Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Thalles Roberto e a Bíblia de Estudo Apostólica contendo suas fotos e histórias

A polêmica do momento é o lançamento da Sociedade Bíblica do Brasil de uma Bíblia com as primeiras páginas contendo fotos e um resumo da conversão do cantor Thalles Roberto. Após trocar postagens sobre este assunto em um grupo composto por evangélicos no Facebook, pesquisei um pouco e encontrei o que há para ler logo abaixo.

A Sociedade Bíblica do Brasil fez a publicação da “bíblia do Thalles” através do seu projeto Bíblia de Afinidades, que já tem trinta anos em atividade. Segundo a editora “para prestar um serviço às igrejas cristãs. As Bíblias publicadas por meio desse projeto têm texto bíblico em uma das traduções da SBB. Já os artigos, notas e prefácios são de inteira responsabilidade da igreja que adere ao projeto.”

Não tenho o objetivo de defender a publicação e o cantor, e nem atacar quem o ataca. Diferente do que alguns artigos de internet declaram, esta publicação não contém apenas fotos e um depoimento sobre a conversão do cantor. Trata-se de Bíblia de Estudo, cujo nome é Bíblia Apostólica (1). A obra contém 5 mil (2) notas de rodapé elaboradas por uma equipe da Igreja Renascer em Cristo, dicionário bíblico com 500 vocábulos, introduções aos livros das Escrituras, mapas, tabelas (2). O cantor a apelidou de "Bíblia Ide" (3).

Na realidade, esta bíblia não é um lançamento, é um relançamento com nova capa. A primeira publicação saiu sem as fotos e depoimento do cantor, havia no lugar disso um artigo de Estevam Hernandes sobre como entendia a visão apostólica, adotada por ele em sua igreja.

Ao tomar conhecimento destes detalhes, tenho por mim que a iniciativa do cantor é voltada ao público cristão neopentecostal.

Eu não encontrei os pormenores aqui apresentados postados em artigos de blogs e nem em debates nas redes sociais que criticaram a iniciativa do Thalles - não sei por qual motivo afirmam que a publicação contém apenas fotos do cantor e um resumo da sua história, quando na verdade o conteúdo dele parece ser o que há de menor nesta obra, embora apareça nas primeiras páginas.

Algum tempo atrás, observei pela TV uma pregação do Thalles, ele pregou por uns quarenta minutos e ao final convidou pessoas para que entregassem a vida para Cristo e renunciassem ao mundo. Falou do prazer momentâneo das drogas, do sexo, da fama. Cerca de 120 jovens, garotos e garotas na faixa de 15 a 25 anos, se apresentaram para receber oração. Alguns choravam e suas lágrimas molhavam bastante a roupa e o chão. Sei que o dom da palavra, como qualquer outro dom espiritual, não é um selo de aprovação de Deus ao portador do dom. Mas a cena me impressionou muito.

As letras de músicas do Thalles Roberto atingem alcance internacional.  Posso estar errado em pensar que a crítica contra a publicação da SBB, usando o nome dele na capa, não afetará sua carreira musical. Vejo esta situação como positiva para o sucesso de vendagem dessa tal bíblia. Faço essa consideração comparando com outras situações parecidas que vi acontecer no Orkut, no Facebook e parte da blogosfera brasileira. Existem exemplos de situações assim aos montes. Sempre que algo parecido aconteceu o alvo da crítica se beneficiou.

Muitos que dificilmente saberiam que tal obra existe, passam a saber por meio de quem a critica e procurará conhecê-la, porque aquele que faz o comentário quase sempre é alguém que não possui poder de formação de opinião. Talvez o efeito também aconteça ao contrário da intenção daqueles que criticam neste caso abordado. Agora, análises negativas podem estar sendo recebidas como propaganda às avessas, afinal, é quase certo que muita gente passa a saber da existência deste lançamento por meio de opinião de críticos, dificilmente acessariam as peças publicitárias tradicionais.

Enfim, não quero tomar partido do cantor e de ninguém. Mas, sendo bem direto, cada um pode usar o dinheiro que tem, desde que adquirido com honestidade e para aquisição de coisas lícitas, comprando o que quiser. Esta publicação é esquisita? Temos preferências diferentes uns dos outros, Deus nos fez distintos. Eu não compraria essa tal Bíblia, mas há quem queira comprá-la.

E.A.G.

Consultas:
1 - http://www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=101&id=884 
2 - ttp://www.igospel.org.br/br/noticia.php?m=*74FFB723C50B59AD9C27EDB9953C77A3DA3BF412
3 - https://www.youtube.com/watch?v=oV4qOzhnZFA 

4 comentários:

LUCAS ANTÔNIO FERREIRA ALVES disse...

PAZ DO SENHOR COMPANHEIRO. GOSTEI MUITO DE SEU BLOG E PRINCIPALMENTE DESTA MATÉRIA AO QUAL ESTOU COMENTANDO. CONVERSANDO COM UM COLEGA DE CURSO TEOLÓGICO SOBRE ESTA BIBLIA LANÇADA PELO CANTOR, PODEMOS ANALISAR COMO ANDA A COMERCIALIZAÇÃO DA FÉ. HÁ DEZ ANOS ATRAZ NÃO EXISTIA O NUMERO DE BIBLIA QUE TEMOS HOJE. É BIBLIA PRA TODOS OS GOSTOS E OPINIÕES. E PODEMOS ATÉ CONTEMPLARALGUMAS COM GRAVES ERROS TEOLOGICOS. AINDA NÃO TIVE OPORTUNIDADE DE APRECIAR A O CANTOR SITADO, MAS ESPERAMOS QUE NÃO TENHA ADUTERADO AS SAGRADAS ESCRITURAS. ME CHAMO LUCAS ANTÔNIO E AGUARDO SUA VISITA EM MEU BLOG: http://teologandope.blogspot.com

EM CRISTO.
OBS: ESTOU TE SEGUINDO.

Anônimo disse...

A paz irmão Eliseu! Bom, vc sabe que não gosto nem um pouco das extravagâncias do Thalles Roberto, mas confesso que já ouvi o testemunho e uma música interpretada por ele, são as únicas coisas realmente interessantes pra mim em sua trajetória.

Esse negócio de banalização da Bíblia já passou de todos os limites. Hj tem Bíblia pra tudo, menos pra dar lugar único e irrestrito a palavra de Deus. Ao que me parece, para deixar a Bíblia mais ´´interessante`` de ser lida, cria-se novos comentários, notas e até imagens para deixá-la mais agradável. Bíblias de estudo que nos ajudem a meditar e preparar esboços é ótimo, mas a partir do momento que isso vira estratégia de marketing, colocando o nome de ministérios, religiões e pessoas, aí a coisa perde todo sentido, tornando a palavra de Deus algo em segundo plano e dando lugar a pessoa, religião e pq não dizer, doutrinas heréticas que vão contra o que a própria Bíblia diz.
Que Deus abençõe seu blog irmão Eliseu e que abramos bem nossos olhos espirituais para não perder o foco em Cristo e sua real palavra. Paz a todos!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Lucas.

Obrigado por seguir meu blog e por suas palavras amigáveis.

Quando chamamos um exemplar das Escrituras de Bíblia de Estudo, creio que caímos em alguma espécie de redundância. Talvez deveria ser usada outra palavra, porque o propósito das Escrituras, com ou sem a elaboração de notas, sempre será disponibilizar ao leitor o conhecimento.

Veja minha opinião sobre a diversidade de lançamentos deste tipo de produto, acessando este link: http://belverede.blogspot.com.br/2009/05/biblias-de-estudo-qual-e-melhor.html

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Lucilene.

Entendo que o perigo em adquirir uma Bíblia de Estudo acontece quando o leitor possui pouquíssimo conhecimento bíblico e se deixa levar em 100% pela visão do comentarista das notas.

A formação de opinião do cristão deve ser o Texto Bíblico e jamais os comentários sobre ele, seja através das páginas de uma Bíblia de Estudo, livros ou o microfone dos púlpitos. Afinal, o comentário é sempre a interpretação de uma pessoa, a mensagem nem sempre está na pureza do que Deus deseja nos comunicar.

Mas, é claro que existe produto desta natureza recomendável. E se alguém me pedisse sugestão de qual adquirir, minha resposta seria indicar a ela o seu pastor, para que ele apontasse um, pois é a melhor pessoa para fazer isso, afinal, conhece a ovelha que Deus lhe confiou os cuidados.

Abraço, com a paz do Senhor.