Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Babosa - O cultivo da Aloe Vera em vasos


Existe três tipo de plantas conhecidas como Babosa: Aloe Arborescens; Aloe Barbadensis; e Aloe Vera. Eu cultivo Babosas da espécie Aloe Vera em vasos há mais de dez anos. Ganhei uma muda de uma senhora idosa, cujo quintal era repleto de uma variedade imensa de plantas.

A espécie Aloe Vera cresce bastante, não precisa ser regada todos os dias, basta deixá-la num cantinho onde não ajam raios de sol diretamente sobre ela o dia inteiro. A Babosa se reproduz por conta própria. Basta ao cultivador ficar observando o surgimento do brotinho, ir ao caule da planta-mãe e retirar a plantinha e colocá-la em outro vaso ou diretamente no solo. Costumo presentar pessoas com babosinhas.

Uma vez ao ano, surge uma flor entre as folhas, tem duas cores entrelaçadas, rosa e branco, é coisa linda de se ver. Quando em seu estágio mais avançado, a flor continua pequenina. A flor brota de um novo caule que chega a ter quase um metro de altura.

A Aloe Vera possui propriedades medicinais. É usada em larga escala pela fitoterapia, a Ciência mais antiga que pesquisa e usa as plantas para fins medicinais. Por experiência própria, posso escrever aqui que esta planta é um ótimo bactericida, cicatrizante.

Deveríamos aprender a ser como os vasos que contém a Babosa Aloe-vera. Além do benefício ornamental e medicinal, a planta serve à área de cosméticos, tem capacidade para reidratar a pele e os cabelos.

Podemos interagir na sociedade como os recipientes da vida que produz beleza e saúde, sem exigir de ninguém extremado cuidado. Deus nos deu talentos e estes talentos nos capacitam a ter um grau considerável de independência. Sejamos independentes em tudo que for possível, e na esfera das impossibilidades tenhamos a humildade de nos entregar às Mãos Amigas do nosso Bom Deus.

E.A.G.

Nenhum comentário: