Por Eliezer de Lira e Silva
A Primeira Epístola de João provavelmente foi escrita na última parte do primeiro século, por volta do ano 85 d. C. Os melhores historiadores informam que João, já em idade avançada, estava em plena atividade ministerial em Éfeso, na região da Ásia Menor, quando escreveu esta carta. Podemos notar algumas particularidades no estilo literário de João. Enquanto Paulo se dedica a fundamentar suas declarações e torná-las Compreensíveis aos seus leitores, João confronta seus leitores com verdades decisivas em sentenças breves e radicais, isto é, preto no branco, sem qualquer explicação mais dedicada. O leitor é conduzido a ler, considerar e aceitar as irrefutáveis palavras da revelação divina.
Quem lê as cartas de João se vê sedento por viver uma vida no centro da vontade de Deus e de forma muito simples. João foi enriquecido com o amor de Deus de uma forma tão distinta que foi e continua sendo considerado o apóstolo do amor, isso porque de todos, ele é o único que aborda o tema com profundidade e perícia, mesmo nos momentos de apresentar verdades contundentes.
O apóstolo estava sentindo a responsabilidade de defender a igreja dos ataques de homens que, se desviando da verdade (1 João 2.19 e 2 João 2.9), estavam tentando persuadi-la a se desviar do foco central do Evangelho, que é a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus. Esses passaram a profetizar falsamente, na tentativa de convencerem os remanescentes. João afirma que esses aliciadores, mesmo havendo saído da igreja, nunca pertenceram aos santos.
Esta carta tem realces de fundamental importância teológica:
• Quanto à humanidade de Jesus, ele fala do que viu, ouviu e tocou (1.1-4). Se João não nos desse tantos detalhes, estaríamos convivendo com uma cristologia inadequada, sem base e sem teto (2.18,22; 4.3; 2 João 2.7).
• No que tange à impecabilidade de Jesus, ele afirma que Jesus Cristo é o justo (l João 2.1; 10.30; 17.22). Afirma também que Ele se manifestou sem pecado para tirar os nossos pecados (1 João 3.5).
• Como Filho de Deus, Jesus mesmo disse "porque Deus enviou Seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele" (Jo 3.17). Nesta carta, João aborda esse ponto 22 vezes (1 João 2.22,23; 3.23; 4.15; e 5,10,12,13 são alguns exemplos).
• Ele satura a sua carta com amor, por saber que Deus é, na sua essência, amor (1 João 3.1; 4.8,9,16; 5.3). João nos impele a amar a Deus e uns aos outros como princípio do cristianismo (1 João 3.16b; 4.7).
Um dos principais motivos desta carta é o seu zelo pela igreja, face à ousadia dos falsos mestres introduzirem
inverdades acerca da divindade de Jesus, como fazia o gnosticismo.
O fundamento doutrinário de toda verdadeira comunhão é a pessoa de Jesus Cristo. E impossível haver verdadeira comunhão com os que têm perspectivas distorcidas acerca dEle. Os primeiros versículos desta carta enfatizam Sua eternidade e Sua encarnação. O mesmo que existiu desde toda a eternidade com Deus veio a este mundo como verdadeiro homem. A realidade de sua encarnação está autenticada pelo fato de os apóstolos O terem ouvido, visto e tocado nEle. Não se trata de uma ilusão, mas de uma pessoa real com todas as características de humano.
João apresenta Aquele que estava com o Pai, a quem denomina de Vida Eterna; o que se fez carne habitou entre
nós e foi visto por todos os apóstolos. De maneira que, para que creiamos nesta verdade doutrinária, não necessitamos de filosofia nem mesmo da teologia; o incontestável testemunho dos nossos irmãos apóstolos é suficiente para que estejamos seguros disso. Os apóstolos não mantiveram essa maravilhosa experiência sigilosamente consigo, mas a transformaram em notícia alvissareira que gerou a base para a nossa comunhão. Observe que João diz que os que recebem esse testemunho têm comunhão com o Pai e corno Seu Filho Jesus Cristo.
Deus é luz
Em seu estilo João escreve de maneira simples, mas muito precisa e clara. Ele diz que Deus é espírito (João 4.24); depois diz que Deus é amor (1 João 4.16). Ele ainda afirma que Deus é luz. Ele consegue exprimir a essência do caráter de Deus quando diz que Ele é luz. Deus não é uma luz em meio a outras luzes; Ele não é um refletor de luz. Das afirmações acerca do Ser essencial de Deus, nenhuma é mais compreensiva do que Deus é luz. Essa expressão sobre Deus nas Santas Escrituras é primeiro empregada para a verdade de Deus que pode ser vista em Jesus (João 14.6; 8.12). Trata-se da verdade absoluta e única que faz o homem vir a Deus, assim como a luz faz o homem seguir para a Eternidade (Salmos 119.105). A auto revelação de Deus, sua Palavra, também é descrita como luz (Provérbios 6.23; Salmos 119.105,130; 2 Pedro 1.19). Segundo, a palavra luz é empregada para identificar a pureza de Jesus, isto é, a sua impecabilidade, para manifestar a pureza e a beleza do seu caráter. Em sua inspiração, ele identifica Cristo Jesus na perspectiva de sua natureza divina, apresentando-O como luz na magnitude da excelência do ser moral (João 8.35). Só em Jesus vemos a luz eterna de Deus. Do momento do seu nascimento até a sua ressurreição, a vida de Jesus foi cheia da luz de Deus. Quem viu a Jesus viu o Pai
(João 14.9).
Os fundamentos da fé cristã e a perfeita
comunhão com o Pai
As trevas representam o estado no qual o mundo e o homem sem Deus se encontram. Elas se caracterizam pelas ações pecaminosas do homem, resultantes da desobediência de Adão (Gênesis 3.6). Essa desobediência no Éden causou este estado de trevas. Foi na plenitude dessas trevas que Deus enviou o seu Filho (João 3.16).
Assim, andar na luz (1 João 1.7) significa viver uma vida de separação permanente das ações pecaminosas. Do cristão se espera uma vida de alegria, de segurança, um homem de vida irrepreensível em todas as esferas de sua vida e em toda e qualquer circunstância (2 Reis 4.9; Jeremias 17.7,8; Eclesiastes 9.8). Ele se tornou membro da família de Deus (Efésios 2.19 e Lucas 8.21), participante da plenitude de Deus e de suas bênçãos (Efésios 3.19; 1.3), participante da natureza de Cristo de modo que se espera que suas atitudes expressem retidão (João 15.4 e Mateus 5.48), bondade (Lucas 10.25-37) e justiça (Romanos 6.18-22). Enquanto os homens pecadores evitam a luz (João 3.19,20), Jesus responsabiliza os salvos a tornarem evidente a sua luz para que o Pai seja glorificado por meio das suas atitudes (Mateus 5.14,15).
Deus é amor
Uma das mais importantes marcas da vida do cristão é o amor aos irmãos. O Senhor Jesus já havia falado a seus discípulos para se amarem uns aos outros, desde o principio do seu ministério terreno. O escritor da Epístola
aos Hebreus nos alerta dizendo que convém atentarmos para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas (Hebreus 2.1). Mas, esse mandamento do amor não é só um mandamento antigo, mas a cada dia novo. Quando o Senhor Jesus esteve neste mundo exercendo o seu ministério, não só ensinou aos seus discípulos com teorias, mas também com seu exemplo vivo e o seu significado: "Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também", João 13.15. A vida de Jesus sempre se caracterizou pelo amor que tem pelo ser humano. Essa verdade não só existe no Ser de Jesus, mas também na vida daqueles que receberam de Deus uma nova natureza (2 Coríntios 5.17).
Professar o cristianismo ao mesmo tempo que aborrece os irmãos é um sinal patente que tal pessoa está em trevas. Essa expressão joanina não aponta para uma recaída, mas, sim, identifica alguém que até agora não conheceu a Deus. Logo, ainda está em trevas. Por outro lado, o que ama a seu irmão, nele não há tropeço.
Quem não ama, odeia; e o ódio é um pecado mais grave do que o suicídio (Marcos 9.42). Os que assim procedem estão em trevas, andam em trevas e não sabem para onde, vão porque as trevas cegaram-lhe os olhos (1 João 2.11).
João saúda a igreja na perspectiva de uma grande família com a expressão "filhinhos". Conquanto alguns teólogos admitem que ele estava se dirigindo às criancinhas da igreja, outro são mais coerentes em afirmar que se trata de um tratamento carinhoso destinado aos irmãos recém-conversos, isto é, àqueles que tendo aceitado a Cristo ainda não alcançaram a estatura esperada. Esta é uma verdade que pode se aplicar a todos os santos. Depois, ele se dirige àqueles que chegaram ao conhecimento dAquele que é desde o princípio, isto é, o Filho de Deus. Trata-se dos que atingiram a maturidade e conhecem a doce comunhão de Cristo, com quem estão satisfeitos. Em seguida, se dirige aos jovens, cuja característica é a força que deve ser aplicada ao combate. Lembrando que é neste período que vem o conflito, as lutas com o inimigo das nossas almas se intensifica. Observe que ele reputa os jovens como vencedores. Isso nos remete à responsabilidade de investirmos considerações e credibilidade nesta faixa etária da igreja, sabendo que dela sairá todos os valores de que ela necessita.
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Eliezer de Lira e Silva é pastor na Assembleia de Deus em Curitiba (PR), conferencista e comentarista da revista Lições Bíblicas (CPAD).
Ensinador Cristão. Ano 10, número 39. Julho a agosto de 2019. Páginas 14 a 16. Bangu, Rio de Janeiro/RJ (Casa Publicadora das Assembleias de Deus - CPAD).
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