Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 11 de setembro de 2021

O atentado ao World Trade Center vinte anos depois


Eu me lembro do atentado contra os dois maiores edifícios do completo World Trade Center como se fosse hoje, mas aconteceu em 11 de Setembro de 2001, não quero ver uma imagem triste como essa nunca mais. Muito triste, mesmo.

Eu me lembro exatamente em que lugar estava. Neste dia, caminhava debaixo de um sol quente procurando emprego na região de Osasco - SP. Parei em uma barraca de cachorro-quente, à beira da estrada, pensando em tomar um refrigerante gelado e em como imprimir mais folhas de currículos. 

Havia um pequeno televisor ligado, todas as pessoas presentes, acho que uns dez trabalhadores de uma fábrica próxima em pausa de lanche, estavam com a atenção voltada ao aparelho, inclusive o vendedor. Eu logo me aproximei querendo saber qual era o motivo de tanto interesse; em tom alarmante o jornalista dizia que um avião se chocou em uma das Torres Gêmeas em Nova Iorque.

Percebi a gravidade daquilo, mas como todas as pessoas naquele momento eu não sabia que se tratava de um ataque terrorista. Apenas após a segunda colisão entendemos que se tratava de um atentado. Era difícil acreditar, parecia um filme chato de se ver. Todos os canais mostravam o mesmo assunto. Os dois prédios mais altos do mundo vieram abaixo, diziam repetidamente. 

Saí dali e entrei no primeiro ônibus para minha casa. Não via a hora de chegar, queria assistir no meu televisor. A viagem de pouco mais de seis minutos permitiu a mim estar assentado em companhia da minha filha, chegada há pouco tempo da escola. Ali, éramos só eu e ela assistindo, porém sabíamos que todo o hemisfério ocidental também havia parado para acompanhar aquele cenário triste e assustador,  impactado com aquela destruição.

As Torres Gêmeas originais eram partes de um complexo de sete edifícios. Por serem maiores eram as mais marcantes. Eu me acostumei a vê-las imponentes nos filmes das décadas de 1980 e 90. Pareciam ser os maiores orgulhos nacionais dos norte-americanos, e os cineastas da época faziam questão de registrá-las em suas produções hollywoodianas, tendo como pano de fundo a ilha de Manhattan, a cidade de Nova Iorque. 

As outras cinco construções foram danificadas e ruíram junto com a queda das duas maiores ou foram demolidas depois. Hoje, naquele local foram erguidos cinco novos arranha-céus e um grande memorial para as vítimas dos ataques. Um dos novos prédios, batizado de One World Trade Center, concluído em 10 de Maio de 2013, é o edifício mais alto da cidade de Nova Iorque e o mais alto do hemisfério ocidental.

E.A.G.

Nenhum comentário: