Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

As qualidades do líder cristão

Por ser uma tarefa tarefa importantíssima e das mais nobres, com múltiplas responsabilidades, o apóstolo Paulo apresentou a Timóteo a lista de qualificações exigidas àqueles que desejam liderar. A lista de requisitos ressaltam o caráter de quem quer exercer ou já exercer o ofício de presbítero, nada tem a ver com posição social ou grau de escolaridade.

"Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? ); Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo "- 1 Timóteo 3.2-7.

Irrepreensível

No idioma grego, o termo "irrepreensível" não se refere a uma pessoa perfeita, vivendo sem pecado, caso fosse isso ninguém estaria qualificado para ser um líder evangélico (Romanos 3.23). A exigência aponta para um estilo de vida que não exista procedimentos que deponham contra seu ministério, que sua vida seja coerente com a declaração de fé em Cristo e em Deus.

"Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem" - 1 Pedro 2.12.

Esposo de uma só mulher

Não basta ao líder fazer batalha pela pureza doutrinária se em sua perde a batalha pela pureza moral. É necessário ao líder encampar as duas batalhas, no discurso e na prática. Quem exerce o ofício de liderança deve ser alguém que deve ser fiel à sua esposa, no caso de ser casado (Mateus 5.27-28).

Atento, sóbrio e honesto

A pessoa em posição de liderança não pode ser uma pessoa desligada da vida de seus liderados, pois o ato de pastorear é um trabalho que demanda cuidar das ovelhas em todos os aspectos, desde o perigo da ronda de predadores ao provimento diário da água e da comida, à tosquia e manutenção do abrigo.

Sobriedade tem a ver com simplicidade, não ser alguém exagerado em nada, moderado ao comer e beber ser alguém que,age com responsabilidade e honestidade em tudo.

Hospitaleiro

No grego o termo hospitaleiro significa "amante dos estrangeiros", o que remete às pessoas distantes e desconhecidas. Em Romanos 12.13; 1 Pedro 4.9;  1 Timóteo 5.10; e Hebreus 13.2 encontramos a exortação referente à hospitalidade. Repare que o substantivo feminino hospitalidade tem ligação com o substantivo masculino hospital. Portanto, o líder precisa estar disposto a tratar  de ovelhas feridas, querer prestar socorro com qualidade aos que estejam necessitando de cuidados especiais.

Receber alguém desconhecido em casa hoje em dia é considerado uma atitude virtuosa, mas na geração da Igreja Primitiva era situação corriqueira, sendo até motivo de vergonha aos cristãos daquela época se um viajante pernoitasse em uma estalagem. Era inconcebível que uma pessoa pudesse ser descrita como honesta se ela não fosse hospitaleira.

Apto ao ensino

É claro que não é imprescindível que o líder seja uma pessoa com diplomas de teologia na parede. Ele precisa ser alguém que tenha conhecimento das principais doutrinas bíblicas e tenha condição pedagógica de transmiti-las bem (1 Timóteo 5.17).

Sem tendências a embriagar-se

Parece uma contradição Paulo aconselhar Timóteo a beber vinho e também afirmar que o bispo está desqualificado das funções de liderança se tomar vinho. O caso em questão é a situação de embriaguez, que leva a usa série de consequências ruins para quem bebe e para quem convive com o bêbado. A pessoa incontinente não tem condições alguma de conduzir o rebanho de Cristo.

De maneira contundente as Escrituras condenam a embriaguez: Gênesis 9.20 -27; 1 Samuel 25.36; 1 Corintios 11.21. E em Levítico 10.9 e Provérbios 31.4-5 está expresso que os líderes estão proibidos ingerirem bebidas fortes.

Não espancador

O cristão deve amar o próximo como a si mesmo, quem parte para a violência está abaixo do nível da civilidade, portanto, fora do perfil de um servo de Deus apto a conduzir suas ovelhas..

Não cobiçoso de torpe ganância, moderado

Repare que o apóstolo tem o cuidado de classificar a ganância, porque nem todas elas são torpes. É justo ao obreiro trabalhar na obra de Deus e esperar receber dela moderadamente o seu salário justo (1 Corintios 9.9-11; 1 Timóteo 5.17-18).

Não contencioso

Não contencioso quer dizer avesso a brigas, significa mais do que não ser uma pessoa violenta, é aquela pessoa que não tem disposição de esmurrar e também não é disposta a travar disputas orais.

O líder deve ser inimigo de contendas, quem sempre dá lugar a argumentação, discussões e brigas não é alguém que preserva o vínculo da paz, portanto é desqualificado para liderar o rebanho de Cristo (Efésios 4.1-3;2 Timóteo 2.23-24).

Não avarento

No grego está escrito "não amante da prata" o termo aparece em 1 Timóteo 3.3. Hebreus 13.5. Uma das características mais marcantes dos falsos obreiros do Senhor é que eles fazem tudo com o objetivo do lucro fácil (1 Timóteo 6.5-9-11).

É lícito ao obreiro receberem honorários, mas jamais serem apegados ao dinheiro, jamais devem trabalhar com única e exclusivamente com o propósito de serem recompensados financeiramente. A apóstolo Pedro trata deste sentimento como "uma sórdida ganância (1 Pedro 5.2).

Que governe bem a sua casa

O termo grego para governar é equivalente aos termos reger, administrar, presidir. Paulo considera que o lar do líder cristão é uma prova incontestável que ele é aprovável para exercer o posto de líder da igreja. E o detalhe maior disso é sua qualidade de pai, os seus filhos lhes são submissos e ele é modesto ao apresentar esta qualidade de controle familiar (1 Timóteo 2.11).

Não neófito

Literalmente, o termo em grego se aplica à agricultura.. Quer dizer "não ser uma planta nova". O indivívio para ser líder não pode ser frágil, deve ser alguém maduro ao ponto de produzir fruto, precisa ser experimentado. No plantio, o brotinho não tem condições de oferecer sombra para as árvores,, consequentemente precisará da sombra de outros, e ser dependente gerará resultados desastrosos para a igreja.

Bom testemunho dos que são de fora

Ao preencher todos os requisitos acima, a consequência natural é que o líder adquira depoimentos favoráveis sobre seu caráter. E caso sofra injustiças, Paulo recomenda que a acusação seja recebida criteriosamente, com a confirmação de duas ou mais testemunhas de boa reputação (1 Timóteo 5.19).

E.A.G.

Um comentário:

Marcos Serafim disse...

Graça e paz!

Deus Continue abençoando-te , excelente artigo!


Em Cristo;

Marcos Serafim