Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 25 de abril de 2021

Alegrai-vos no Senhor


Por Eliseu Antonio Gomes.

"Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem" - Filipenses 4.4.

É preciso repensar o pensamento sobre alegria. Algum tempo atrás, tive uma conversa com uma das minhas filhas sobre um hino que cita Neemias 8.10, cujo texto é "a alegria do Senhor é nossa força". A letra da música faz uma alusão sobre nossa alegria em nós, diz que nossa alegria é geradora de força. Mas, na Bíblia a inferência é que a alegria de Deus ocasionada por causa da nossa conduta correta gera força. Quando andamos em fidelidade, Deus se alegra ao nos observar sendo fiéis e isso resulta em Ele nos abençoar, dar força para continuarmos a caminhada como pessoas bem-aventuradas.

Mensagens dirigidas aos pecadores.

É necessário raciocinar sobre a motivação da tristeza. A tristeza ligada ao arrependimento pelo pecado praticado é algo que Deus incentiva:

"Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todas as pessoas; e que os vivos o tomem em consideração" - Eclesiastes 7.2.

"Cheguem perto de Deus, e ele se chegará a vocês. Limpem as mãos, pecadores! E vocês que são indecisos, purifiquem o coração.. Reconheçam a sua miséria, lamentem e chorem. Que o riso de vocês se transforme em pranto, e que a alegria de vocês se transforme em tristeza.. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará" - .Tiago 4.8-10.

Mensagem dirigida para pessoas convertidas.

A reação de tristeza em face às lutas é uma consequência natural ao ser humano. Mas alimentá-la e prostrar-se não é a vontade de Deus aos cristãos. O Senhor deseja que vivamos pela fé, e tenhamos atitudes de gente de fé contra as adversidades. 

Os melhores exemplos sobre não dar espaço para a tristeza são as superações de Jó, que teve o cativeiro transformado de desgraça em vitória, e de Paulo acompanhado de Silas dentro de um cárcere. Quando eles entoarem hinos foram libertos através de uma intervenção sobrenatural. Conferir: Jó 42.10-11; Atos 16.16-34.

Aceitar situação ruim, abaixar a cabeça diante de problemas é entrar na situação descrita em Provérbios 24.10:

"Se você vacilar no momento de dificuldade, sua força será pequena" - Nova Versão Transformadora (NVT).

"Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena" - Almeida Revista e Corrigida (ARC).

Com vista ao ensinamento contido em Pv 24.10, Paulo testemunhou assim: "Por isso, sinto prazer nas fraquezas, nos insultos, nas privações, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então é que sou forte" (2 Coríntios 12.10).

Minha experiência.

Certa vez, passando por um problema muito grande, algo totalmente fora do meu controle, veio a mim da parte do Senhor, a seguinte ordem: "Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos" (Filipenses 4.4). Digo "veio a mim", porque eu já conhecia o texto, mas só de passar os olhos e não meditar na mensagem, sem que descesse ao coração. A frase está no imperativo, é uma ordem, não é uma sugestão. Mas como alegrar-se havendo grandes problemas? Considerando que Deus é maior do que todos os problemas. Fazer o contrário é dar margem ao desânimo, e desanimar na fé nos torna fracos espiritualmente.

Eu venci o problema que citei no primeiro acima. Você vencerá o seu também.

Alegre-se durante a adversidade

Alguém pode reclamar que seu salário é baixo, mas se esquece que existem muitas pessoas desempregadas, sem salário algum. Outros podem queixar-se que há goteira em determinado cômodo de sua casa e se esquecem que muitos moradores vivem numa região de seca e estão desesperados por causa da falta de água, ou não têm uma residência para aconchegar-se do frio e da chuva.

Deus está presente, seus ouvido estão atentos à sua oração. Ele não o quer resignado quanto aos problemas, quer ouvi-lo sobre o que deseja melhorar. Não se esqueça que a fé traz à existência as coisas que não se vê. Peça ao Pai Eterno a solução do problema que aflige você e tenha a convicção que Ele quer vê-lo livre dessa situação, ver o seu sorriso no rosto, sentir seu coração alegre. É isso que ocorrerá quando colocar em prática Filipenses 4.4.

Nenhum comentário: