Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 29 de junho de 2014

Contexto sobre o fruto do Espírito

O fruto do Espírito Santo: "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei" - Gálatas 5.22-23.

Amor

A primeira característica do fruto é suave, doce, agradável e capta toda a essência do cristianismo. Não é uma expressão em palavras, mas em atos.

"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" -  1 Coríntios 13.4-7.

Alegria

A segunda característica é uma consequência da prática da primeira. De fato, onde há amor a alegria segue.

"Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo" - Romanos 15.13.

"Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos" - Filipenses 4.4.

Paz

Depois do amor e da alegria, como um resultado natural, vem a paz. 

"Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens" - Romanos 12.18.

"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus" - Filipenses 4.6-7.

Paciência

O que significa longanimidade? A melhor explicação é a tolerância, não responder à agressão com vingança, não aplicar a lei judaica "olho por olho, dente por dente" (Êxodo 21.24).

"Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também" - Colossenses 3.12-13.

Benignidade

Ser benigno é ser uma pessoa que intervém positivamente, com a esperança de ver o bem triunfar sobre o mal.

 "Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?" -  Romanos 2.4. 

"Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo" - Tito 3.4-5. 

Bondade

O coração convertido a Cristo pulsa bondade, ou seja, assim como é enorme a extensão do céu, é grande sua disposição para acolher sem exceção a todos. Na bondade, há justiça em atividade constante; quem é bom jamais age injustamente, não vive em teoria, mas também na prática.

"Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); aprovando o que é agradável ao Senhor" -. Efésios 5.8-10.

 Fé

A fé verdadeira não é no sentido usual da religiosidade, mas é de primeira grandeza, atinge o campo sobrenatural. O portador desta fé é digno de confiança, quando diz "sim" é sempre "sim", e se diz "não" é sempre "não" (Mateus 5.37). Não misturam o bem com o mal, não se dividem entre luz e trevas e não dizem que o amargo é doce e o doce é amargo (Isaías 5.20).

"O amor (...) tudo crê" - 1 Coríntios 13. 4-7.

"Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida" - 1 Timóteo 1.5.

Mansidão

A mansidão é uma das características mais interessantes do fruto do Espírito, é a gentileza em paralelo com a humildade. Assemelha-se ao oceano calmo: belo, imenso, poderoso. 

"Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria" - Tiago 3.13.

Temperança

Portar o autocontrole é a única maneira do espírito vencer paixões e vícios. Quando o ser humano dá lugar a Jesus em seu coração, conhece a liberdade que Cristo oferece e tem a oportunidade de viver livre da imposição do pecado (João 8.36).

"E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível" - 1 Coríntios 9.25.

"E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo" - 2 Pedro 1.5-8.

Eis as nove características do fruto espiritual. Todo cristão precisa ser fecundo em seu viver diário, se não houver o fruto então não existirá também a vida cristã, apenas haverá a religiosidade humana. Para ser cristão é necessário mudar o coração, abandonar o sistema natural desse mundo, não ter raízes apegadas à terra mas ao céu; manter raízes profundas na Palavra de Deus para dela extrair o poder sobrenatural que capacita a ser árvore celestial, uma vez que das coisas celestiais se alimenta.

E.A.G.

Nenhum comentário: