Diferentes dos leões da floresta, os
caminhoneiros sabem a força que possuem.
Miem alto, leões da política
brasileira!
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Em 1972, no Chile, uma greve de caminhoneiros se estendeu por 26 dias e derrubou o governo esquerdista de Salvador Aliente. Talvez, tal qual os juízes que encabeçam a Operação Lava Jato inspirados na Operação Mãos Limpas, dos magistrados italianos, os motoristas daqui estejam motivados pelos colegas chilenos, e queiram mostrar aos governantes que o Brasil é de todos os brasileiros, não pertence apenas aos políticos eleitos. E eu estou vendo muita gente aprovando o protesto!
Greve ou locaute? Uma parcela da mídia jornalística, de televisão, impressa e de portais de internet, descreve essa situação como greve. Mas esse termo não se ajusta muito bem ao que os caminhoneiros fazem. Grevistas paralisam reivindicando aumento de salário ao patrão. Os caminhoneiros cessam o trabalho protestando contra os impostos altos para combustíveis e outras situações atreladas a profissão deles. E o governo federal não é patrão da classe de motoristas de caminhão, estes motoristas têm patrões diferentes um dos outros e, inclusive, muitos são autônomos - são ao mesmo tempo patrões e funcionários deles mesmos.
A pauta de reivindicações dos caminhoneiros:
Chegam informações de que bloqueios impedem a passagem de caminhões transportando cargas vivas. Assim, galinhas, porcos, boi e vacas estão morrendo em vias públicas por falta de alimentação. Que triste! E pior que isso é o bloqueio de cargas de combustível para ambulâncias e botijões de oxigênio para hospitais. De um lado, há quem diga que isso não ocorre e de outro afirmam que está acontecendo. Creio que ambos estão com a verdade, pois as duas coisas são fatos em regiões do Brasil, em sua dimensão continental. Que se puna os fora-da-lei, pois objetivos nobres não justificam atos de desumanidade e maus tratos aos animais.
E.A.G.
Greve ou locaute? Uma parcela da mídia jornalística, de televisão, impressa e de portais de internet, descreve essa situação como greve. Mas esse termo não se ajusta muito bem ao que os caminhoneiros fazem. Grevistas paralisam reivindicando aumento de salário ao patrão. Os caminhoneiros cessam o trabalho protestando contra os impostos altos para combustíveis e outras situações atreladas a profissão deles. E o governo federal não é patrão da classe de motoristas de caminhão, estes motoristas têm patrões diferentes um dos outros e, inclusive, muitos são autônomos - são ao mesmo tempo patrões e funcionários deles mesmos.
A pauta de reivindicações dos caminhoneiros:
• Frete mínimo nacional;A mobilidade impedida, ou não?
• Estradas em bom estado;
• Reduzir os pedágios para caminhoneiros;
• Renegociar as dividas dos caminhoneiros;
• Cortar totalmente o Imposto PIS/CONFINS sobre o diesel e gasolina;
• Fim dos tributos Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE).
Chegam informações de que bloqueios impedem a passagem de caminhões transportando cargas vivas. Assim, galinhas, porcos, boi e vacas estão morrendo em vias públicas por falta de alimentação. Que triste! E pior que isso é o bloqueio de cargas de combustível para ambulâncias e botijões de oxigênio para hospitais. De um lado, há quem diga que isso não ocorre e de outro afirmam que está acontecendo. Creio que ambos estão com a verdade, pois as duas coisas são fatos em regiões do Brasil, em sua dimensão continental. Que se puna os fora-da-lei, pois objetivos nobres não justificam atos de desumanidade e maus tratos aos animais.
E.A.G.
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