Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O valor dos bons conselhos

A Casa Publicadora das Assembleias de Deus oferece aos alunos de escola dominical, à faixa etária jovens e adultos, a revista Lições Bíblicas, cujo tema a ser explorado por todo quarto trimestre de 2013 aos domingos é Sabedoria de Deus para uma Vida Vitoriosa. A autoria de comentários pertence ao Pr. José Gonçalves, professor de teologia, filosofia, escritor e vice-presidente da Comissão de Apologética da CGADB.

A literatura sapiencial judaica

Desde a mais tenra infância somos orientados a escutar e valorizar bons conselhos. Todas as culturas fazem uso de parábolas, lendas, enigmas e máximas para transmitir valores morais, éticos e espirituais.

Os livros Provérbios de Salomão e Eclesiastes são partes das literaturas de sabedoria dos judeus, preciosidades da sabedoria divina para trazer e manter dignidade ao cotidiano de todos os seres humanos, os ensinamentos de ambos os livros são aplicáveis a todo tipo de pessoa em qualquer lugar. Através da leitura e aplicação de ensinos, conselhos práticos para a vida, o leitor encontra nos livros Provérbios e Eclesiastes métodos para crescer na graça e no conhecimento de Deus, e ser uma pessoa melhor para si mesma e para o próximo.

Provérbios nos ensina a viver de modo sábio.

O termo hebraico para "provérbio" significa "comparação". Os provérbios nascem nos ditos populares. Embora trate de questões corriqueiras da vida, os provérbios bíblicos têm sua origem na sabedoria de Deus e expressam os conselhos divinos para nós.

Embora as Escrituras Sagradas nos informe que Salomão foi o homem mais sábio de seu tempo, ter escrito mais de três mil provérbios e 1.005 cânticos, a autoria do conteúdo do livro de Provérbios não é integralmente sua (1 Reis 4.32; Provérbios 1.1; 10.1; 25.1; 24.23; 30.1; 31.1). Atribuem-se a ele as seções que vão de 1.1-9.18, de 10.1-22.16. O último grupo, de 25.1-22.27, é uma seleção dos escritos dele copiadas pelos escribas do rei Ezequias (25.1).

O conteúdo do livro contém sentenças curtas, apresenta lições em forma de antíteses, comparações, parábolas condensadas e poemas, cujas mensagens são reflexos de verdades que foram aprendidas no dia-a-dia do israelita. Os ensinamentos incluem instruções sobre a insensatez, a riqueza, a pobreza, a língua, a humildade, a justiça, a vingança, a contenda, a gula, a cobiça, a preguiça, a amizade, a família, a vida, a morte, o pecado, o orgulho, o amor.

O objetivo do livro é instruir os leitores a viverem de maneira justa, correta e ética, pretende conduzir as pessoas a transmitirem em seu cotidiano a sabedoria de Deus. Os ditos reunidos no livro formam uma biblioteca de instruções sobre como viver uma vida reverenciando ao Senhor na terra e como estar seguro de uma recompensa no porvir.

Eclesiastes nos mostra o verdadeiro sentido da vida.

O termo hebraico para a palavra traduzida ao português como "eclesiastes", é "aquele que convoca uma assembleia e a ela se dirige", ou "o pregador".

Embora o autor não se identifique, é aceitável considerar que Salomão escreveu o livro Eclesiastes. O capítulo 1 e versículo 1 informa isso, como também o segundo capítulo parece ser uma descrição resumida de seu estilo de vida (2.3-7). Além disso, as tradições judaica e cristã conferem explicitamente autoria a ele. Fragmentos do livro encontrados em Qumram apontam que sua confecção é anterior a 150 a.C., endossando a afirmação de que Salomão o escreveu.

O livro de Eclesiastes contém caráter biográfico, seus capítulos se consistem em extratos aleatórios sobre a vida do autor, que embora fosse sábio viveu um período triste em sua vida, quando afastou-se da vontade de Deus. Como assim? É fato que Deus deu sabedoria a Salomão, mas ele usou seu livre-arbítrio e deixou de usá-la para proveito próprio. Por este motivo, do total de mais de três mil provérbios apenas pouco mais de uma centena deles estão agrupados no cânon bíblico e considerados de inspiração do Espírito Santo. A situação é um grande alerta ao cristão: não despreze a sabedoria que o Senhor deu a você.

O livro é dirigido para pessoa de todas as idades, mais especialmente aos jovens. Informa que o sentido da vida não é encontrado na posse de bens materiais, nos prazeres oferecidos pela sociedade secular, no acúmulo de conhecimentos e nem na conquista da fama.

A mensagem do livro pode ser definida em três proposições:

1 - Ao observar a vida com seus ciclos aleatórios e paradoxos inexplicáveis, pode-se concluir que tudo é fútil, uma vez que é impossível discernir qualquer propósito na ordem dos acontecimentos (1.4-18; 4.1; 7.15; 8.8);
2 - Apesar da incapacidade de decifrar, o ser humano deve desfrutar a vida ao máximo, ciente de que ela é um dom de Deus (3.12-13; 3.22; 5.18-19; 8.15; 9.7-9);
3 - O homem sábio aproveita bem a sua vida, vivendo-a em obediência a Deus, reconhecendo que um dia Deus julgará todos os homens (3.16-17; 12.14).

E.A.G.

Continuação: Advertências contra o adultério

_________

Consultas:
A Bíblia Anotada Expandida; Charles C. Ryrie; edição 2007;  páginas 605 e 638; Sociedade Bíblica do Brasil; Barueri - SP;
Revista Ensinador Cristão;outubro-novembro-dezembro de 2013,;ano 14; nº 56; página 36; Rio de Janeiro, CPAD;
Sábios Conselhos para um Viver Vitorioso; José Gonçalves; 1ª edição 2013; capítulo 1; Rio de janeiro, CPAD.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.