Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 11 de abril de 2019

Valorize sua esposa

Sadrak Manuel Lufuankenda

Dê valor a tua metade e seja inteiro.

Vejo homens muitos brutos com suas esposas, muito agressivos nas palavras, muito manipulador no trato, muito distraído na atenção,
muito distante no companheirismo, muito fraco na relação, muito separado na união e até posso dizer, muito solteiro no casamento.

Dentre os próximos que devamos amar na família universal, ninguém devia ser mais próximo de você do que sua esposa. Mais do que obrigação, amar a mãe dos nossos filhos deveria compreendido como um privilégio, pois assim realmente o é.

Seus pais são outras pessoas, mas sua mulher é você, seus filhos são outras pessoas, mas sua esposa é você. Ambos são uma só carne.

Deixamos os pais quando casamos, deixamos filhos quando eles se casam, mas a esposa é companheira até à morte.

Deixar pai e mãe é apenas para dar o lugar que só a sua esposa pode ocupar. Por exemplo, eu não dou nada mais aos meus pais, nós damos, e também minha esposa não dá nada aos seus pais, nós damos. Assim o casal conhecem as cláusulas da intimidade.

Grande parte do que o homem é, está na sua esposa. Não há nenhum momento em que se desvaloriza mais do que quando não valoriza a parceira de casamento. Se ela hoje não tem valor para você, então sua escolha ontem foi invalidada ao escolhê-la para contrair seu matrimônio ou então está desequilibrado em sua firmeza hoje e é você que não vale mais o quanto valia antes.

Homens valorosos valorizam suas mulheres. Os mais preciosos bens são frágeis, e as mais maiores riquezas precisam das proteções mais seguras. Proteja sua esposa até de você mesmo. Proteja-a da sua ira, inclusive quando estiver aborrecido com o relacionamento conjugal.

Quem vai respeitar a mãe de seus filhos mais do que você? Preferência é valorização. Respeito é valorização. Investir nela é valorização. Elogiar é valorização. Fazê-la parte de tudo é valorização.

Infelizmente, nós os maridos temos tendência a não valorizar a decisão das esposas nas nossas ações.

Às vezes imagino o lar como uma democracia onde o esposo é presidente e a esposa é o povo, é do ventre dela que vêm todos filhos que habitam a casa; e ainda imagino como seria o presidente se seu poder executivo não valorizar o legislativo da esposa; esta é a razão porque muitos homens vivem no judiciário em constante caução. Corrija-se e saia dessa prisão de orgulho e machismo.

É crente, é casado, é homem de muita oração? Então ouça minha exortação: dê valor a sua esposa, porque sua oração só é ouvida enquanto estiver em harmonia com ela, do contrário sua espiritualidade é teatro.

"Oro muito mas nada de o resultado acontecer"! Ah, é?! Deus não responde porque não escuta sua senhora, meu irmão.

Leia com atenção: 1 Pedro 3.7.

"Maridos, vocês, igualmente, vivam a vida comum do lar com discernimento, dando honra à esposa, por ser a parte mais frágil e por ser coerdeira da mesma graça da vida. Agindo assim, as orações de vocês não serão interrompidas."

O valor de um homem também se mede pelo valor que dá a sua esposa.


_______
O autor é angolano, reside em Luanda, é pregador do Evangelho ligado ao ministério das Assembleias de Deus de Angola.

2 comentários:

Fábio P. disse...

Mas e quando sua esposa dá valor a todo mundo, menos a você? Prioriza pai, mãe, filho, sobrinhos, netos, MENOS você?

Eliseu Antonio Gomes disse...

Prezado Fábio.

A recomendação para o marido amar sua esposa é bíblica, não é sugestão humana. Aliás, não é uma recomendação, é um mandamento do Senhor.

A ordenança é para que o amor seja exercido tendo como exemplo o amor de Cristo pela Igreja. Portando, é o exercício do amor sacrificial. Não é tarefa fácil, quando o relacionamento é conflituoso, mas é isso que Deus quer do esposo cristão.

Use sua fé tendo como base 1 Coríntios 7.14. A Bíblia diz que o marido crente santifica sua esposa descrente; e que a esposa crente santifica o seu marido descrente. Considere a palavra “crer” como “obedecer”, “crente” como “obediente”, e não como apenas alguém religioso e frequentador de cultos em um templo evangélico.

Sendo o marido ou esposa pessoa obediente ao Senhor em tudo que Ele manda, seu comportamento de fidelidade está sob a promessa de Deus de que este procedimento será uma forte influência positiva na vida de seu companheiro ou sua companheira conjugal.

Confie nas promessas do Senhor!

Abraço.