Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 19 de março de 2019

Momo, a "criatura" que ensina crianças a se mutilarem e se suicidarem


Na última semana, tornou-se de conhecimento público que a Momo, aquela boneca esquelética e assustadora, que aparecia em desafios de suicídio online via aplicativo WhatsApp, havia retornado, dessa vez para o YouTube.

Embora Momo não exista, se configure em mais uma lenda urbana, as postagens contendo vídeos com ela não são fake news, são vídeos perigosos cujo objetivo é atacar mentes infantis. Idiotas produziram vídeos transmitindo
ideias de suicídio para criancinhas. A personagem aparece em vídeos populares durante o espaço reservado para propaganda com passo o passo para o suicídio.

A personagem

Momo é o nome de uma espécie de "lenda urbana" que surgiu na internet em 2018.

A imagem não é uma foto comum adulterada no Photoshop; não é perfil de um filme, não é personagem de anime (quadrinhos japoneses) ou de uma pessoa deformada, como afirmaram alguns. A imagem é representação de uma escultura japonesa, criada pelo artista plástico Keisuke Aisawa. A tem olhos arregalados, pele pálida e sorriso horripilante e ficou conhecida depois que um vídeo chamado “Desafio Momo” viralizou na internet no ano passado.

Aisawa exibiu Momo pela primeira vez no museu Vanilla Gallery, em Tóquio, sob o nome de "Guai Bird", inspirada numa lenda urbana japonesa. A narrativa fictícia fala de uma mulher gestante que falece durante o parto e ressuscita num corpo disforme.

Nos vídeos veiculados na internet, o rosto de Momo é feito por uma empresa japonesa de efeitos especiais chamada Link Factory, que, nega estar associada ao desafio em si.

Origem

Tudo começou com um misterioso perfil no WhatsApp e logo se espalhou pelo resto da web. As primeiras exibições da  imagem perturbadora aconteceram no WhatsApp e no YouTube, chegando a vídeos infantis no YouTube.

De onde vem a imagem da Momo? A lenda japonesa em questão tem origem em uma lenda urbana japonesa, conhecida como "Ubume". A narrativa fictícia conta sobre o falecimento de uma mulher durante o parto e que ressuscita com aparência disforme.

"De certa forma, sua razão de ser é assustar as crianças, mas não deveria ter sido usada da maneira como foi", disse o criador da escultura quando ficou sabendo da polêmica.

Entenda o que acontece

Existe na internet a cultura dos desafios, principalmente entre adolescentes e a criançada. A virada mais perigosa dessa  rodada de desafios ocorreu quando, vários vídeos veiculando Momo se espalhou, sobre o disfarce de conteúdo infantil, ensinando crianças a cometer suicídio ou incentivando-as a cometer atos de alto risco.

Como é feita a propagação de Momo na internet no YouTube? Há quem acredite e afirme que  isso é propagado por meio de vírus invasor, isto é, um ou mais vírus que aparece no decorrer da veiculação de um desenho animado, conteúdos sobre slime, por exemplo . O mais aceitável é que o conteúdo da Internet é veiculado de maneira em massa por YouTubers, que visam acumular dinheiro através do número de visualização atreladas aos anúncios de publicidade.

Na versão da plataforma para crianças, a Momo aparece em vídeos de slime, por exemplo, que são muito assistidos pelo público infantil. Quem fez a denúncia foi a professora Juliana Tedeschi Hodar, de 41 anos, moradora de Campinas. Ela disse que um vídeo chegou até ela via WhatsApp e, quando ela foi alertar sua filha sobre o que estava acontecendo, foi surpreendida pelo fato de que Bianca, de 8 anos, já tinha tido assistido ao conteúdo diversas vezes e ficado bastante assustada com ele. “[A garotinha] disse também que estava com muito medo de dormir sozinha, de sonhar com a personagem ou de vê-la saindo de dentro do armário. Foram minutos bem complicados para nós”, contou a mãe para Isabella Otto, repórter da revista.

Com seus olhos esbugalhados e cabelos crespos, Momo pede ao espectador para participar de desafios que vão do inócuo ao mortal. O desafio tem sido associado a vários suicídios em todo o mundo, incluindo duas crianças que se mataram com apenas alguns dias de intervalo em setembro em Barbosa, Colômbia, de acordo com relatórios do Daily Mail da Inglaterra. Um adolescente de 16 anos teria incentivado uma menina, de 12 anos, a se envolver no desafio de Momo, e dias depois ela teria dado cabo de sua vida e o garoto também. Relatórios da polícia teria registrado que policiais teriam encontrado mensagens associadas ao jogo nos celulares de ambos os jovens.

Os pais e outros relataram os vídeos para o Facebook, Youtube e outros sites, e enquanto alguns foram retirados, outros ainda estão online e, às vezes, os antigos reaparecem novamente.

O desafio Momo

De acordo com agências policiais internacionais e agências de notícias, Momo aparece na internet há pelo menos um ano, às vezes em conjunto com vídeos infantis destinados a descrever o popular jogo "Fortnite" ou o personagem infantil Peppa Pig. Surge trazendo o chamado de “Desafio Momo”, que alguns têm denunciado como uma farsa, mas agita o fervor nas últimas semanas muitos pais e mães.

Os vídeos "infantis", em vez de apresentar apenas entretenimento, apresentavam, no momento de publicidade, a Momo trazendo desafios. Os desafios mostram como roubar informações pessoais, fazem incitação ao ódio e incentivo à extorsão, além de mostrar como cortar os pulsos. Pais relatam que seus filhos ficaram traumatizados com as imagens, e estão até com dificuldade para dormir.

A pessoa ou pessoas disfarçadas de personagem incentivam os espectadores de vídeo a entrar em contato por meio de um número do WhatsApp. Então eles, como “Momo”, pedem que as pessoas completem os desafios, alguns dos quais envolvem auto-mutilação ou suicídio, de acordo com relatórios internacionais. A suposta Momo também diz aos espectadores que ela os "amaldiçoará" se eles não fizerem o que ela diz, e os encoraja a não contar a ninguém sobre o desafio.

Em um tweet de 27 de fevereiro, o YouTube disse que não havia visto "evidências recentes de vídeos promovendo o Desafio Momo" em sua plataforma.

O que é slime?

A slime é usada como brinquedo pelas crianças. É conhecida como moeba e geleca, tem formato de massa amolecida, gelatinosa, textura maleável que pode ser modelada em vários formatos. Faz sucesso ao redor do mundo. 

A questão de vídeos do YouTube pautando a slime ter a suposta invasão de conteúdos da Momo, é bastante grave. Principalmente pelo fato de alcançar a atenção de crianças através da interferência em vídeos originalmente gravados para ensiná-las moldar a massa gelatinosa.

Momo: fantasia, fake ou fake?

Alguns têm considerado Momo como uma farsa, enquanto outros insistem que seus filhos estiveram em contato com aqueles por trás do personagem misterioso.

A natureza inconstante e incontrolável do conteúdo da Internet, além da tendência dos YouTubers e outros de capitalizar rapidamente os memes assustadores, torna difícil definir a origem ou medir o impacto generalizado da tendência.

Comunicado do YouTube

Alguns pais relataram que haviam colocado filtro no YouTube, mas mesmo assim crianças se depararam com a Momo em vídeos na plataforma YouTube Kids. Usuários do YouTube relatam que muitas vezes o YouTube Kids exibiu conteúdo inadequado para a garotada.

A natureza inconstante e incontrolável do conteúdo da Internet, além da tendência dos YouTubers e outros de capitalizar rapidamente os memes assustadores, torna difícil definir a origem ou medir o impacto generalizado da tendência. Obviamente, quem sofre com isso são as crianças.

Em nota ao site da Revista Crescer, o YouTube se defendeu das acusações e diz que não vê evidências da promoção do "Desafio Momo" na sua plataforma. O departamento de comunicação do YouTube Kids também nega que vídeos da personagem tenham furado o filtro de conteúdo infantil. "Ao contrário dos relatos apresentados, não recebemos nenhuma evidência recente de vídeos mostrando ou promovendo o desafio Momo no YouTube Kids. Conteúdo desse tipo violaria nossas políticas e seria removido imediatamente", diz uma nota.

Conclusão

Esta situação é mais um alerta de que sistemas de recomendação na internet não merecem confiança plena e podem ser usados para espalhar teorias conspiratórias e desinformação em geral. Por isso, é fundamental que os pais acompanhem de perto o conteúdo consumido pelos filhos para garantir que eles vejam coisas adequadas às suas idades.

"Nosso conselho, como sempre, é supervisionar os jogos que seus filhos jogam e ser extremamente conscientes dos vídeos que estão assistindo no YouTube", disse o Serviço de Polícia da Irlanda do Norte em um post sobre o desafio de sábado. "Certifique-se de que os dispositivos aos quais eles têm acesso estejam restritos a conteúdo adequado à idade."

E.A.G.

Compílações:
"Momo' aparece em vídeos de slime no YouTube Kids e deixa pais preocupados | Olhar Digital | Redação Olhar Digital em 18 de março de 2019 às 12h00 | https://olhardigital.com.br/noticia/-momo-aparece-em-videos-de-slime-no-youtube-kids-e-deixa-pais-preocupados/83796 
Momo challenge: How a creepy internet meme could be teaching your child how to commit suicide | Sarah Taddeo, Rochester Democrat and Chronicle em 27 de fevereiro de 2019 às 12h27 e atualizado em 28 de fevereiro de 2019 às 23h43 | https://www.usatoday.com/story/life/allthemoms/2019/02/27/momo-challenge-internet-meme-could-teach-your-child-how-commit-suicide/3004431002/ '
Momo': o que é e o que está por trás da lenda urbana do YouTube e do WhatsApp | Lucas Carvalho | https://olhardigital.com.br/fique_seguro/noticia/-momo-saiba-o-que-esta-por-tras-do-perfil-de-whatsapp-que-virou-polemica/77611 
Momo ressurge em vídeos infantis no YouTube e ensina técnicas de suicídio | Capricho versão online | Por Isabella Otto em 18 março de 2019, às 11h53 | https://capricho.abril.com.br/vida-real/momo-ressurge-em-videos-infantis-no-youtube-e-ensina-tecnicas-de-suicidio/ 

Nenhum comentário: