Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 3 de abril de 2021

Lição 1 - EBD: E deu dons aos homens


"Por isso diz: 'Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens' ”
Efésios 4.8 (NAA)

A palavra "dom" vem do grego: no singular é "charisma" e no plural é "charismata". Dom significa tanto "presente" como "oferta" (Efésios 2.8; Hebreus 5.1).

Artigo relacionado: O Propósito dos Dons Espirituais

Dons espirituais tem a ver com capacitações especiais que Deus outorga aos crentes em Cristo por meio do Espírito Santo para diversas aplicações e serviços relacionados à Igreja (Romanos 12.3-8; 1 Pedro 4.10). Há diversidade de dons, cada dom representa a graça de Deus em suas múltiplas formas (1 Coríntios12.4).

No Novo Testamento há duas listas de dons. São encontradas em Romanos 12.6-8 e 1 Coríntios 12.4-10. Todos os dons visam a edificar os membros da comunidade cristã. Conhecê-los é algo importante, o conhecimento dá suporte para estabelecer o comportamento ideal diante de Deus e dos homens. Os  crentes em Cristo são abençoados com dons espirituais para servirem melhor uns aos outros e para testemunharem ao mundo como vivem os cidadãos do Reino de Deus. Nenhum dom deve ser exercido para fins egoístas (1 Pedro 4.10-11). 

Em 1 Coríntios 12.4-6, Paulo cita a Trindade, revela-a em ação para abençoar crentes com capacitações espirituais a serviço da Igreja: "o Espírito é o mesmo"; "o Senhor é o mesmo"; "o mesmo Deus". Assim, o apóstolo mostra que a diversidade e a unidade dos dons espirituais estão estruturadas na Divindade composta entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo.  

Em 2 Timóteo 1.6, Paulo escreveu o seguinte ao jovem líder Timóteo: "Por esta razão, venho lembrar-lhe que reavive o dom de Deus que está em você pela imposição das minhas mãos". Nesta solicitação do apóstolo, para que se mantenha a chama acesa do dom divino, passamos a compreender que os dons não são dados ao crente em seu estado final, os dons precisam ser cultivados mediante o uso. Quando o cristão usa-os, o poder do Espírito ajuda-o a superar dificuldades de forma que possa continuar a realizar a vontade de Deus. No caso de Timóteo, ajudou-o a combater falsas doutrinas que surgiram em Éfeso, entre os membros da igreja na qual ele era o pastor responsável.

E.A.G.

Nenhum comentário: