele criou. Deus é digno de ser cultuado por todos pois é Ele quem criou os céus e a terra e em seu controle absoluto estão a vida e os caminhos de todos os homens (Gênesis 1.1; Daniel 5.22,23).

E.A.G

Compilações:

1. Ralph Bastedo. An Empirical Test of Popular Astrology. The Skeptical Inquirer. Volume 3, número 1, página 34. - https://tinyurl.com/empirical-teste-astrology

2. Os Fatos Sobre a Astrologia - O que a Bíblia, a ciência e o bom senso nos dizem sobre a astrologia. John Ankerberg e John Weldon. 1998. Porto Alegre - RS (Obra Chamada da Meia-Noite).

Nenhum comentário: