.____________________________________________

Este site tem a finalidade de, com toda a simplicidade das pombas, prudentemente, mostrar o que o crente em Jesus espera. Reflexão. Informação. Opinião. Troca de ideias. Blog idealizado por Eliseu Antonio Gomes. Criado em 12 de junho de 2007.

Research | Pesquisar artigos de Belverede

domingo, 4 de dezembro de 2016

Resposta para um cristão saudosista da IPDA em décadas passadas

Anos 1980. Fachada do prédio da antiga sede mundial da IPDA.
Avenida do Estado, 4568.  Capital de São Paulo.

Em 27 de janeiro de 2014, publiquei Saudades da Igreja Deus é amor que não existe mais. O conteúdo foi escrito por Levi Muniz,  radialista muito conhecido entre os membros daquela denominação.

Então, não demorou para surgir as participações de internautas. Esclareço que eu me sinto prestigiado quando existe tal interatividade do leitor, mesmo quando se manifesta para trazer sua crítica ao blog, o que raramente acontece e não é o caso agora.

Infelizmente, o participante em questão não apresentou quem ele é, fez seu comentário anonimamente. Vejamos logo abaixo o que ele disse e a minha resposta a ele:

"Hoje não é fácil, tenho tanta saudade daquela IPDA de antes, pois não tinha modernização como hoje, a igreja tinha uma doutrina bíblica, mas depois da morte do nosso saudoso missionário David Miranda, a doutrina acabou. Colocaram coisas antibíblicas. Mas vamos nos preparar cada dia mais, poque Jesus breve arrebatará sua igreja" - 30 de novembro de 2016, 16h19.

A resposta.

"Caro Anônimo / Unknown (30 de novembro de 2016).

Com sentido negativo, de reprovação, você faz uso de três detalhes em seu comentário sobre a Igreja Pentecostal Deus é Amor (IPDA), em seus dias atuais:
modernização;
doutrina; e
"coisas antibíblicas".
1. O ato de modernizar não é pecado.

Jesus nunca usou microfone e os apóstolos não conheceram automóveis. No entanto, o saudoso Missionário David Miranda fez uso inteligente das duas invenções, além de muitas outras. Talvez, você tenha digitado "modernização" com outro pensamento na cabeça. Caso seja isso, precisa ser mais específico.

2. Doutrina significa "ensino". 

Jamais podemos nos esquecer que, no ambiente da religiosidade cristã, existem duas espécies de doutrinação.
a - A Doutrina de Jesus.
Abrindo o Novo Testamento, principalmente em Mateus, nos capítulos 5, 6 e 7, encontramos textos apresentando o Sermão do Monte, este sermão é um resumo de tudo que o Mestre nos ensinou, através dele descobrimos qual é e como é a Doutrina de Cristo.
Esclarecendo mais, não nos esqueçamos que o propósito da Doutrina de Cristo é indicar a Palavra do Senhor como regra de fé e conduta, mostrar a essência da vontade de Deus para nós, mostrar com clareza tudo aquilo que o cristão nunca deve praticar. Logicamente, o cristão não tem autorização do Pai celestial para acrescentar, extrair ou alterar alguma coisa. As páginas das Escrituras Sagradas afirmam que aquele que fizer isto será tratado como anátema (maldito). Confira: Provérbios 30.5-6; Gálatas 1.8-9; Apocalipse 22.18-19.
b - A doutrina de homens.
O conteúdo deste tipo de ensinamento jamais deve ser considerado pelo cristão como em importância igual ou superior ao ensinamento do Filho de Deus, pois foi o Filho de Deus quem morreu na cruz e ressuscitou em favor de toda a humanidade, quem jamais cometeu pecado.
Geralmente, a doutrina de homens é apresentada no formato de estatuto da denominação evangélica. Na IPDA, costuma-se falar em RI (regulamento interno). 
3. O que é antibíblico? 

É necessário analisar com cuidado o que vem a ser "coisas antibíblicas". O termo "antibíblico" refere-se às atitudes e discursos que confrontam a Doutrina de Cristo. Mas, é muito comum entre os religiosos não acostumados a ler a Bíblia regularmente, considerar como "antibíblico" a pregação e o modo de agir de pessoas que não adotaram como estilo de vida a doutrina estabelecida pela igreja na qual é membro.  

Enfim, quem é conhecedor da Palavra de Deus e ama-a de Gênesis ao Apocalipse, sabe que apenas a Palavra de Deus é eterna, sabe que a doutrina criada por homens é coisa passageira. De geração em geração surgem líderes (alguns realmente muito bem intencionados) que inventam regras e o povo segue esses líderes em suas propostas. Porém, as ideias humanas têm prazos limitados; geralmente elas são trocadas por outras ideias quando estes indivíduos em postos de mando e a sua geração de seguidores falecem.

Se for o caso das novas doutrinas humanas não confrontarem a Doutrina de Cristo, nos alegremos com a existência delas, pois é provável que serão o modo como nossos filhos e netos viverão servindo e adorando a Deus.

E.A.G.

Nenhum comentário:

Voltar ao início da página


Blog Belverede 12 anos de atividades - https://belverede.blogspot.com.br

Lições Bíblicas 2019

Tabernáculo: Símbolo da Obra Redentora de Cristo


EBD - Escola Bíblica Dominical.

13 Lições comentadas por Elienai Cabral (CPAD)

Entre 7 de Abril e 30 de Junho, as igrejas evangélicas que usam o currículo pedagógico da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) estarão lecionando as treze matérias da revista Lições Bíblicas, cujo comentarista é Elienai Cabral e o tema é O Tabernáculo: Símbolos da Obra Redentora de Cristo.

A vontade deste Blogueiro é trazer aos Leitores de Belverede postagens relativas aos assuntos abordados pelo articulista da CPAD. Se assim Deus permitir, é o que farei, pois é perceptível que o subsídio é algo de extremo interesse do povo cristão. Certa vez, um irmão moçambicano declarou ter enorme expectativa por esta espécie de postagem.

Abaixo, os nomes de 13 lições. As lições marcadas em negrito e sublinhadas possuem hiperligação, ao clicar sobre elas você será encaminhado para outro espaço deste blog, abrirá para você a página da postagem correspondente.

A nossa oração é para que cada publicação seja de bom proveito espiritual a todos, lembrando que cada uma delas não substituem o conteúdo criado pelo Pastor Elienai Cabral.

Não existe interesse comercial nesta iniciativa. Peço sua gentileza, divulgue estas matérias, tanto presencialmente quanto em suas redes sociais.

Sumário

Lição 7
O Lugar Santo

Lição 8
O Lugar Santíssimo

Lição 9
A Arca da Aliança

Lição 10
O Sistema de Sacrifícios

Lição 11
O Sacerdócio de Cristo e o Levítico

Lição 12
A Nuvem de Glória

Lição 13
O Sacerdócio Celestial

Introdução aos livros da Bíblia Sagrada.
Objetivo ainda em fase de conclusão.

Antigo Testamento
GênesisÊxodoLevíticosNúmerosDeuteronômioJosuéJuízesRute1 Samuel • 2 Samuel • 1 Reis • 2 Reis • 1 Crônicas • 2 Crônicas • Esdras • Neemias Ester • Jó • Salmos Provérbios • Eclesiastes • Cantares • Isaías • JeremiasLamentações • Ezequiel • Daniel • Oseias • JoelAmósObadiasJonas • Miqueias • NaumHabacuqueSofonias Ageu ZacariasMalaquias