Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 14 de dezembro de 2014

As regras básicas para ser feliz

A filosofia deste mundo ensina três regras para conquistar e manter a felicidade. São conselhos introjetados ao ego: não prometa nada quando estiver feliz; não responda nada quanto estiver irritado; não decida nada quanto estiver triste.

A Bíblia ensina procedimentos mais profundos, que enriquecem o nosso relacionamento interpessoal e nos põe em sintonia com Deus.

É o seguinte:

• é preciso alegrar-se com os que se alegram, cantando louvores (Romanos 12.15; Tiago 5.13);

• Eclesiastes 3.7 declara que existe tempo para falar e calar. Silenciar no momento errado é tão pecado quanto falar em tempo de ficar mudo. O correto é saber aproveitar bem o tempo, vigiando para que em momento de ira não cometa pecado. Conferir Efésios 5.15-16.

Considere que aceitar a situação contínua de humilhação não é sinal que a pessoa humilhada é alguém mansa e humilde de coração, significa outro traço de personalidade, que não vou declarar aqui. Medite sobre isso lendo Provérbios 24.10.

Devemos nos humilhar apenas na presença de Deus em oração (1 Pedro 5.13). Nos momentos de clamor, ore discretamente como Jesus ensinou (Mateus 6.6).

• em momento triste é preciso ter iniciativa para mudar a situação que provocou a tristeza. Jamais se entregue à estagnação ou depressão. É preciso decidir-se por orar (Tiago 5.13). Orar e vigiar. A vigilância do crente deve ser sempre bem armada, com armas espirituais Veja o contexto: Mateus 26.41; Efésios 6.12-18.

Enfim, a síntese da receita para ter felicidade está em Salmos 34.12-16, fórmula lembrada pelo apostolo e indicada aos cristãos: “Porque quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano. Aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal” - 1 Pedro 3.10-12.

E.A.G.

Nenhum comentário: