Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 8 de abril de 2019

O Senhor Deus é o nosso médico

Daniel Berg

"Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos sarados" - Isaías 53.5. Deus tem feito tudo quanto é necessário para que o pecador seja salvo. Para isso, Ele nos mandou Cristo Jesus, seu Filho amado, para sofrer como substituto do pecador, de maneira que, por meio da fé e coração contrito se chegar a Ele, pode obter a vida eterna. A salvação,
porém, não se alcança pelo fato único, de nos unirmos a certa igreja, seja ela qual for, mas sim, no fato de que pomos em prática os seus mandamentos.

O Batismo no Espírito Santo - por Gunnar Vingren em artigo de 1919

Jesus mesmo disse: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele" - João 14.21. Assim, falando do Senhor como nosso médico, eu quero citar algumas passagens da Palavra de Deus, que é o testemunho mais forte que há para os crentes em Jesus, que confessam a sua fé mediante sua palavra.

Diz o Senhor:

" ...eu sou o SENHOR, aquele que cura vocês" (Êxodo 15.26).

"Porque restaurarei a sua saúde e curarei as suas feridas”, diz o SENHOR." (Jeremias 30.17).

"Venham e voltemos para o SENHOR! Porque ele nos despedaçou, mas vai nos curar; ele nos feriu, mas vai atar as feridas" (Oseias 6.1).

"O SENHOR afastará de vocês toda enfermidade; não porá sobre vocês nenhuma das terríveis doenças dos egípcios, que vocês conheceram tão bem; pelo contrário, ele as porá sobre todos os que os odeiam" - Deuteronômio 7.15.

"Volte e diga a Ezequias, príncipe do meu povo: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, seu pai: “Ouvi a sua oração e vi as suas lágrimas. Eis que eu vou curá-lo e, ao terceiro dia, você subirá à Casa do SENHOR' " - 2 Reis 20.5.

"Ele é quem perdoa todas as suas iniquidades; quem cura todas as suas enfermidades" - Salmos 103.3.

Nós encontramos todas estas passagens no Antigo Testamento. Agora, vamos folhear o Novo Testamento, onde não são poucas as passagens, e que vamos citar:

"Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder. Jesus andou por toda parte, fazendo o bem e curando todos os oprimidos do diabo, porque Deus estava com ele" - Atos 10.38.

"Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou as nossas doenças" - Mateus 8.17. "Jesus percorria toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando todo tipo de doenças e enfermidades entre o povo" - Mateus 4.23.

 E essa mesma autoridade Jesus tem dado aos seus servos, até ao dia de hoje: de pregar o Evangelho, curar os enfermos e expelir demônios. Jesus disse aos seus discípulos:

 "Vão por todo o mundo e preguem o evangelho a toda criatura.16 Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Estes sinais acompanharão aqueles que creem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados" - Marcos 16.15-18.

"Muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E todos costumavam se reunir, de comum acordo, no Pórtico de Salomão' (...) 'Vinha também muita gente das cidades vizinhas de Jerusalém, levando doentes e atormentados por espíritos imundos, e todos eram curados" - Atos 5.12, 16.

O apóstolo Paulo disse "aspirais aos dons espirituais", e entre eles o dom de curar é um. E nós, que nos chamamos crentes, devemos observar e pôr em prática as verdades santas contidas nessas passagens que citamos a respeito da cura divina nas enfermidades de nossos corpos. Assim é que, em Marcos 5.25-34, nós lemos a respeito de uma mulher que, durante doze anos, padecia de uma hemorragia que, pelo que tinha padecido bastante na mão de muitos médicos, e gastando tudo que possuía, sem tirar proveito algum, antes ficando cada vez pior. Mas, tendo ouvido falar a a respeito de Jesus, veio, por entre a multidão e por detrás dEle, e tocou-lhe a capa, porque dizia: "Se eu tocar somente as suas vestes ficarei curada". E no mesmo instante cessou a sua hemorragia, e , em seu próprio corpo, sentiu que estava curada de seu flagelo.

Nós lemos, no Antigo Testamento, a respeito de Asa que, caiu doente. E "no trigésimo nono ano do seu reinado, Asa contraiu uma doença nos pés, e essa doença era muito grave. Porém, na sua enfermidade ele não recorreu ao SENHOR, mas confiou nos médicos. 13 Asa morreu no quadragésimo primeiro ano do seu reinado" (2 Crônicas 13.12-13).

"Assim diz o SENHOR: “Maldito aquele que confia no ser humano, que faz da carne mortal o seu braço e cujo coração se desvia do SENHOR!" - Jeremias 17.5.

Ninguém pense que, com estas palavras, queiramos dizer que possuímos em nós aquela plenitude que havia nos crentes do tempo dos apóstolos, mas sim, que nos esforçamos para alcançar este fim, pois estamos certos de que Deus é poderoso para restabelecer a sua igreja hoje, assim como no tempo dos apóstolos. E eu posso testemunhar o que tenho visto, em minhas viagens às ilhas do Baixo-Amazonas, que multidões de crentes têm sido curadas apenas pela eficácia da oração. Por isso, quero sempre render honra e glória a Deus, agora e sempre. Amém.
_______
Material publicado originalmente na edição de janeiro de 1919 do jornal Boa Semente, precursor do jornal Mensageiro da Paz. Republicado no MP, ano 81, nº 1513, edição de junho de 2011, página 28. Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD).

Esta postagem fez uso da tradução Nova Almeida Atualizada (NAA - SBB).

Nenhum comentário: