Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

O empoderamento da mulher cristã



Empoderamento. O termo significa investir-se de poder, vem do inglês “empowerment”. O empowerment designa as relações de poder dentro de uma sociedade. Os ramos da psicologia e da filosofia abordam este termo na indústria da auto-ajuda e ciências da motivação. É cada vez mais usado como uma metodologia pelo movimento feminista.

Erra quem pensa que o movimento de empoderamento da mulher tem o objetivo de realçar a feminilidade. Ele não é organizado com fins de ressalvar a feminilidade dada por Deus, é impulsionado pelo feminismo, que por sua vez denigre a imagem da mulher, despreza totalmente a sua imagem em relação ao que a Palavra de Deus ensina.

A Bíblia Sagrada não pressiona a mulher ao nível das humilhações quanto ao seu relacionamento com os homens, como é propalado por gente que não conhece as Escrituras Sagradas em profundidade. Sendo a mulher um poço de sentimentos, precisa agir com olhos e ouvidos vigilantes, estar atenta para não ser atacada pela influência maligna desta cultura que não prioriza a vontade de Deus como regra de fé e conduta.

A vida humana não dura para sempre nesta esfera física. Tudo tem prazo de validade no campo físico. De nada vale conquistar o empoderamento social, massagear o ego, se o que permanece para a vida eterna não são as coisas conquistas materiais. A beleza, a casa, o carro, tudo ficará para trás. Além-túmulo só irá a alma, que deverá prestar contas a Deus (Hebreus 9.27).

Se a mulher bebe da fonte da Palavra de Deus, encontrará a água viva que Jesus Cristo oferece, e todas as insatisfações de sua alma terão fim (João 4.4). O verdadeiro empoderamento que a mulher pode alcançar é mais do que vivenciar emoções ao conquistar sucesso profissional e estado social proeminente, em disputa de carreiras exercidas por homens. Empoderar-se de verdade é aceitar a oportunidade para que a alma não se perca na eternidade. É abrir o coração ao Espírito Santo e caminhar nesta vida apresentando ao mundo o fruto do Espírito Santo (Gálatas 5.19-23). Somente assim os questionamentos do seu íntimo terão respostas.

Abordando a questão profissional, a Bíblia Sagrada não apresenta obstáculos para que a mulher construa sua carreira profissional. Em Provérbios, capítulo 31 e versículos 10 ao 31, encontramos a apologia da virtude feminina, neste texto está descrito o bom exemplo da esposa que sabe cumprir as tarefas cotidianas da sua casa e também sabe buscar rendimentos econômicos realizando trabalho de artesã, e desta maneira é capaz de junto com o marido fazer com que as finanças do lar sejam satisfatórias. Os deveres quanto a qualidade do relacionamento em casa devem ser observados. Assim como é estipulado aos maridos, os deveres em casa imposto às esposas é que elas cumpram o seu papel de companheira e mãe dentro do lar cristão. Tanto o homem como a mulher não pode colocar em segundo plano as responsabilidades conjugais e de progenitores (Hebreus 13.4; Efésios 5.21-33; Colossenses 3.18-25).

Abordando a questão conjugal, a Bíblia informa que o homem é a cabeça da mulher. Esta informação tem gerado ao longo dos anos a interpretação errada que alimenta a filosofia machista, opressora das esposas. Não deveria ser assim. Eles lembram a questão de Eva ter ouvido a orientação da serpente, comido o fruto proibido e oferecido ao marido, que também o experimentou. Sendo assim, não foi apenas a mulher quem pecou, Adão também transgrediu a ordem divina. Desta passagem, fica uma pergunta aos homens: vocês querem viver como um Adão antes ou depois da queda? Se o desejo é viver como antes da degustação da fruta proibida, amem as suas esposas como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela (Efésios 5.25).

O que queremos dizer? O marido não tem o direito de agir como machista contra sua esposa. O homem, enquanto ser social, não tem o direito de promover nenhuma espécie de atividade machista contra quaisquer mulheres, seja ela a companheira do matrimônio, uma pessoa que esteja no círculo de amizades do casal, colega de trabalho ou ainda gente desconhecida.

As Escrituras Sagradas não sustentam a filosofia feminista, porém, também, não dá lugar para a doutrina machista. Portanto, o homem deve conviver com a mulher sem quaisquer orientações machistas. Por sua vez, a mulher tem o dever de apresentar-se como ser feminino sem nenhuma afetação feminista em todas as espécies de relacionamentos.

E.A.G.

Nenhum comentário: