Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 22 de junho de 2015

6 Diferentes Tipos de Oração




Por: Frederick K.C. Price
Tradução e versão: Carla Ribas

A oração pode tornar-se frustrante se não entendermos a Palavra de Deus e Seus caminhos.

A maioria dos cristãos não estão cientes de que há vários tipos de orações discutidas na Palavra de Deus, e se você usar um tipo quando deveria estar usando outro, ela não será eficaz. 

Você estaria aplicando a ferramenta espiritual errada para suas necessidades ou pedidos. Deus diferencia cada uma das seis formas de oração mencionadas na bíblia que têm funções diferentes, como descrito abaixo.

1. A Oração de Concordância

Em Mateus 18:19, Jesus introduziu a oração de concordância quando Ele disse: "Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu."

Logo de inicio, você pode notar que, para que a oração de concordância seja eficaz, as pessoas envolvidas na oração precisam concordar! Você não pode saber o que outra pessoa quer - no que ela anseia - e Deus não pode responder a sua oração por alguém contra a sua vontade. Para usar a oração de concordância, você deve ter certeza de que a pessoa com quem você está concordando está alinhada com o que você está pedindo.

Se alguém me pede para orar em concordância com ele, eu pergunto: "Pelo que especificamente você quer que eu ore?" É absolutamente necessário certificar-se de que você está em perfeito acordo com o que o seu pedido de oração antes de juntar-se a outro crente na oração de concordância.

2. A Oração da Fé

A oração da fé, também conhecida como oração de petição, é a oração que a maioria das pessoas pensa quando usa o termo "oração". Oração de petição é entre você e Deus. É você pedindo a Deus um resultado determinado.

O versículo chave para a oração da fé é Marcos 11:24, onde Jesus diz: "Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis.”
A regra a considerar aqui é quando você orar, não depois de orar, não quando você sentir alguma coisa, não quando você vir algo. Quando orardes (no momento em que ora) você deve acreditar que recebe o que pediu.

Hebreus 11: 1 diz: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e”a prova das coisas que se não vêem." Sua fé é a substância é algo real, algo tangível. É a prova das coisas que você não pode ver.

Observe que Marcos 11:24 não diz quando você realmente verá o resultado da sua oração. Não fala quanto tempo vai demorar para que o resultado da oração apareça, e é ai que muitos cristãos se complicam.

Deus vive em um eterno agora. Não há passado ou presente para Ele. Mas nós somos seres temporais que vivemos no contexto do tempo.
Quando você ora com fé, Deus imediatamente concede o seu pedido - no reino espiritual. Mas, no mundo natural, devido a uma série de fatores, pode levar algum tempo para a resposta se manifestar.

Deus responde às orações, e Ele vai responder a sua oração específica de acordo com a Sua Palavra, mas é sua fé que traz a resposta do mundo espiritual para o mundo físico. Quantas vezes nas Escrituras que Jesus diz a alguém, "segundo a vossa fé"?
Ele se referiu a fé dos povos constantemente, e apesar de ter sido o Seu poder que os curou, Ele sempre creditou sua fé como sendo o catalisador. De fato, quando Jesus foi à sua cidade natal, somos informados de que Ele "não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles" (Mat. 13:58).

Será que Jesus de repente perde seu poder durante essa visita a Nazaré? Não!
Seu poder nunca mudou. O que mudou? Foi nível de fé do povo misturado com Seu poder
Há uma explicação espiritual simples para isso. Deus não vai fazer algo contra sua vontade. Deus não pode violar o seu livre-arbítrio. Se você não tem fé para fazer algo, Ele não vai arbitrariamente substituir a sua falta de fé.

3. A Oração de Consagração e Dedicação

Em Lucas 22: 41-42, vemos delineada a oração da consagração e dedicação: "E [Jesus]  apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava, Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.”
Ele estava orando, na verdade, "Se há alguma outra maneira de fazer isso, vamos fazê-la." 

Mas a chave para Jesus, e para nós, é: "Todavia não a minha vontade, mas a Tua, seja feita".
Você ora para que a vontade de Deus seja feita quando você não conhece a Sua vontade e nem  um caminho alternativo que aparece é igualmente "correto" ou da "vontade de Deus”. Na ausência de instruções diretas, a oração de consagração e dedicação diz que você permitirá que Deus defina sua direção ou tome as suas decisões.

A oração de consagração e dedicação funciona quando você tem duas (ou mais) alternativas certas à sua frente, e você não está recebendo uma direção clara, nesse momento sobre qual opção Deus quer que você escolha. Quando a direção não é clara, mas qualquer uma das opções parecem ser legítimas, corretas - esse é o momento perfeito para dizer: "Senhor, se for da Tua vontade, eu estou escolhendo a opção A."
Acredite em mim, Ele irá alertá-lo se você estiver tomando a direção errada na estrada.

4. A Oração de Louvor e Adoração

Nesta oração, você não está pedindo que Deus faça algo por você ou para dar-lhe alguma coisa. Você não está mesmo pedindo direção e dedicando sua vida a alguma coisa que Deus o tenha chamado para fazer. Ao invés disso, você só quer louvar o Senhor, para agradecer a Ele por Suas muitas bênçãos e misericórdia. Você quer dizer a ele o quanto você O ama.

Um bom exemplo deste tipo de oração está em Lucas 2:20, que descreve a reação dos pastores que tinham visto o bebê Jesus: "Então voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito.

Em Lucas 18:43, o homem cego curado foi descrito como "glorificando a Deus." O versículo também diz que todo o povo que testemunhou o milagre "deu louvores a Deus." Eles oraram orações de agradecimento.

Veja como Jesus orou em João 11:41: "Pai, graças te dou por me haveres ouvido", referindo-se a sua oração anterior sobre Lázaro. Na oração do Senhor, Jesus disse aos discípulos: "Quando orardes, dizei: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o teu nome" (Lucas 11: 2).
Paulo escreveu aos Filipenses: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.(Filipenses 4:6) Isto quer dizer que, mesmo quando oramos a oração da fé, devemos sempre intercalar adoração e louvor.

5. A Oração de Intercessão

Intercessão significa que você está intercedendo  - agindo em oração - em favor de outra pessoa. A pessoa pode ser incapaz de orar por si própria. Talvez ela esteja nas drogas ou mentalmente confusa por doutrinas demoníacas. Talvez a pessoa esteja tão doente que não seja capaz de reunir a energia para se manter alerta, muito menos para orar.

A intercessão envolve orar pelos outros. Ela pode envolver orar de uma maneira geral por coisas tais como a igreja ou o governo, ou oferecer orações mais específicas com base em seu conhecimento sobre a necessidade de uma pessoa.

Em Efésios 1: 15-18, Paulo escreveu: "Por isso, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus, e o vosso amor para com todos os santos, não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: Para que o Deus de nosso Senhor Jesus
Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos."

Aqui, Paulo deixa claro que ele orou regularmente para a igreja em Éfeso e para que as pessoas de lá recebessem estas bênçãos. Ele não se pôs de acordo com qualquer um, de modo que este parece ser um bom exemplo de oração de intercessão.

Da mesma forma, em sua saudação aos Filipenses, ele escreveu: "Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas" (Filipenses 1: 3-4.). O fato de Paulo dizer que fez pedidos por eles sugere que este também foi um exemplo de oração de intercessão.

6. A Oração de Ligar e Desligar

Esta oração é encontrada em Mateus 18: 18-19. Jesus diz: "Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus."

Existem vários pontos importantes nas declarações de Jesus aqui, sendo o primeiro que temos autoridade aqui nesta terra pela virtude de nossos direitos por meio do pacto que temos através de Jesus. A segunda coisa que notamos é a direção da ação. As coisas não começam no céu e vem para a Terra, ao contrário, a ação começa aqui na Terra. Observe que ele diz: "Tudo o que ligares na terra será ligado no céu, e tudo o que desligares na terra será desligado no céu."

Como todas as coisas no sistema de Deus, este tipo de oração funciona apenas alinhada com a Palavra de Deus e Suas leis. Você não pode vincular as coisas à toa. 

Você pode, no entanto, vincular os espíritos imundos que estão agindo na vida das pessoas ou espíritos angelicais trabalhando em seu favor, por ordem de Deus, nas áreas em que Deus já prometeu-lhe resultados. Quando você ora dessa maneira, Deus afirma que no céu Ele coloca seu selo de aprovação em sua oração. Ligar e desligar tem que estar baseado na autoridade que Deus lhe concedeu na Escritura, não em algum desejo que você tenha.

Deus providenciou cada tipo de oração para uma finalidade específica. Embora você possa usar mais do que um em determinado momento, é importante ser claro sobre qual tipo você está usando e porquê, e estar ciente de suas limitações. Se você seguir os exemplos na Bíblia, certamente os usará corretamente.


Fonte: Charismamag.com
Trechos Biblicos: bíbliaonline.com

2 comentários:

Nal Pontes disse...

Bela e edificante reflexão. A oração é a respiração da alma
já disse alguém. Sem ela o nosso espirito morre, pois é a oração
ela nos leva até Deus. Desejo um dia abençoado.

Neiva Silva disse...

Conhecer os diferentes tipos de oração é muito importante, pois é através dela que nos expressamos diante de Deus.

Paz e graça!