Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

As três filosofias na parábola do bom samaritano. Qual é a sua filosofia?

Por Amantino Adorno Vassão

Lá estava o corpo caído na estrada. Estaria morto? Era mais uma vítima dos assaltantes. Fazia tempo que estava ali.

Dois religiosos, um sacerdote e um levita, já haviam passado. De largo, para não se contaminarem. Ou, quem sabe, com receio que os assaltantes ainda estivessem por perto.

Aproximou-se um estrangeiro. Auscultou e sentiu que o homem estava vivo. Ministrou-lhe a medicação de urgência e o levou a um lugar onde pudesse receber tratamento mais adequado. Ali, pagou antecipadamente as despesas, deixando um crédito aberto para aquele desconhecido. E foi embora, sem procurar saber de quem se tratava ou se viria a ser reembolsado.

Três filosofias são patentes na lição da parábola do bom samaritano:

1ª. Tese do comunismo: A filosofia egoísta do assaltante está resumida nestas palavras: "O que é meu, é meu, o que é seu será meu se eu puder tomar de você."

2ª. Tese do capitalismo: A filosofia usada pelos religiosos, se resume nesta frase de indiferença: "O que é eu, é meu; o que é seu, é seu; se você puder defendê-lo."

3º. Tese do cristianismo: A filosofia do samaritano  - que é a de Cristo e dos cristãos autênticos - se resume no amor. É a seguinte: "O que é seu, é seu; e o que é meu, será seu se você precisar dele."

Na estrada da vida os assaltos continuam ocorrendo. Em sempre crescente proporção. O que não parece crescer em proporção igual é o número de bons samaritanos. Pense nisso, peça a Deus para que seja um instrumento nas mãos dEle com vista a propagar o amor ao próximo, pois Jesus endossou  atitude do samaritano ao dizer: "Vai e faze da mesma maneira" (Lucas 10.37).

Compiulação de:
Mensagem da Cruz, nº 117, março-abril de 1998, Amantino Adorno Vassão, página 19.
Igreja Metodista em Mafra - Parábola do Bom Samaritano, Silvana Silveira - http://www.igrejametodistaemmafra.com.br/parabola-do-bom.html
Sepoangol - Parábolas de Jesus - O Bom Samaritno, Eroldines da Silva - http://www.sepoangol.org/parabola-samaritano.html 

Nenhum comentário: