Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

O poder da fala positiva e negativa

"A morte e a vida estão no poder da língua" - Provérbios 18.21.

Por Luciana Aulicino

"Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração" - Colossenses 3.16.

Não sei se já aconteceu com você de fazer uma declaração sobre algo e. depois de algum tempo, ver a sua concretização. "Um dia trabalharei nesta empresa"; "aquela pessoa se casará comigo"; um dia viajarei para Israel" e outros exemplos.

Da mesma forma, afirmações de derrota também podem virar realidade: "Nunca conseguirei cursar em uma faculdade"; "meu destino é viver solitário"; "não consigo emagrecer"; "sempre sou enganado pelas pessoas".

Nenhum cristão duvida que a Palavra de Deus é poderosa. Entretanto, muitos não lembram que as nossas palavras também têm peso e que podemos ser beneficiados ou nos tornar vítimas delas.

 Não se trata de poder mental ou superstição. A Bíblia revela isso:

"A morte e a vida estão no poder da língua" - Provérbios 18.21.

"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem" - Efésios 4.29.

Devemos nos perguntar: quais sãos os frutos produzidos pelo que sai da nossa boca? Edificação, alegria e esperança? Crítica vazia de justiça, desânimo e destruição? Em Lucas 6.45 temos a informação de que a boca transmite o que está dentro do coração. Assim sendo, reflitamos sobre o que falamos em família, aos amigos, no ambiente escolar e de trabalho.

A fala irresponsável é extremamente nociva. Simplesmente pelo fato de não medir as consequências do que é dito, bons relacionamentos são abalados, sonhos são destruídos, a alma de pessoas sensíveis são feridas de maneira assustadora e, muitas vezes, irreversível..

E.A.G.

Fonte: Renovação da Fé, ano 13, maio a junho de 2013, nº 55, página 12, São Paulo/SP (Metodista Renovada) Artigo extraído de maneira adaptada. Título original: O poder da palavra.

Nenhum comentário: