Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 29 de agosto de 2021

Israel nunca retornou do cativeiro?

Israel voltou do cativeiro? A resposta para este pergunta gera um assunto muito debatido entre os historiadores.

O cativeiro de Israel levou o povo do reino do Norte para a Assíria, por volta de 722 a.C. O reino de Judá, cuja capital era Jerusalém, permaneceu de pé até 586 a.C. Portanto, 136 anos separam os dois acontecimentos.

Porém, o reino do Sul (Judá e Benjamin) voltou do cativeiro 70 anos depois da destruição de Jerusalém por Nabucodonosor (Daniel 9.1,2). Esse retorno foi ordenado por Ciro (Esdras 1.2-4), cumprindo a profecia de Isaías (44.26-28; 45.1-2). Evidentemente, Israel era, agora, uma nação pobre e com diversos povos morando em seu território.

Já o reino do Norte nunca voltou, não ao menos oficialmente. Há muitas lendas a respeito. Uma delas[1] narra a impossibilidade dos cativos voltarem porque haveria um rio, o Sambatyon, que secava somente no shabat (sábado judeu). Como eles não podiam fazer nada nesse dia, não podiam voltar. De concreto o que temos é que o povo judeu que se radicou na Assíria acabou assimilado e misturado com a população e se crê que uma parte deles voltou do cativeiro com os que estavam em Babilônia. Lembremos que Babilônia absorveu a Assíria pouco tempo depois da conquista de Israel, por volta de 602 a.C.

Por outro lado, um remanescente tem sido encontrado aqui e ali. Nos anos após 1948 (estabelecimento do estado judeu no Oriente Médio), diversas comunidades foram reconhecidas ao redor do mundo, guardando costumes e tradições judaicas. Algumas até com versões da Torá[2]!

Estas comunidades estão espalhadas desde a África até o Japão e a China. Entretanto, dada a quantidade de anos desde o exílio é quase impossível ter certeza se essas tribos são, de fato, judeus ou apenas assimilaram seus costumes. De todo modo não deixa de chamar a atenção tais fatos.

Outras evidências bíblicas provam que algumas dessas tribos voltaram ao seu país. É o caso de Ana (Lucas 2.36), que era da tribo de Aser. Uma das supostamente perdidas. Zacarias, Isabel e João Batista são citados como da tribo de Levi.

Bom lembrar aos alunos que as tribos do reino do Norte são: Rúben, Simeão, Levi, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom e José (cuja tribo foi dividida nas tribos de Efraim e Manassés).

[1] https://reuvenfaingold.com/judeus-dalem-do-sambation/
[2] Correio Brasilienses. Sionei Ricardo Leão. A saga dos judeus etíopes - 07/12/2019 07h00 - https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/opiniao/2019/12/07/internas_opiniao,812675/artigo-a-saga-dos-judeus-etiopes.shtml?fbclid=IwAR0DOPjpajoH64LjgUASu8Ep60KZqiqWlYJZr6hdrfJj0-iVSHvUQzZAw-k 

Nenhum comentário: