Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 7 de abril de 2019

O preocupante estado de saúde do quase octogenário ex-jogador Pelé

Pelé em 1995.
Crédito: John Mathew Smith.
Edson Arantes do Nascimento, mundialmente conhecido como Pelé, nasceu em 23 de outubro de 1940, em Três Corações, uma cidade a 320 quilômetro de distância do Rio de Janeiro. Filho de jogador de futebol, ainda na infância pegou gosto pelo esporte. Atualmente,  está com 78 anos de idade. Nos últimos anos, tem enfrentado uma série de problemas de saúde.

Em 2015, passou cinco dias internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde se submeteu a uma cirurgia para o tratamento de uma hiperplasia na próstata.

Em 2017, na Rússia, durante o sorteio do times
da Copa do Mundo, apareceu sentado em uma cadeira de rodas. E diferente das edições de campeonatos anteriores, ele reusou trabalhos como comentarista esportivo e garoto-propaganda, não marcou nenhum compromisso comercial, durante o evento para permanecer repousando.

Em março de 2018, ao ser homenageado no Fórum Econômico Mundial para a América Latina em São Paulo, revelou que se recuperava de duas cirurgias no quadril que o deixaram “fora do jogo”. Além disso, já esteve hospitalizado nos últimos anos por problemas na próstata e no rim.

Na matéria da Folha de São Paulo, publicada em 5 de dezembro de 2018, durante sessão de autógrafos no museu que leva seu nome, pediu aos brasileiros para apoiar o então vencedor das eleições presidenciais Jair Bolsonaro. Na mesma oportunidade, falando de sua condição física revelou ter passado por três cirurgias. Sem citar o problema da próstata, disse que fez duas cirurgias, trocou a cabeça do fêmur que havia desgastado, sendo a segunda cirurgia correção da primeira. Ao ser perguntado se sentia medo de morrer, alegou que sim, às vezes isso o preocupa e que pensa que todos sentem, se não sentissem não tomariam remédios.

Dupla com Coutinho no Santos

Ao se pronunciar sobre o artilheiro Coutinho, quando este veio a falecer em 11 de março de 2019, Pelé disse que dentro da área o colega era melhor que ele e que a dupla que formaram dentro do campo fez o Brasil ficar mais com mais fama mundo inteiro. "É uma grande perda. A nossa tabelinha, Coutinho e Pelé, fez o Brasil ficar mais conhecido no mundo todo. Tenho certeza que um dia faremos essa tabelinha no céu. Minhas condolências à familia', publicou em seu perfil no Instagram.

O ator Will Smith e Pelé

Em outubro de 2018, o ator encontrou com Pelé. Na ocasião houve uma sessão de fotos feitas pelo norte-americano e publicadas por ele em sua rede social. Pelé o presenteou com uma camiseta amarela da Seleção Brasileira, onde escreveu a seguinte frase, misturando palavras com o idioma de ambos: "To Will with love do amigo Pelé" ("Ao Will, com amor, do amigo Pelé"). Sobre este momento, o ator disse que Pelé o havia desafiado a antes de jantar fazer vinte e cinco toques numa bola com os pés sem que ela caísse no chão. "Podemos morrer de fome, mas pelo menos eu conheci a lenda primeiro", escreveu Smith na legenda do álbum de fotografias que publicou registrando o encontro. 

O encontro com Mbappé

Em 2 de abril passado, Pelé cumpriu agenda de garoto-propaganda, em Paris, para uma relojoaria de luxo que o patrocina. Para a divulgação, contou com a companhia do atacante francês Kylian Mbappé, jogador do PSG e da seleção francesa campeã do mundo na Rússia, um dos atletas mais jovens a ganhar a competição da Fifa, a fazer gol em uma final de Copa do Mundo desde o próprio Pelé em 1958. Na ocasião, Pelé o definiu como seu "sucessor". Demonstrando humildade, Mbappé, que atualmente está jogando no PSG, não aceitou comparações. "Vocês sabem, assim como eu, que só existe um rei e ele está aqui. Eu sou apenas o Kylian. Tento fazer o máximo para ajudar minha equipe, minha seleção. As comparações são lisonjeiras mas sei muito bem que jamais farei o que ele fez."

Em 15 de julho de 2018, aos dezenove anos, seis meses e vinte dias, Mbappé fez o gol que trouxe a vitória da França sobre a Croácia no segundo título mundial da seleção francesa. Já Pelé marcou duas vezes na final diante da Suécia, vencida pelo Brasil por 5 a 2, na Copa de 1958. O rei do futebol tinha apenas 17 anos na época. No mesmo campeonato, nas oitavas de final, contra a Argentina, Mbappé atingiu outra marca importante para a sua carreira: tornou-se o mais novo desde Pelé a fazer dois gols num jogo eliminatório da Copa. O confronto terminou em 4 a 3 a favor dos franceses e ele foi considerado o melhor jogador daquela partida. 

Internação no American Hospital, de Paris?

No dia seguinte, 3 de abril, ainda em Paris, o tricampeão mundial pela Seleção Brasileira se sentiu mal durante um jantar. Estava em um hotel, trêmulo e febril, foi socorrido rapidamente durante a madrugada. Os médicos o diagnosticaram com infecção urinária, que já teve outras vezes. A assessoria pessoal de Pelé informou que o hospital orientou a Pelé permanecer hospitalizado para que seu quadro de saúde fosse observado por 24 horas. Ele tem apenas um rim, o que causou a necessidade de maiores cuidados, a medida de precaução teve como consequência uma bateria de exames para evitar eventual evolução de uma bactéria em seu organismo.

Uma rádio francesa anunciou que Pelé estaria internado, mas sua assessoria negou a informação, dizendo que seria apenas uma parada com objetivo de realizar exames. Na sexta-feira (5), Pelé se comunicou através das redes sociais para agradecer ao carinho recebido dos fãs e disse estar reagindo bem aos antibióticos. 

Cancelamento de compromisso na  Universidade de Harvard

Apesar de passar a noite bem e não ter febre, de a assessoria do hospital declarar que a condição clínica de Pelé ser boa e controlada, o problema de saúde interrompeu os planos do ex-jogador, que viajaria aos Estados Unidos para realizar uma palestra no domingo, 7 de abril, em Havard, cidade de Boston, juntamente com Tite, atual técnico da Seleção Brasileira de Futebol, quando seria homenageado.

Twitter: @neymarjr
Pelé recebe visita de Neymar Jr

No dia 8 de abril, após cinco dias hospitalizado por conta do combate à infecção urinária, o ex-atleta recebeu a notícia de alta médica e a visita do atacante Neymar Jr. Ao retornar ao Brasil no dia seguinte, dirigiu-se ao Hospital Albert Einsten e lá permaneceu internado. O boletim médico informou que Pelé havia se submetido a uma cirúrgica de emergência na França, e que sua estadia no Albert Eisnten era para fazer novos exames e que seu estado de saúde permanecia bom.

E.A.G.

Atualizado em 10 de abril de 2019, às 06h47.

2 comentários:

Ruben Garcia disse...

En la cancha, nunca he visto a un jugador como Maradona, y nunca he visto un partido como él. Pero Bailey es diferente, es un milagro. Un jugador como Maradona no debe compararse con un milagro como Pelé. El milagro es el único, no volverá a suceder. Debido a la existencia de Pele, siento el encanto del fútbol.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Ruben.

Penso que não é possível fazer uma comparação entre os atletas Pelé e Maradona, porque eles jogaram em tempos diferentes, clubes diferentes, partidas em e contra times diferentes.

A minha opinião é que eles foram jogadores acima da média em suas respectivas gerações.

Abraço.