Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Uma breve reflexão sobre a sabedoria e pecados do rei Salomão e do apologista Ravi Zacharias

Por Eliseu Antonio Gomes

Ravi Zacharias, considerado um grande teólogo apologético em nível internacional, faleceu vítima de câncer em 19 maio de 2020. Após sua morte, a organizão Ravi Zacharias International Ministries (RZIM), tornou público uma investigação interna que o apontava como um homem de vida dupla. Afirma que ele escondia da sua família, amigos, colegas de ministério e do público um comportamento reprovável ao padrão cristão. Além de escândalos sexuais, surgiram ao longo de sua vida acusações de que mentiu sobre suas credenciais acadêmicas. Teria alegado que estudou na Universidade de Cambridge e era professor na Universidade de Oxford. As duas instituições o desmentiram.

Em um trecho da nota emitida pela RZIM, lemos o seguinte:
“Ravi usou uma ampla gama de medidas para esconder seu comportamento de sua família, colegas e amigos. No entanto, também reconhecemos que em situações de abuso prolongado, muitas vezes existem questões significativas de estrutura, política e cultura interna ... Nossa equipe, doadores e o público confiaram em nós para orientar e monitorar Ravi Zacharias e garantir seu desempenho. Contas, e falhamos nisso”.
Obviamente, tal situação provocou vergonha aos evangélicos em todo o mundo.

O que dizer sobre este fato? A Bíblia informa que Deus deu a Salomão sabedoria, e então ele se tornou o rei mais sábio em seu tempo (1 Reis 3.16 a 28 – 5.5; 2 Crônicas 2 a 4). Mas a Bíblia diz também que Salomão teve seu coração corrompido ao reunir um grande número de mulheres como suas esposas e concubinas, sendo que a Lei de Moisés determinava que nenhum monarca poderia constituir um harém para si (Deuteronômio 17.17).

Salomão envolveu-se com mil mulheres, havia moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias. Então elas perverteram seu coração, induzindo-o a adorar os falsos deuses. Salomão caiu nos pecados de idolatria e relações sexuais ilícitas e mandou edificar no Monte das Oliveiras templos para Astarote, Moloque e Camos (1 Reis 11.1 e 2 – Neemias 13.26).

O que houve com Salomão? Infelizmente, ele decidiu deixar de usar a sabedoria que havia recebido do Senhor e imitar os reis pagãos, trocou a santidade pela promiscuidade! 

Segundo está escrito na Carta de Tiago (1.5), Deus continua a dar sabedoria aos que lhe pedem. E, segundo Paulo, muitos se enganam ao pensar que é sábio segundo os padrões da geração em que vive (1 Coríntios 3.18). Nesta situação, muitos homens e mulheres de Deus se afastam da sabedoria do Senhor, deixam de usá-la e se transformam em pedra de tropeço para muitos neófitos da fé. 

 Ai desses sábios e sábias, porque apostatam da fé em Cristo, trocam a sabedoria do alto pela sabedoria humana ou sabedoria diabólica (Tiago 3.15).


Consultas:
https://en.wikipedia.org/wiki/Ravi_Zacharias
https://www.coalicionporelevangelio.org/articulo/recuerda-el-evangelio-una-reflexion-sobre-el-pecado-de-ravi-zacharias/

Nenhum comentário: