Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 4 de abril de 2021

Sobre a vida conjugal entre cristãos

Trabalho publicitário: Agência Oldushka.
 Imagem: Igor Gavar
Por Eliseu Antonio Gomes

"Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros" - Hebreus 13.4 (ARA). 

Nos dias atuais, o casamento está banalizado. São diversos os casos em que jura-se fidelidade na cerimônia matrimonial, diante do pastor e convidados presentes, com direito ao beijo, mas ao longo do tempo este juramento é esquecido. Para muitos a fidelidade entre casados não é mais uma atitude para a vida toda.

É muito bom viver a vida conjugal, o matrimônio foi estabelecido por Deus para ser aproveitado ao máximo entre um homem e uma mulher, sob o compromisso mútuo de exclusividade.. A convivência a dois é satisfatória quando o marido e a esposa amam mais a Deus do que amam a si mesmos, quando amam mais a Deus do que sua companhia de matrimônio. O Senhor se encarrega em trazer a paz à relação de gente comprometida à aliança nupcial.

A sexualidade do crente é algo que a Bíblia Sagrada quer que aconteça dentro do casamento, com vista ao prazer físico e à procriação da espécie humana. As relações sexuais que desviam da norma bíblica, isto é, realizadas fora do casamento, são vistas como ilícitas, descritas como adultério e fornicação. A Bíblia recomenda fugir da imoralidade sexual (1 Coríntios 6.18).

O que é o adultério? O adultério é uma violação da aliança conjugal, é pecado grave contra Deus e contra a pessoa com quem contraiu núpcias (Malaquias 2:13-15). No Antigo Testamento, o termo usado no idioma original significa "quebrando o casamento"; no Novo Testamento, o sentido é o mesmo, refere-se ao marido que tem relações íntimas com alguém que não é sua esposa, ou quando a mulher casada tem conjunção carnal com um homem que não é seu marido.

 O que é fornicação? A palavra "fornicação" é traduzida do vocábulo "porneia", que tem o sentido de imoralidade sexual ou prostituição, tem a conotação de prática sexual pervertida e lasciva. É considerado fornicário (a) quem pratica a conjunção carnal com pessoa casada sendo ainda solteiro (a), ou, ainda, o relacionamento físico entre pessoas solteiras.

Muitos confundem amor e paixão. São duas coisas diferentes. Ter a condição de diferenciar o amor e a paixão evita sofrimentos de tristeza e aflição. Amar é mais que o sentimento de apaixonar-se. Amar é gostar com um jeito bem amadurecido, é possuir disposição em querer fazer o bem por toda a vida. Paixão é um sentimento impulsivo, por vezes egoísta e possessivo, e com prazo de validade - duração entre seis meses a três anos e meio, aproximadamente.

Quando a relação de duas pessoas apaixonadas se transforma em apenas um só apaixonado, caso não haja o ingrediente do amor entre eles, a percepção do que estava prazeroso pode passar a ser sentida como suplício, com risco de um rompimento difícil de ser experimentado.

Conviver em amor é algo que gera consequências espiritualmente positivas. Quando o marido ou a esposa percebe que a chama de paixão apagou-se, é o momento de empreender esforço para manter a família unida. Quando há disposição de fazer o bem ao cônjuge, o Senhor age junto e traz ao lar a bênção da reciprocidade ao casal. Ao ser perseverante na oração e na prática da Palavra, o cônjuge de coração endurecido é alcançado pelo poder e misericórdia de Deus (Jeremias 23.29).

Cuide bem do seu coração porque dele procede as saídas à vida eterna com Deus, que conhece todos os sentimentos que você alimenta dentro de si (Provérbios 4.23). A aventura de um romance extraconjugal é ilusória, tenha a consciência de que você é templo de Deus, e que o pecado sexual faz com que o Espírito deixe de fazer morada em sua vida. Evite ser guiado pela paixão desenfreada, queira ser guiado pelo Espírito Santo, e terá sua eternidade em grande alegria e paz infinita na companhia do Criador de todas as coisas, inclusive do casamento (1 Coríntios 6.19; Gálatas 5.19-23).

Se você estiver vivendo situação de fornicação ou adultério, saiba que tais pecados não são pecados imperdoáveis. Peça perdão e não peque mais. Deus sempre está pronto para perdoar pessoas arrependidas (1 João 1.9).

Deus sempre incentiva a unidade do casal. Dirigindo-se aos cristãos que vivem num enlace matrimonial em que uma só pessoa é cristã, Paulo ensinou o seguinte: "E se uma mulher estiver casada com um homem não crente, e este concorda em viver com ela, que ela não se divorcie do marido. Porque o marido não crente é santificado no convívio da esposa, e a esposa não crente é santificada no convívio do marido crente. Se não fosse assim, os filhos de vocês seriam impuros; porém, agora, são santos" - 1 Coríntios 7.13,14.

Cuide bem de seu casamento. Tenha em vista que muitas pessoas estragam suas vidas pelo fato de estarem felizes sem se sentirem felizes. Não permita que um momento ruim acabe com momentos felizes do seu futuro. Muitos se arrependem de atitudes tomadas sem pensar em momentos de emoções fortes. Muita gente divorciada se arrepende da opção de separação.

Enganoso é o coração humano, mais do que todas as coisas, o coração é extremamente corrupto (Jeremias 17.9). A corrupção neste texto bíblico refere-se a destruir o que Deus constrói.

Enfim, queria ser uma pessoa apaixonável ao seu cônjuge. Não desista do seu casamento. Ore mais, jejue mais, ouça mais a Palavra de Deus, e medite sobre o quanto o Senhor ama você. Por maior que seja a dificuldade que atravessa, o Todo Poderoso é maior do que o problema. Deus lutará em seu favor, estará ao seu lado.

Nenhum comentário: