Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 29 de julho de 2021

O pai pródigo

O retorno do filho pródigo
Pompeu Batoni
Isaac Baris

O pai pródigo apresenta uma generosidade que beira o desmedido. Note que a palavra "pródigo" na maioria das citações é usada no sentido pejorativo e até negativo. Mas quando em referência ao pai, pode ser citada apresentando uma visão positiva, pela sua extrema bondade e com isso toma para si a nomenclatura de a Parábola do Pai Pródigo.

Vemos sua liberalidade na restauração do filho pródigo: as vestes, os sapatos, o anel, o bezerro cevado, o jantar, a festa e a música ao vivo! Vemos que o Pai é um pródigo, mas não no sentido ruim da palavra, mas na ação de restauração do filho recém-chegado.

Não me surpreende que essa parábola seja uma das passagens mais estudadas. Os maiores museus de arte do mundo estão repletos de obras pintadas com cenas sobre o filho pródigo, incluindo desenhos e pinturas famosas de Rembrandt, Dürer, e muitos outros.

Sergei Prokofiev produziu a história em forma de balé; e Benjamin Britten a transformou em ópera. E além disso, no espectro musical o cantor country Hank Williams gravou uma música chamada The Prodigal Son.


Fonte: Trecho de uma das matérias do Curso de Especialização Sobre a Parábola do Filho Pródigo.

Nenhum comentário: