Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 13 de novembro de 2016

O casamento e o livre-arbítrio



Com todo respeito a todos que pensarem diferente de mim, quero dizer que eu creio na doutrina do livre-arbítrio. E assim como Deus nos dá a liberdade de escolha para nós em tudo que decidimos realizar, também nos deixa livres para escolher o marido ou esposa. O que o Senhor faz neste caso do matrimônio, e em todos os outros, é nos apresentar critérios sábios para fazer as melhores escolhas - e após a escolha feita da pessoa do cônjuge, ensinar a ter uma vida à dois em respeito mútuo. Sendo mais direto: não entendo que o Senhor queira escolher no lugar do pretendente ao casamento a pessoa que será o marido ou esposa de quem se casa.

Isaías 46.10 dá base para os calvinistas refutarem o livre-arbítrio?
Qual a permissão dada na Bíblia para o divórcio?
Salvação e Livre-Arbítrio


Nosso Deus dá liberdade de escolha quanto ao parceiro ou parceira conjugal, porém, exige que o matrimônio seja tratado com toda seriedade. Está claro na Bíblia:

"Respondeu-lhe Jesus: Não tendes lido que o Criador os fez desde o princípio homem e mulher, e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne? Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem" - Mateus 19.4-6.

"Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula" - Hebreus 13.4 a.

Nas Escrituras Sagradas, o termo existente em hebraico para o que é traduzido ao nosso idioma como "uniu / ajuntou" tem o sentido de unicidade, ou seja, algo de impossível separação. O versículo bíblico é expressado como uma ordenança, mas podemos considerar como uma constatação.

O assunto é bem complexo e sempre chamou muito a minha atenção, ao ponto que li a Bíblia inteira com o objetivo de me aprofundar neste tema, sem a opinião de terceiros entre mim e as Escrituras. Foi assim que cheguei à conclusão do livre-arbítrio na esfera matrimonial.

O Criador nos fez seres pensantes, e nos deu a capacidade de conhecer a sua vontade sobre o casamento. Aqueles que já se casaram e quem está para casar-se, precisa refletir sobre a declaração do Senhor sobre a separação: Deus a permite por causa da dureza de coração humano, quando ocorre a infidelidade conjugal. Também, é importante a declaração de Jesus sobre a bem-aventurança que paira sobre os mansos de coração, que o Senhor ensina o ato de perdoar. Ler: Mateus 19.18, 19.

Enfim, os solteiros precisam ter a exata noção do que representa um casamento antes de casarem-se.

E.A.G.

Nenhum comentário: