Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

O Tribunal de Cristo e os galardões




Por Eliseu Antonio Gomes

A abordagem deste tema é um dos mais profundos da Bíblia Sagrada. Ao meditar, a esperança que existe em nós robustece, o caminho fica iluminado para prosseguirmos na caminhada da fé, até que a trombeta que anunciará o regresso de Cristo toque nas alturas e sejamos arrebatados, encontrando com o Senhor nos ares (1 Pedro 1.3, 2 Pedro 1.19; Hebreus 12.1; 1 Coríntios 15.52; 1 Tessalonicenses 4.16). Quando assim acontecer, estaremos eternamente na mansão celestial, a qual Deus preparou para o seu povo (João 14.1-3; Hebreus 11.16).

A nossa luz deve resplandecer diante dos homens.

"Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus" - Mateus 5.13-16.

No grego koiné, luz é "phos", associado à "phõphoros", o brilho da luz, a estrela da manhã. Conota e denota a luz moral, espiritual, o conhecimento compartilhado, que esclarece e ilumina a mente, a alma, a consciência, incluindo também o bem moral, pureza, santidade, e a inevitável consequência de recebimento da recompensa e felicidade.

No sentido figurado, de modo geral, o termo "luz" representa o verdadeiro conhecimento de Deus e das coisas espirituais, é a vida cristã que se empenha a executar todas as determinações da Palavra de Deus, prazerosamente (Mateus 4.16; João 3.19; 8.12; Atos 26.18, 23; Romanos 13.12; 2 Coríntios 6.14; Efésios 5.8; 1 Pedro 2.9; 1 João 1.7; 2.8, 10).

Vemos que, nos versículos 13 ao 16 de Mateus, o cristão é comparado ao sal, à luz e com uma cidade. O sal conserva da corrupção; a luz descobre e manifesta o que há na escuridão; uma cidade é um centro de cooperação, harmonia, governo, e, quando edificada sobre um monte é totalmente visível por todos os lados.

Quando uma pessoa recebe a Jesus, com inteireza de coração, torna-se uma luz de Deus no mundo, isto é, ilumina o sistema social de seres humanos que desprezam o Evangelho do Senhor. Ao iluminar quem está na escuridão das práticas pecaminosas, as pessoas iluminadas são postas a refletir se decidem viver conforme os ensinamentos de Cristo ou não.

Aquele que divulga a proposta das Boas Novas também é comparado ao perfume de Cristo: "Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem.  Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. Quem, porém, é suficiente para estas coisas. Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus; antes, em Cristo é que falamos na presença de Deus, com sinceridade e da parte do próprio Deus - 2 Coríntios 2.15-17.

A sequência dos fatos escatológicos

1. O arrebatamento da Igreja
Será em duas etapas: Atos 1.11; Apocalipse 1.7; Judas 14; Daniel 9.25-27;
2. O Tribunal de Cristo
Apenas os salvos participarão. Todos os crentes terão que comparecer a este tribunal, que será uma sessão cujo objetivo é julgar as obras e os atos dos crentes, recompensando-os, pelo que fizeram em sua vida cristã em prol do crescimento do reino de Deus neste mundo. Na ocasião, todas as obras serão provadas pelo fogo divino e o exame divino revelará todas as intenções dos corações, colocará à mostra se as obras realizadas foram feitas com objetivos corretos ou errados. As obras categorizadas como feno madeira e palha serão consumidas pelo fogo e o seu portador não será galardoado, pois representam ações motivadas por interesses egoístas, ações feitas sob pressão ou meramente feitas pela força do hábito (Romanos 14.10; 2 Coríntios 5.9-10).
3. As Bodas do Cordeiro
João 14.1-3, Cantares 2.4.
4. A Grande Tribulação
Apocalipse 7.14.
5. A Retorno de Jesus em glória
Apocalipse 1.7; Mateus 24.30.
6. O julgamento das nações vivas
Joel 3.12-14; Mateus 25.31-46.
7. O milênio
Salmo 72; Zacarias 14.9; Isaías 2.2-3; 65.20
8. O julgamento final (trono branco)
Daniel 7.11; João 5.22-27; Filipenses 4.3; Judas 6; Apocalipse 21.27 
9. A destruição do mundo
Mateus 24.3, 35; 2 Pedro 3.12-13; Hebreus 1.10-12.
10. Os novos Céus, a Nova Terra e a Eternidade
Isaías 65.17; 66.22 Pedro 3.31; Apocalipse 20.11; 21.1.

O crente foi gerado em Jesus Cristo para realizar boas obras.

"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" - Efésios 2.18-10.

Neste texto, "dom" (grego "dõron") indica o ato de presentear. Será que quando recebemos um presente de alguém perguntamos a ela "quanto lhe devo?", ou dizemos o quanto ele é bonito e agradecemos?

Devemos servir a Deus com gratidão, louvor, alegria, boa disposição. 

A nossa salvação e até mesmo a nossa fé são dádivas dadas por Deus. Não existe uma só pessoa que seja capaz de salvar-se por meio de esforço pessoal, dotes de grande inteligência, ato ou serviço oferecido e desempenhado com esmero. Apenas através do reconhecimento de Jesus Cristo como Senhor e Salvador o ser humano conquista a salvação (Atos 4.10-12).

Seremos justificados ou condenados mediante as nossas palavras.

"Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom ou a árvore má e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore' (...) 'Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado" - Mateus 12.33, 36-37.

Justificar: "tornar", "declarar" ou "considerar como se fosse". Em questão de direito e justiça, é "absolver", "livrar de qualquer acusação" ou "imputação" (de inocência). Referindo a caráter, é "declarar justo como deveria ser"; pronunciar como "correto"; referindo-se a coisas, quer dizer considerar como "apropriado".

Condenar: Katadikasõ, em grego. Significa "emitir uma sentença contrária"; é enunciar sentença de juízo; é a declaração "culpado". O termo é sinônimo de kataginõsko, cujo significado representa ter a prova de culpa; distinguir com clareza incontestável a pessoa culpada da pessoa inocente.

Os frutos revelam a árvore. Jesus, mais que ninguém, podia submeter-se a essa prova, como também podia reprovar os judeus, porque os frutos que produziam revelava a perversidade de seus corações.

Não há condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo.

"Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte" - Romanos 8.1-2.

O capítulo 8 de Romanos começa sem nenhuma condenação e termina sem nenhuma separação entre Deus e aqueles que estão em Cristo. Embora os cristãos lutem contra a vontade da carne e evite praticar o pecado, a ameaça de juízo condenatório foi extinta de uma vez por todas através do sacrifício de Cristo na cruz.

Quando nos aproximamos de Jesus, Deus não somente nos perdoa, como também nos adota. Deus nos adotou. A verdade inalterável é que somos dEle e Ele nos ama, Nada pode nos separar do amor de Deus (versículos 15, 38 e 39).

Através de uma sequência de eventos dramáticos, passamos de órfãos condenados, sem quaisquer perspectivas boas, a filhos adotados e sem motivos de sentir medo. Como isso acontece? Você se aproxima do trono de Deus cheio de erros, mas arrependido de tê-los cometido. Deus não pode ignorar seus pecados. Assim sendo, em uma atitude de assombrar, Ele, na Pessoa de Jesus, colocou-se no lugar de todos os pecadores, sem nunca ter cometido pecados, castigou-se a si mesmo na cruz, realizando o sacrifício perfeito, válido para todo o sempre -  para que a justiça e o amor - que nEle estão - fossem honrados. E assim, hoje você é perdoado.

Você alimenta o pensamento de que se não tivesse cometido aquele pecado Deus o amaria mais do que ama-o agora? Cometeu uma traição decepcionante, uma deslealdade muito feia, fez uma promessa e não cumpriu no tempo determinado? E agora por causa disso acha que Ele não o ama mais ou o ama menos? Pensa que Ele o amaria muito se não tivesse cometido pecado? Acredita que se fosse uma pessoa com melhores atitudes o amor de Deus por você seria mais intenso?

Pare de pensar desse jeito. O amor de Deus não é humano, Ele o vê pecando, reprova a ação de pecado, mas se você se arrepende do que fez, busca a Jesus Cristo e confessa o pecado, não deseja voltar para trás e errar outras vezes, então, recebe a justificação do Senhor para levantar-se, manter a cabeça erguida e seguir adiante em sua vida cristã (Provérbios 28.13; 1 João 1.9).

O justo juiz dará a coroa da justiça a todos que amarem a sua vinda.

"Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercita-te, pessoalmente, na piedade. Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser" - 1 Timóteo 4.8.

a. "A vida que há de ser"

Trata-se da vida eterna, que o crente piedoso receberá como possessão definitiva assim que Jesus Cristo arrebatar a Igreja. Ver: Marcos 10.30.31; Romanos 6; 2 Pedro 1.3.

Enquanto Jesus não vem, o crente que ama a vinda de Jesus vive neste mundo aguardando que Ele volte, procede proativamente, em todas as circunstâncias e sentidos.

b. Comparação, sim. Proibição, não

1 Timóteo 4.7 afirma que o exercício da piedade é melhor do que o exercício físico. É uma frase destacando prioridades e não uma reprovação aos cuidados que devemos ter com o nosso corpo.

Quando o coração do homem está submetido à vontade do Criador, ele é descrito no Novo Testamento como templo do Espírito Santo. 

Cabe ao cristão zelar do santuário que ele próprio é, cuidar muito bem de sua saúde,  manter o corpo ativo, para que possa corresponder à altura do que Deus requer dele neste planeta, objetivando ser servo eficiente nas mãos do Criador que o fez saudável, instrumento habilitado para toda boa obra.

Além de realizar a alimentação regrada, exercitar-se fisicamente, é preciso consultar o médico sempre que necessário, cultivar o bom hábito de estar em contato com a biosfera de maneira adequada, seja por meio de atividades físicas amenas ou esportivas, dentro do dia-a-dia como trabalhador profissional, convivendo com os entes familiares, e/ou relacionando-se na sociedade secular como gente cristã.

As páginas da Bíblia Sagrada apresentam personagens interagindo com a Natureza de múltiplas formas. Eles foram bênçãos em suas gerações e nós, os cristãos, em nossas interatividades, devemos ser também. Agir com consciência ecológica também significa amar a nós mesmos e amar o próximo.

c. O mundo criado por Deus

O elemento humano faz parte do processo vital: nasce, cresce reproduz-se, envelhece, morre. Este processo pode acontecer com mais ou menos qualidade, com maior ou menor número de anos. Em parte, o alcance da longevidade depende do nosso próprio comportamento em relação às coisas criadas, aos seres vivos de todas as espécies, ao conjunto de tudo que existe no ambiente em que estamos inseridos.

O dinamismo eficaz da trajetória de cada ser humano neste mundo reside no fator Interação Inteligente com rios, lagos, florestas e oceanos. Para haver o bom funcionamento do nosso metabolismo, haja mobilidade perfeita da nossa anatomia, é necessário que estejamos em contato interativo de maneira respeitosa com o sistema ecológico.

O que há de mais óbvio e ululante é que vivemos dentro do ecossistema, não mais em seu estado bruto, mas ainda existimos nele. Infelizmente, muitas pessoas negam-se a parar e pensar que a espécie de atitude que tomam em relação ao meio-ambiente afeta diretamente a sua composição química corporal, positiva e negativamente.

Para que o nosso organismo funcione bem, depende dos cuidados acertados em relação aos seus limites. A boa saúde depende da interatividade, do auto-conhecimento e do conhecimento sobre tudo que há ao redor.

Em breve Jesus virá e dará galardão a todos aqueles que foram fiéis.

"E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras" - Apocalipse 22.12.

No idioma original do Novo Testamento, o termo galardão remete à salário, prêmio ou recompensa por serviços prestados, tal qual o pagamento de um soldado. Também equivale ao ato de punir, colocar uma sentença em curso para fazer valer a justiça e defender a honra.

Neste versículo, o termo obra (ergon) não significa um mero trabalho, mas um trabalho difícil de ser desempenhado. O que nos faz lembrar da passagem bíblica em Mateus 7.13-14, a descrição de Jesus Cristo sobre o caminho espaçoso e fácil que leva à perdição e o caminho estreito e difícil cujo destino final é o Céu.

Outras abordagens contendo temática sobre o fim-dos-tempos aqui no Belverede:
EBD Sumário - O final de Todas as Coisas. Esperança e glória para os salvos 
E.A.G.

1ª Escola Bíblica para Obreiros, apostila, Valdir Nunes Bícego, páginas 28, 29 (Assembleia de Deus, setor Lapa, Ministério do Belém).
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, página 1647, edição 2014, impresso na Gráfica da Bíblia (RJ).
Bíblia de Estudo Devocional- Max Lucado, páginas 1410, 1411; edição 2005, Rio de Janeiro (CPAD.
Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico Grego, anexo Dicionário do Novo Testamento, páginas 2150, 2159, 2210, 2255; 2455, edição 2011, Rio de Janeiro (CPAD).
Bíblia de Estudo Explicada S. E. McNair com texto bíblico Almeida Revista e Corrigida 1995, página 1036, 1048, edição 2014, Rio de Janeiro (CPAD). 
Lições Bíblicas/Professor - O Fim de Todas as Coisas - esperança e glória para os salvos, Elinaldo Renovato, 1º trimestre de 2016, páginas 41, Rio de Janeiro (CPAD). 

2 comentários:

José Ribeiro disse...

No céu não acontecerá às bodas do Cordeiro pois a igreja não é a noiva. Enquanto a igreja pensar que é a noiva do Cordeiro, não vai entender a totalidade da doutrina das últimas coisas.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, José Ribeiro.

Agradeço sua visita ao Belverede, a sua leitura e também a manifestação de opinião sobre o assunto.

Deus o abençoe sempre, cada dia mais.

Abraço.

E.A.G.