Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Escatologia: acontecimentos futuros no plano da redenção (introdução)


Por Eliseu Antonio Gomes

O plano da redenção não se concluirá até que os santos encontrem-se diante de Deus, assim como Adão e Eva permaneceram na presença do Criador antes de pecarem. Existem alguns acontecimentos profetizados nas Escrituras Sagradas, que ainda estão por acontecer. Os seguidores de Cristo podem ter comunhão com Deus em Cristo agora, mas a concretização final da intenção de Deus será no céu.

Todas as religiões possuem a sua escatologia. Cada uma apontando ao propósito final da sua crença. A maior parte das religiões disponibiliza esperança aos adeptos. Os hinduístas e os espíritas aceitam como verdadeira a reencarnação; os hinduístas creem também na transmigração, sistema em que o morto revive, mas, em forma menos significante, tomando o corpo de um animal ou até mesmo de um inseto, conforme o modo em que viveu. Os espíritas são menos radicais, porém apregoam a questão do carma, a reencarnação em outro corpo humano após a morte, com o objetivo de experimentar sofrimentos a fim de pagar por erros cometidos durante a vida.

Os filósofos gregos, da época de Sócrates, insinuavam existir a mudança da alma para o mundo das ideias, à condição livre da matéria. Platão, em sua obra Fédon e Equécrates, apresenta o diálogo de Sócrates. O pensador ateniense, antes de tomar a sicuta - veneno popular entre os suicidas na antiga Grécia - afirma que nada é mais estimulante do que entrar para o mundo das ideias, onde aproveitará de novos conhecimentos. 

O vocábulo "escatologia" é originário dos termos gregos "eschatos" (último) e "logia" (doutrina ou tratado), isto é, o estudo dos últimos eventos. A sua abrangência aborda o que acontecerá com os homens e o mundo como um todo; toca em acontecimentos desde a morte física até o estado eterno, após o julgamento final; descreve o futuro da Igreja e dos ímpios.

A Escatologia sempre aguçou grande atração na humanidade. O desejo em conhecer o futuro provoca tanto crentes quanto descrentes, já que estes pesquisam na astrologia, cartomancia, na quiromancia e em outros métodos esotéricas, maneiras de descobrir o que ocorrerá em dias futuros, relacionados, principalmente à vida amorosa, à segurança econômica e, alguns mais afoitos, a saber como será o seu próprio final.

Para nós, os cristãos, a Escatologia é um dos assuntos mais profundos da Bíblia Sagrada. Como parte das doutrinas cristãs, não se restringe a alguns fatos previstos para o futuro, mas examina detalhadamente o desdobramento da História, confere os acontecimentos com as profecias bíblicas. Ao meditar nesta matéria teológica, a nossa esperança fica revigorada (1 Pedro 1.3), clareando o nosso caminhar (2 Pedro 1.19) para seguirmos adiante na trajetória da fé (Hebreus 12.1), até o momento em que a trombeta tocar nas alturas sinalizando a volta de Cristo  (1 Coríntios 15.52) e sejamos retirados desse mundo, levados ao encontro do Senhor nos ares (1 Tessalonicenses 4.16).

A partir do momento em que a Igreja de Jesus teve o seu início, ela é participante de um período da História conhecido como "os últimos dias". Consequentemente, a Igreja já nasceu numa conjuntura escatológica. Desde o começo os crentes sabem esperar pelo seu arrebatamento iminente deste mundo para o céu de luz. Sabemos que chegará o dia em que conheceremos a mansão celestial (João 14.1-3), a qual Deus preparou para ser morada do seu povo (Hebreus 11.16).

E.A.G.

A segunda vinda de Jesus

Compilação:
1ª Escola Bíblica para Obreiros (EBO): Escatologia, Valdir Nunes Bícego, página 23, data do evento não declarado, Lapa, São Paulo/SP (Assembleia de Deus setor Lapa).
64ª Escola Bíblica de Obreiros (EBO) - Edificando Nossa Cada, Escatologia, Gerson Filitto Sobrinho, página 39, 19 de setembro a 4 de outubro de 2010, Belenzinho, São Paulo/SP  (Igreja Assembleia de Deus em São Paulo).
O Tema da Bíblia - Um Estudo Sobre o Plano da Redenção, FerrelL Jenkins, página 17, 2ª edição ano 2000, São Paulo/SP (Dennis Allan).
Teologia para Pentecostais - Uma Teologia Sistemática Expandida, volume 4, Walter Brunelli, página 163, 166, edição 2016, Taquara, Rio de Janeiro/RJ (Central Gospel).

Nenhum comentário: